RHmais ajuda a combater a pandemia

Durante o ano de 2020, a RHmais privilegiou o tema da pandemia de Covid-19 na sua atividade formativa, apoiando instituições filiadas na CNIS – Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade, através do processo de preparação e qualificação dos seus colaboradores relativamente à necessidade de prevenir, controlar e combater a infeção pelo coronavírus SARS-CoV-2.

Em maio, a empresa portuguesa de recursos humanos, que tem a sua sede em Lisboa, desenvolveu 17 ações de sensibilização à distância, dedicadas às medidas de prevenção e controlo de transmissão da Covid-19 em jardins de infância, creches e CAO (Centros de Atividades Ocupacionais) e direcionadas para os colaboradores e para as equipas envolvidas no processo de reabertura dessas respostas sociais. Durante este período estiveram envolvidos na formação mais de 3.000 profissionais e dirigentes de instituições particulares de solidariedade social (IPSS).

Numa segunda fase, entre setembro e dezembro de 2020, a RHmais desenvolveu a UFCD 10746 – «Segurança e Saúde no Trabalho – Situações Epidémicas/ Pandémicas», pertencente ao Catálogo Nacional de Qualificações. Neste contexto, foram realizadas 20 ações envolvendo 450 formandos.

Todas as 20 UFCDs foram realizadas remotamente com recurso à plataforma de e-learning da RHmais e a uma plataforma de videoconferência.

Rui Vasco Silva, que lidera a Unidade de Negócio de Formação e Desenvolvimento da RHmais, assinala: «Constituímos uma equipa interdisciplinar de formadores/consultores especializados nas áreas de Segurança e Saúde no Trabalho bem como de saúde pública, atualizada e capacitada nestes domínios temáticos, com certificação pedagógica, e que procuraram configurar a abordagem pedagógica ao contexto específico de cada setor económico e social, constituindo-se como uma mais-valia específica e evidente num cenário de elevada imprevisibilidade.»