A seguradora Zurich aposta em mostrar como é entusiasmante e gratificante fazer parte da sua equipa. Diversidade e riqueza de áreas, perfis e oportunidades, numa empresa com presença global, são fatores que fazem a diferença.
Texto: Redação «human» Fotos: DR
Na Zurich «o verdadeiro diferencial competitivo está nas pessoas», sendo que a estratégia de employer branding procura proporcionar uma experiência personalizada, que acompanha o colaborador em cada etapa do seu percurso na empresa, com foco no bem-estar, no desenvolvimento contínuo e no propósito». A partilha é de Celina Pereira, People Development Specialist na seguradora no nosso país, que ainda assinala: «Assumimos o compromisso de analisar e melhorar, de forma regular, a proposta de valor para os colaboradores, respondendo a duas perguntas-chave: ‘Por que razão devo juntar-me à Zurich?’ e ‘O que me faz querer continuar a trabalhar na Zurich?’. As respostas estão na nossa cultura de colaboração, nas oportunidades nacionais e internacionais de crescimento e na liderança empática que inspira e capacita os nossos colaboradores. Promovemos um ambiente de trabalho onde a colaboração, a transparência, a inclusão e o reconhecimento são essenciais. Através do feedback constante e de ferramentas de auscultação internas, procuramos criar experiências positivas que se refletem na satisfação de colaboradores, clientes e parceiros. Com presença global e oportunidades de mobilidade interna e de desenvolvimento de carreira, capacitamos os nossos talentos para crescerem connosco ao longo da sua vida.»
Por sua vez, Inês Pereira, também People Development Specialist na Zurich Portugal, refere as principais preocupações que têm ao comunicarem a marca de empregador: «Que remos combater a perceção generalizada de que o sector segurador é pouco apelativo e, por isso, mostrar quão entusiasmante e gratificante é trabalhar na Zurich, pela diversidade e pela riqueza de áreas, perfis e oportunidades que existem dentro de uma seguradora com presença global. A nossa experiência mostra-nos que o sector é um terreno fértil para o desenvolvimento de competências em áreas como inovação, inteligência artificial [IA], sustentabilidade, marketing, recursos humanos, análise de dados ou cibersegurança.»

O compromisso de analisar e melhorar, de forma regular, a proposta de valor para os colaboradores é algo assumido pela Zurich, empresa reconhecida como Top Employer.
Celina Pereira/ Inês Pereira
Pelo segundo ano consecutivo, a Zurich foi reconhecida como Top Employer e alcançou o primeiro lugar no People Engagement Survey 2024, na categoria das grandes empresas. «Estes reconhecimentos», diz Inês Pereira, «refletem o nosso compromisso com as melhores práticas de gestão de pessoas e com a criação de um ambiente de trabalho que valoriza a diversidade e a inclusão. Acreditamos que equipas diversas são mais inovadoras, criativas e comprometidas, por as pessoas se sentirem valorizadas, respeitadas e capazes de falar abertamente.»
A especialista salienta ainda que têm vindo a «construir na Zurich uma experiência de recrutamento cada vez mais alinhada com as expectativas e as motivações das novas gerações». Ou seja: «A nossa abordagem ao recrutamento de jovens talentos é estratégica, humana e adaptada à realidade atual do mercado de trabalho. O Zurich Graduate Program é o nosso programa de estágios e possibilita que os jovens profissionais possam integrar-se em equipas multidisciplinares, adquirir experiência prática e desenvolver competências técnicas e comportamentais, contribuindo com novas ideias, num ambiente que valoriza a aprendizagem constante. Temos aprendido que os jovens valorizam processos de recrutamento rápidos, transparentes e com uma comunicação clara. Por isso, tornámos os processos mais ágeis e informais, sem comprometer o rigor. Durante as entrevistas, fazemos questão de mostrar quem somos: uma equipa acessível, com uma cultura de proximidade, colaboração e boa disposição.»
Inês Pereira fala ainda da implementação do modelo de trabalho híbrido, «que facilita a integração e o bem-estar dos jovens colaboradores». Na Zurich «a flexibilidade é essencial para atrair e reter talento jovem», daí terem criado «condições para que cada pessoa possa equilibrar a vida pessoal e a vida profissional de forma saudável». Em síntese, partilha que «trabalhar na Zurich é pertencer a uma empresa com um propósito, onde cada pessoa pode fazer a diferença e contribuir para um mundo mais resiliente e sustentável».
