«Empresas que inspiram – employer branding e atração de talento»

Angelini Pharma: um empregador de referência

Texto: Redação «human» Fotos: DR

As partilhas são de Conceição Martins, Portugal HR & Communication Head da Angelini Pharma, empresa que no nosso país se dedica à comercialização de medicamentos. A responsável diz ainda que uma das ações de maior destaque é a certificação Top Employer, que «reconhece as boas práticas em gestão de pessoas e reforça o compromisso com um ambiente de trabalho de excelência». A certificação «é não só um selo de qualidade, mas também um reflexo do investimento contínuo que fazemos no bem-estar, no desenvolvimento e no envolvimento dos colaboradores», explica, adiantando: «Temos programas internos que promovem o crescimento e a participação ativa dos nossos talentos. O programa Future Leaders é um exemplo disso: visa identificar e preparar os líderes do futuro, através de experiências de desenvolvimento acelerado, mentoring e exposição a projetos estratégicos. Outra iniciativa inovadora é o Shadow Board, um grupo de jovens talentos que colabora diretamente com a liderança da empresa, trazendo novas perspetivas, ideias disruptivas e uma visão mais próxima das novas gerações. Este modelo tem sido fundamental para fomentar uma cultura mais inclusiva, participativa e alinhada com os desafios do futuro.» São alguns exemplos de iniciativas que fazem parte de «uma abordagem integrada que valoriza as pessoas, promove a diversidade e reforça a cultura organizacional», numa empresa onde se acredita que «um forte employer brand começa de dentro para fora».

As preocupações estratégicas e éticas orientam a comunicação da marca de empregador na Angelini Pharma, assinala Conceição Martins, para logo detalhar: «A autenticidade é fundamental. Procuramos garantir que a imagem que projetamos externamente reflete a experiência dos colaboradores. A coerência entre o que comunicamos e o que vivemos internamente é essencial para construir confiança e credibilidade. Outra preocupação é a inclusividade. Queremos que a nossa comunicação represente a diversidade das nossas pessoas e promova uma cultura onde todos se sintam bem-vindos, valorizados e com oportunidades de crescimento. Isso implica um cuidado especial com a linguagem, as imagens e os canais utilizados. Também temos em conta a clareza e a transparência. Procuramos comunicar de forma clara os nossos valores, a nossa proposta de valor para os colaboradores e as oportunidades que oferecemos, sem criar expectativas irreais. Por fim, estamos atentos à evolução das expectativas das novas gerações e ao contexto social e digital em que operamos. Isso exige uma comunicação ágil, relevante e adaptada aos diferentes públicos, mantendo o alinhamento com a cultura organizacional e o propósito.»

A responsável destaca na empresa «a experiência no recrutamento de jovens, extremamente enriquecedora e estratégica». Segundo partilha, «estes talentos trazem consigo uma nova perspetiva sobre os desafios do mercado, uma mentalidade digital nativa e uma forte predisposição para a inovação», e «a sua presença tem impulsionado a criatividade nas equipas, promovendo soluções mais ágeis e adaptadas às exigências atuais». Mais: «A integração de gerações diferentes tem fortalecido a cultura organizacional, criando um ambiente de aprendizagem contínua e de partilha de experiências. Os profissionais mais jovens beneficiam do conhecimento e da experiência dos mais seniores, e estes são inspirados pela energia, pela curiosidade e pelo domínio tecnológico dos mais novos.» Trata-se de «um equilíbrio fundamental para manter a empresa competitiva, dinâmica e preparada para o futuro», diz, sintetizando que «o recrutamento de jovens talentos tem sido não só positivo, mas essencial para a evolução e a sustentabilidade a longo prazo» da Angelini Pharma.

