A CA Seguros conta com mais de 30 anos de experiência no mercado português de seguros não vida. Fundada em 1994 como Rural Seguros, a empresa adotou a designação atual, CA Seguros, em 2006, consolidando ao longo dos anos uma trajetória marcada pela solidez e pela confiança.
Texto: Redação «human» Fotos: DR
João Pedro Borges, Presidente do Conselho de Administração Executivo (CEO) da CA Seguros, assinala que o sucesso desta trajetória «é comprovado pela confiança de 460 mil clientes e pela gestão de 828 mil apólices em vigor». A empresa conta com mais de 180 colaboradores e integra o Grupo Crédito Agrícola, assegurando presença nacional através das mais de 600 agências das Caixas Agrícolas.
«Sempre valorizámos as pessoas, promovendo bem-estar, saúde e equilíbrio entre a vida profissional e a vida pessoal, com benefícios extensíveis às famílias», refere João Pedro Borges, para logo salientar: «Este compromisso é reconhecido pela certificação Great Place To Work (Trust Index de 92%), pelo 5.º lugar no ranking Best Workplaces 2025 e por sete anos consecutivos entre as Melhores Empresas para Trabalhar.»
João Pedro Borges refere ainda o investimento na inovação, com soluções digitais como a app CA Seguros, a plataforma CA Seguros Online e o WhatsApp, complementando o atendimento próximo das Caixas Agrícolas com conveniência e personalização. E destaca a sustentabilidade, «um pilar essencial, reforçado com ações alinhadas a critérios ESG [environmental, social and governance], com impacto positivo no ambiente e na sociedade».
Todos estes fatores reforçam o orgulho no percurso traçado e em serem «uma escolha de confiança para clientes, colaboradores e parceiros em todo o país», salienta. Na CA Seguros, acredita-se que atrair e reter talento «começa por oferecer um ambiente onde as pessoas se sintam valorizadas e motivadas a desenvolver as suas competências», refere o Presidente do Conselho de Administração Executivo, fazendo notar o investimento em iniciativas que promovem o crescimento profissional e pessoal, reforçando o orgulho de integrar a equipa. Para os quadros superiores, foram implementados programas personalizados de coaching e mentoring, visando o desenvolvimento de competências estratégicas e a consolidação de uma cultura centrada no talento e na liderança. «Estas ações preparam os líderes para os desafios atuais e futuros», realça.
De notar também a aposta na inovação e na automatização de processos para aumentar a eficiência e criar oportunidades internas. «Esta transformação inclui ações de formação, garantindo que os colaboradores estejam preparados para novas funções e possam evoluir na empresa», diz o CEO, fazendo notar que «o sucesso desta abordagem reflete-se nos elevados índices de retenção e envolvimento, alcançados de forma consistente». Aqui, «a estratégia assenta em princípios sólidos que valorizam as pessoas e fortalecem a ligação à missão e aos valores da CA Seguros».
Para João Pedro Borges, «a retenção vai além da permanência, representa um verdadeiro compromisso mútuo, centrado na realização pessoal, no bem-estar e no alinhamento entre as necessidades dos colaboradores e a proposta de valor da instituição».
Valorizando profissionais colaborativos, com iniciativa, vontade de aprender e foco na melhoria contínua, a CA Seguros «procura talento capaz de se adaptar a mudanças e com ambição de crescer de forma sustentável na organização». Segundo João Pedro Borges, privilegiam o recrutamento interno, «criando oportunidades de evolução para os colaboradores, num processo confidencial que respeita as funções atuais». Quando recorrem ao recrutamento externo, garantem uma integração eficaz, com programa de onboarding, acompanhamento por padrinho ou madrinha, visitas às áreas da empresa e acesso digital ao plano de integração. «Acreditamos que a experiência no sector não é essencial. Oferecemos formação interna especializada para uma integração motivadora e preparação para os desafios diários, promovendo sucesso e bem-estar», explica.