Já a sua colega, Celina Pereira, explica como «atrair e desenvolver talento é mais do que uma estratégia», assinalando: «É um compromisso com as nossas pessoas. Por isso, apostamos numa proposta de valor robusta, personalizada, inspiradora e em constante evolução e melhoria. Por um lado, temos procurado garantir uma compensação competitiva e oferecer uma política de benefícios transversal e flexível, adaptados às necessidades e circunstâncias familiares de cada colaborador, complementada com programas de bem-estar e felicidade. A LiveWell é a nossa app para colaboradores e clientes que incentiva os utilizadores a monitorizarem as suas atividades – alimentação saudável, passos diários, exercício físico, horas de sono, gestão do stress ou tempo de meditação –, para realizarem mudanças positivas no seu estilo de vida. Por outro lado, queremos continuar a apostar no desenvolvimento e na capacitação das pessoas, através de formação contínua e de programas de desenvolvimento de talento e liderança, incentivando a que desenvolvam as suas competências continuamente. Temos colaboradores certificados em coa ching que acompanham de perto todas as nossas equipas e dão apoio aos líderes na construção de uma cultura mais colaborativa e inovadora.»
Olhar para o futuro
Deixamos ainda os testemunhos de dois colaboradores que entraram como estagiários na Zurich Portugal: Tiago Lopes, Gestor de Projetos Especiais, e Miguel David, Claims Data Scientist.
Miguel David diz que um dos principais fatores que o levaram a escolher a Zurich foi «o posicionamento como uma empresa em crescimento e com uma visão de futuro clara». Ou seja: «A expansão da Zurich em Portugal e o investimento no desenvolvimento de talento jovem mostraram-me que teria acesso a oportunidades reais de aprendizagem e progressão. O Zurich Graduate Program oferece uma experiência formadora desafiante, que permite desenvolver competências em diferentes áreas. Integrar um programa como este, estruturado e com oportunidades de colaboração e crescimento, foi decisivo para iniciar a minha carreira na Zurich.»
Tiago Lopes escolheu a Zurich por «querer começar a carreira numa empresa sólida e com boa reputação». E recorda: Sempre ouvi falar bem do ambiente, das oportunidades de crescimento e do investimento que fazem nas pessoas. Como estava a estudar e a trabalhar ao mesmo tempo, senti que na Zurich iria ter espaço para aprender e evoluir, o que era muito importante para mim. E foi exatamente isso que aconteceu.»
Os dois jovens falam ainda da experiência de integração. Tiago Lopes conta que entrou durante a pandemia de Covid-19 e que por isso começou a trabalhar remotamente, em casa. «No início achei que ia ser complicado, mas correu tudo melhor do que esperava. A equipa foi acolhedora, sempre pronta a ajudar, e senti-me incluído desde o primeiro dia. Mesmo à distância, durante o processo de recrutamento, senti-me apoiado a 100 por cento.» Miguel David, por sua vez, fala de uma «experiência de integração muito acolhedora». Desde o primeiro dia, diz, «senti-me apoiado, com colegas sempre disponíveis para esclarecer dúvidas e partilhar experiências; o ambiente positivo e a proximidade entre as equipas ajudaram-me numa rápida adaptação, fazendo-me sentir que fazia parte de uma empresa dinâmica, focada nos colaboradores e no seu bem-estar».
Miguel David refere ainda: «Na Zurich, o desenvolvimento individual é valorizado, mas sempre integrado num espírito de equipa e de partilha de conhecimento. É uma empresa em que cada colaborador tem espaço para definir os seus objetivos, desenvolver competências e assumir novos desafios, sabendo que o seu percurso é devidamente acompanhado e apoiado. A partilha de experiências e o trabalho colaborativo permitem-nos adaptar rapidamente a novas realidades, aprender com diferentes perspetivas e encontrar soluções inovadoras em conjunto.»
Finalmente, Tiago Lopes partilha que vê o futuro «com confiança». E diz: «Sinto que estou numa empresa onde posso aprender, crescer e preparar-me para os desafios que vão surgindo. A Zurich aposta na inovação e ajuda-nos a desenvolver novas competências, o que me deixa motivado e com confiança para enfrentar o que vier.»
Tiago Lopes/ Miguel David

»» FRASES EM DESTAQUE
A Zurich promove um ambiente de trabalho onde a colaboração, a transparência, a inclusão e o reconhecimento são essenciais.
Aposta-se numa proposta de valor robusta, personalizada, inspiradora e em constante evolução e melhoria.