A Infraestruturas de Portugal (IP) está a contratar operadores de comando ferroviário para os centros de comando e operação (CCO) de Lisboa (em Braço de Prata) e do Porto (em Contumil). No total estão disponíveis 30 vagas para o exercício das funções, que se revestem de grande responsabilidade na gestão, na coordenação e na segurança da circulação do transporte ferroviário de mercadorias e de passageiros.
A IP oferece formação profissional contínua e a integração efetiva na empresa.
Com a realização dos diversos projetos de modernização e expansão da Rede Ferroviária Nacional, vários já ao serviço e outros em desenvolvimento, como é o caso da Linha de Alta Velocidade Porto – Lisboa, a função de operador de comando ferroviário é essencial para garantir a coordenação eficiente da circulação, estando por isso a IP a apostar no reforço e na renovação dos seus quadros especializados.
Mais informação sobre as ofertas disponíveis aqui e aqui.
CCO da circulação ferroviária
A IP dispõe atualmente de três centros de gestão operacional da circulação ferroviária em território nacional – Lisboa, Porto e Setúbal. Funcionando 24 horas nos 365 dias do ano, é nestes centros que se realiza a coordenação e a supervisão de todas as funções e atividades ligadas aos processos operacionais da exploração da Rede Ferroviária Nacional.
Os centros estão dotados dos mais modernos sistemas de apoio à exploração ferroviária, através de tecnologias de videovigilância das linhas, telecomando da catenária e monitorização de infraestruturas, proporcionando informação em tempo real do estado da circulação aos operadores ferroviários e aos passageiros.
O acompanhamento permanente da informação disponível e o grande conhecimento dos técnicos que diariamente trabalham nos centros asseguram a otimização da exploração da rede, melhorando a capacidade disponível e a qualidade do serviço prestado, com padrões elevados de fiabilidade, eficiência, qualidade e segurança ao serviço do transporte de mercadorias e de passageiros.