A retenção dos profissionais mais jovens é uma das prioridades, apostando-se em «criar um ambiente de trabalho que vá ao encontro das suas expectativas e dos seus valores». Um dos pilares é a flexibilidade, com modelos de trabalho híbridos, horários ajustáveis e «uma cultura que valoriza a autonomia e o equilíbrio entre vida pessoal e vida profissional», diz Conceição Martins. Mais: «Investimos em oportunidades de desenvolvimento e incentivamos a mobilidade interna e a participação em projetos interdepartamentais que permitem aos colaboradores expandir competências, conhecer diferentes áreas do negócio e contribuir com uma visão mais integrada e estratégica. Esta abordagem estimula o crescimento individual e fortalece a colaboração e a inovação. Ao proporcionar um ambiente dinâmico, inclusivo e orientado para o desenvolvimento, conseguimos manter os nossos talentos motivados, comprometidos e alinhados com os objetivos da empresa», explica.

Na Angelini Pharma, que em Portugal tem sede em Algés e conta com 90 colaboradores (sete com idades até 25 anos), há um trabalho diário que visa «proporcionar as melhores condições às pessoas», acreditando-se que «o verdadeiro sucesso começa dentro de casa», sintetiza Conceição Martins. E conclui: «Apostamos no People Passion como um dos pilares da nossa cultura – é essa paixão que alimenta o envolvimento, a dedicação e o orgulho de pertencer. Quando cuidamos de quem está connosco, criamos as bases para crescer juntos, com propósito e com alma.»

Super-acolhimento

Nuno Major é Regulatory Affairs Specialist na Angelini Pharma. A sua aposta na empresa teve a ver com «a possibilidade de crescimento, o facto de ser inovadora e ter presença a nível global e, acima de tudo, a boa energia transmitida pelas pessoas em todas as fases de recrutamento». Recorda que na altura em que entrou procurava mais do que um emprego – «queria um local onde pudesse ser eu próprio, sentir-me desafiado, motivado e feliz», conta. «Sentir-me feliz com aquilo que faço, onde estou e com quem trabalho é meio caminho andado para que tudo flua naturalmente. Foi o que senti desde o dia um.»

O jovem fala de uma equipa e colegas «super-acolhedores» e destaca o apoio para se adaptar ao ritmo e à cultura da empresa, acrescentando: «O excelente processo de onboarding permitiu-me conhecer melhor a realidade da filial em Portugal e reunir com colegas da casa-mãe. Isso deu-me uma visão mais abrangente da estrutura e do negócio a nível global, além de ter sido um excelente primeiro contacto com os colegas. Destaco ainda que o facto de ter mobilidade reduzida e eventualmente precisar de algumas adaptações nunca foi visto como um obstáculo. Tudo foi tratado com a máxima naturalidade, o que contribuiu para que a experiência de integração reforçasse a minha confiança e o meu sentimento de pertença. Este ambiente acolhedor permitiu-me focar no processo de aprendizagem e partilha de experiência, sem o peso de querer ser o colaborador perfeito logo à partida.»

Em termos de carreira, Nuno Major vê a Angelini Pharma como «uma excelente oportunidade de crescimento profissional, e também de desenvolvimento pessoal e aquisição de novas aptidões». E diz: «Gosto de ver a carreira como uma maratona: com momentos de sprint (num mercado em constante transformação, onde é essencial estar em ambientes que nos desafiem a aprender continuamente, a inovar e a ser ágeis) e também com momentos de resistência (onde a resiliência, o espírito de sacrifício e o amor à camisola são fundamentais para que possa chegar a casa com a sensação de missão cumprida).»

Uma nota ainda para o ambiente que encontrou, que «vai muito além das tarefas do dia-a-dia». O jovem fala de «um espaço onde há lugar para crescer como profissional e como pessoa, onde o esforço é reconhecido e parabenizado, e onde nos sentimos à vontade para sermos quem somos – o que faz toda a diferença». No fundo, destaca, «trabalhar numa empresa que valoriza o talento, mas também a empatia, o humor, a entreajuda e as human skills, faz com que haja uma motivação constante para ir trabalhar todos os dias; e quando damos por nós, já não estamos só a construir uma carreira, estamos a fazer parte de algo maior».

»» FRASES EM DESTAQUE

www.angelinipharma.com

Scroll to Top