O Avila Spaces regressa ao Fundão para a segunda Remote Week. Este ano, a iniciativa decorre entre 29 de maio e 1 de junho e vai levar até à região do interior mais uma delegação de 10 clientes do Avila Spaces para participar em ações de networkinge ter contacto com os vários ramos de inovação da Incubadora Urbana Polinucleada de Empresas e Negócios (IUPEN) do Fundão.
A primeira Remote Week aconteceu em maio de 2024, na sequência do acordo assinado entre o Avila Spaces e a Câmara Municipal do Fundão, cujo objetivo é promover e apoiar iniciativas de investimento, de empreendedorismo, de criação de emprego e de inovação, desenvolvidas no âmbito da IUPEN.
Carlos Gonçalves, chief executive oficer (CEO) do Avila Spaces, refere: «A Câmara Municipal do Fundão é uma das autarquias mais dinâmicas do país em políticas de atração de investimento e sinergias internacionais, como forma de combater a desertificação, aumentar a empregabilidade e desenvolver a atividade empresarial na região. Depois do sucesso da primeira edição, tínhamos de voltar para dar continuidade ao trabalho de investimento e parcerias feito em 2024.»
No Fundão, a comitiva do Avila Spaces terá acesso gratuito à rede de espaços de cowork gerida pelo município, nomeadamente A Casa do Guarda, na Serra da Gardunha – durante estes quatro dias, os empreendedores ficam alojados no Natura Glamping. Além da componente empresarial da iniciativa, há uma abordagem social e lúdica para dar a conhecer a região como destino turístico, estando prevista a mostra de produtos regionais, gastronomia e visitas a aldeias históricas.
De realçar que o Município do Fundão tem um dos ecossistemas tecnológicos mais desenvolvidos de todo o interior do país, conseguindo atrair para a região empresas como a IBM, a Capgemini e a Rediness IT.
Segundo Carlos Gonçalves, a segunda edição Remote Week «enquadra-se de forma clara e estratégica tanto na política de responsabilidade social do Avila, quanto nas práticas ESG [], especialmente no pilar social e no pilar de governance». O responsável lembra que, «ao fomentar o contacto entre empresários e uma região menos desenvolvida, o Avila Spaces contribui para a redução de assimetrias territoriais e para o desenvolvimento económico local».
Para marcar o arranque da Remote Week 2025, A Praça (uma incubadora do Fundão) promove um workshop sobre empreendedorismo: «O Futuro é Sustentável. Do ESG ao CraftLab: Criar com Impacto» (dia 30 de maio, às 16 horas). As inscrições podem ser feitas aqui.
O Avila Spaces
O Avila Spaces, que foi considerado o «Melhor Coworking do Mundo» nos Global Startup Awards 2023, é o centro de negócios mais premiado em Portugal, destacando-se em inovação no mercado dos espaços de trabalho flexíveis. Aí, o Coworking e o Business Lounge oferecem um ambiente premium, com tecnologia de ponta, onde as empresas podem crescer de forma sustentada e dinâmica. Em 2022, o Avila Spaces inaugurou o primeiro projeto de coworking inserido nas galerias de um centro comercial: a Avila Work City, no Atrium Saldanha.
Fundado em 2004, o Avila Spaces conta atualmente com mais de 1.000 clientes nacionais e internacionais e é membro e representante em Portugal da maior rede de centros de negócios do mundo, a eOffice International Network. Esta rede tem mais de 300 localizações e é gerida a partir do Reino Unido. O Avila Spaces tem as suas instalações em Lisboa, na Avenida da República e no Centro Comercial Atrium Saldanha. Em 2019 e 2021 foi ainda distinguido com o prémio «Best Coworking Space» nos South Europe Startup Awards (referentes ao sul da Europa), o que reforçou a posição da empresa no sector dos espaços de trabalho flexíveis e partilhados e as suas capacidades de proporcionar uma cultura e um ambiente que estimulam a inovação, além dos seus serviços e recursos disponibilizados a startups tecnológicas em rápido crescimento.