Aprender a usar PNL e coaching no dia-a-dia

Como consequência da minha carreia profissional, onde durante mais de 20 anos desempenhei funções em cargos de alta direção, naturalmente especializei a minha atividade de coaching e PNL no mundo empresarial, ajudando líderes em várias funções e vários sectores de atividade.

Texto: Miguel Beirão

 

Temos ao nosso dispor ferramentas que podem elevar a nossa comunicação e a nossa forma de pensar. Podemos decidir com clarividência e rapidez com ações, orientadas para o que realmente queremos que aconteça. É uma atitude de vida, potenciando o desenvolvimento pessoal e profissional, ao nível das lideranças, podendo gerar impactos gigantes nas organizações.

Na última década, como executive e business coach, é frequente solicitarem-me ajuda para dois tópicos fundamentais. O primeiro na definição de objetivos, envolver, mobilizar e alinhar as equipas para que sejam capazes de realizar grandes feitos; e o segundo é a gestão de tempo. É normal estarmos a falar com alguém e ouvir: «Hoje sinto que não fiz nada…»/ «Pareço um bombeiro a apagar fogos…»/ «Não tenho tempo…»/ ou «Se tivesse tempo…»

Na verdade, estes dois temas andam de mão dada; quando pensamos em objetivos, além de outros recursos, temos de disponibilizar tempo para os realizar.

A melhor forma de arranjar mais tempo é criá-lo, e para tal é preciso começar a planear e descobrir onde gastamos este bem precioso. É imperativo ter uma e apenas uma agenda, em papel ou eletrónica. Marque todos, literalmente todos, os compromissos na agenda, as reuniões, as visitas, as chamadas telefónicas, o tempo para o desporto, para a família, acabe com a lista «To Do», aloque as tarefas na agenda.

Sei que não é o seu caso, mas muitas pessoas, quando olham para a agenda repleta de tarefas, sentem-se incapazes, frustradas, cansadas ou sobrecarregadas, têm dificuldade em saber por onde começar e focar na realização das mesmas. Acabam por procrastinar. Usando a programação neurolinguística (PNL), podemos diminuir ou mesmo fazer desaparecer esses estados mentais, ajudando o profissional a entrar em ação.

Experimente algumas técnicas básicas de PNL para controlar essas más sugestões mentais:

  1. Ao levantar e quando se vê ao espelho diga com convicção e alegria: «Hoje vai ser mais um dia fantástico!»
  2. No local de trabalho e antes de começar, use os cinco sentidos e visualize, imagine o seu dia de trabalho, de uma forma positiva, em que sente e se vê com ânimo, confiança, alegria e foco a realizar cada uma das tarefas. Sinta a satisfação de as ver realizadas. (Ao iniciar a tarde, repita.)
  3. No decorrer da tarefa, treine a sua mente a focar no final, ou seja, no momento em que está realizada, e sinta o prazer de a ter concretizado. Foque no prazer máximo.
  4. Se as «más sugestões» pairarem na mente, ande um minuto e diga a si mesmo «Basta!», foque quando concretize, sinta a satisfação.
  5. Análise como gasta o tempo e faça as correções que achar convenientes de acordo com os diversos objetivos e compromissos que assumiu consigo e com os outros. Os processos de melhoria são mesmo assim, amanhã vai ser melhor.

Experimente e sinta o impacto de ter uma mente como um aliado precioso no seu dia-a-dia. Treine e condicione a sua mente todos os dias. Foque no prazer máximo.

 

 

»»» Miguel Beirão, diretor executivo da NewayFocus, é licensed trainer em PNL e design human engineer e persuasion engineer pela Society of Neuro-Linguistic Programming, com Richard Bandler e John La Valle em Orlando (Estados Unidos).