Para fazer crescer as micro e as pequenas empresas nacionais

A Ó Capital, holding fundada pela empresária Sara do Ó (na foto), reforçou a sua estrutura acionista com a entrada de Luís Palma da Graça (também na foto). A entrada do gestor como sócio da Ó Capital dá corpo ao objetivo de investir no crescimento de micro e pequenas empresas nacionais, num espaço onde os fundos de capital de risco não investem, dada a dimensão e o estágio de desenvolvimento destas empresas, reforçando a ambição do grupo em afirmar-se como investidor de referência no apoio ao crescimento do tecido empresarial português.

Com mais de três décadas de experiência profissional em cargos executivos e de administração, um sólido percurso em M&A (fusões e aquisições) e ainda várias iniciativas como empreendedor, Luís Palma da Graça é também um dos founding partners da Vallis Capital Partners, sociedade gestora de private equity responsável pelo lançamento de vários fundos de investimento em pequenas e medias empresas (PME) nacionais e com presença também no espaço ibérico.

A Ó Capital, que conta atualmente com 25 empresas participadas incluindo o Grupo Your e a DFK, considera que existe uma oportunidade única de criação de valor no ecossistema e espaço das micro e pequenas empresas, com uma abordagem de 360 graus, profissional e com as melhores práticas de gestão e que a Ó Capital é o lugar certo para materializar esse valor.

A Ó Capital acredita que é possível ter um impacto muito diferenciado no tecido empresarial português, proporcionado o primeiro boost de crescimento para a visão de pequena a média, de média a grande e que é possível trazer uma abordagem profissional e a dimensão que permitam a estas empresas o scale-up (orgânico e/ ou via buy-and-build) e posteriormente poderem vir a estar numa montra pré-fundo, prontas para seguir um novo ciclo de crescimento com um private equity ou um investidor estratégico.

A missão da Ó Capital é clara: transformar microempresas em pequenas, e pequenas em médias, atuando como um player pré-capital de risco, preparando-as para seguir um novo ciclo de crescimento.

Sara do Ó partilha: «A entrada de Luís Palma da Graça na nossa estrutura acionista reforça a capacidade do grupo enquanto investidor e parceiro do crescimento das micro e pequenas empresas nacionais. A sua visão estratégica e a vasta experiência são de grande relevância para esta nova fase de crescimento da atividade da Ó Capital.»

Luís Palma da Graça refere por sua vez: «O ecossistema empresarial português carece de investidores com foco no crescimento estruturado das micro e pequenas empresas nacionais. Este é um espaço difícil, onde é preciso muita resiliência e capacidade de agregar valor, pois a pequena dimensão das empresas e a cultura empresarial pouca aberta à partilha acionista torna o crescimento mais lento e pouco atrativo para os investidores. A Ó Capital distingue-se precisamente por uma visão contrária, olhando para as dificuldades destas micro e pequenas empresas como uma oportunidade, preparando-as para ganharem cada vez mais escala. É um privilégio integrar este projeto e contribuir para a missão da Ó Capital de criar valor neste espaço que representa a esmagadora maioria da nossa economia real.»

A Ó Capital

A Ó Capital é um grupo económico com participações em 25 empresas de diversos sectores em Portugal, incluindo contabilidade e consultoria, saúde, cosmética, restauração e empresas de media. Atua como investidor-parceiro das micro e pequenas empresas, impulsionando o crescimento e a profissionalização destas empresas. Através da reestruturação, da aceleração e da consolidação empresarial, posiciona-se como catalisador de geração de valor económico.

A estrutura acionista da Ó Capital é composta por Sara do Ó, Filipa Xavier de Basto, Pedro Lourenço Marques, Manuel Cota Dias, Hugo Salgueiro e Luís Palma da Graça.

Scroll to Top