«A CA Seguros procura talento capaz de se adaptar a mudanças e com ambição de crescer de forma sustentável na organização», assinala João Pedro Borges, Presidente do Conselho de Administração Executivo.

Adaptação ao mundo atual
A CA Seguros concilia os desafios da gestão de pessoas e das novas tecnologias para impulsionar o desenvolvimento sustentável. A inteligência artificial (IA) «tem sido essencial para automatizar tarefas, apoiar decisões estratégicas e libertar os colaboradores para atividades criativas e especializadas», explica o Presidente do Conselho de Administração Executivo, destacando: «Para nós, a tecnologia complementa o talento humano, sem o substituir.» Mais: «Adaptámos o ambiente de trabalho ao mundo atual com regime híbrido, espaços colaborativos e free sitting, promovendo flexibilidade e interatividade, tudo iniciativas que reforçam o nosso compromisso em valorizar o capital humano e incentivar produtividade e inovação.» Já para os clientes, destaca o investimento em ferramentas digitais, como referido, «simplificando o acesso e garantindo uma experiência eficiente e cómoda». Ou seja, juntam tecnologia e gestão de pessoas para fortalecer relações e oferecer resultados que beneficiem colaboradores e clientes.
Retomando o tema da sustentabilidade, João Pedro Borges refere ainda a integração de critérios ESG nos produtos e nos processos, «gerando impacto positivo na sociedade e no ambiente», sendo que «este compromisso reflete-se nos serviços e na conduta interna». Exemplos são o lançamento de seguros inovadores, como o CA Ciclista e o CA Cães & Gatos, alinhados com estilos de vida atuais, ou a valorização do bem-estar interno, com regime híbrido, apoio à saúde mental e benefícios familiares, criando um ambiente inclusivo.
Em 2024, foi reforçado o compromisso ambiental e social com iniciativas como reflorestação da Serra de Sintra, apoio aos bombeiros, mobilidade sustentável, redução de resíduos, prevenção de incêndios e eficiência energética. No âmbito social, destacam-se parcerias com O Cantinho da Milu e O Dom Maior, promovendo voluntariado e eventos solidários. «Estas ações fortalecem o nosso posicionamento como seguradora inovadora e responsável, com impacto real no ambiente, na sociedade e nos colaboradores, contribuindo para um futuro sustentável», conclui João Pedro Borges.
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»» DESTAQUES
7 É o número de anos consecutivos que a CA Seguros leva entre as Melhores Empresas para Trabalhar.
96,7% Foi o valor da taxa de retenção em dezembro de 2024, quando a empresa tinha 182 colaboradores. João Pedro Borges salienta que se trata de um indicador que reflete o ambiente de trabalho que promovem e a confiança que as pessoas depositam na organização, sendo um motivo de grande orgulho. Assinala ainda: «Este resultado destaca-se num sector dinâmico e desafiador como o segurador, e é monitorizado através de um KPI [key performance indicator] interno, garantindo a fiabilidade dos dados e permitindo-nos ajustar práticas para manter este elevado nível de retenção.»
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»» DISTINÇÕES
– «Best Workplaces Portugal», do Great Place To Work Institute: 5º lugar na categoria de 101 a 200 colaboradores
– «People Engagement Awards», da Cegoc: 2º lugar nas Médias Empresas (de 51 a 250 colaboradores)
– «Melhores Empresas para Trabalhar», da revista «Exame» e do Manpower Group Portugal: integra o ranking
– «Empresa de Excelência para Trabalhar em Portugal», da revista «human»

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»» A EMPRESA
CA Seguros
Sede: Lisboa
Atividade: Seguros Ramo Não Vida
Número de colaboradores: 186 (106 mulheres, 80 homens)
Média de idades: 43 anos
Antiguidade média: 13 anos
Colaboradores em trabalho remoto: regime híbrido
Site: www.creditoagricola.pt/institucional/o-grupo-ca/empresas-participadas/ca-seguros