A celebrar 30 anos em Portugal, a Cofidis afirma-se como uma instituição financeira, que coloca as pessoas no centro das suas decisões. Atualmente, com uma equipa de cerca de 740 colaboradores, acompanha mais de um milhão de clientes.
Texto: Redação «human» Fotos: DR
A Cofidis evoluiu de uma proposta pioneira, do crédito à distância por telefone, para um parceiro financeiro completo, com soluções cada vez mais digitais e humanizadas, que acompanham os diferentes momentos da vida dos seus clientes. A juntar ao selo de “Marca de Confiança”, atribuído pelo décimo primeiro ano consecutivo pelas Selecções do Readers Digest, a Cofidis foi recentemente eleita como a “6ª Melhor Empresa para Trabalhar em Portugal”. O reconhecimento vem do prestigiado Great Place To Work Institute, entidade independente que avalia o nível de confiança e a satisfação dos colaboradores com a sua empresa. A Cofidis Portugal destacou-se no segmento de empresas de serviços financeiros e de seguros.
De acordo com Susana Mesquita Medeiros, Head of In ternal Communication & Engagement, «a Cofidis destaca-se pela cultura de proximidade das lideranças e pelo forte envolvimento dos colaboradores na vida da organização». Segundo a responsável, «estes fatores contribuem para elevados níveis de confiança na gestão da Cofidis e num forte sentimento de pertença». A afirmação é validada pelos estudos de clima social externos e pelos pulse-checks internos, realizados periodicamente.
Consciente do papel das lideranças no clima, na cultura e nos resultados da organização, a Cofidis Portugal tem investido no desenvolvimento contínuo dos seus líderes. De acordo com Susana Medeiros «estamos muito focados na capacitação destes perfis, com programas estruturados de formação, encontros de liderança, quick-calls para partilha de boas práticas, toolkits de recursos como o “Espaço Manager” na intranet da empresa e o acompanhamento personalizado pelos HR Business Partners».
A somar ao investimento nas lideranças, «que se traduz no aumento da qualidade das relações humanas, na confiança das equipas e consequentemente nas suas entregas, a Cofidis tem também apostado na comunicação, como driver da cultura de proximidade e do compromisso coletivo», explica Susana Medeiros. A título de exemplo, a mesma refere a abordagem multicanal, destacando as TVs internas na sede da empresa, com comunicação dinâmica, as newsletters especializadas, os momentos de partilha como as “People Talks” dedicadas a temas de gestão de pessoas e os “Catch-up” trimestrais, focados na estratégia e no negócio, todos com um elevado envolvimento dos colaboradores.
Seguindo esta filosofia de envolvimento, Susana Mesquita Medeiros sublinha a aposta da Cofidis nas redes sociais internas, como a COM.UNITY: «Esta rede corporativa, do Grupo Cofidis, a par da informação relevante sobre a vida da empresa, tem o importante propósito de ampliar a voz dos colaboradores, reconhecer as suas conquistas e dar visibilidade aos seus projetos. Acreditamos que é uma forma de trazer para o digital aquilo que nos caracteriza enquanto empresa humana.» A responsável de comunicação interna ilustra a afirmação mencionando as iniciativas e passatempos ligados ao “lado B” dos colaboradores, a promoção das ações da Escola de Artes de Palco da Cofidis, ou a sua banda ‘People2People’.
Susana Mesquita Medeiros assinala que «as equipas têm um papel ativo, contribuindo com perspetivas e participando na construção das decisões, num modelo que torna a comunicação mais próxima e mais transparente».

Um contexto cada vez mais digital
A presença crescente da tecnologia nas interações humanas é tema de reflexão, para a Head of Internal Communication & Engagement da Cofidis Portugal. Susana Mesquita Medeiros partilha que «as tecnologias trazem desafios, em especial manter a coesão e reforçar os laços entre as pessoas, num contexto cada vez mais digital», assinalando: «Sabemos que o trabalho híbrido veio transformar a forma com as organizações se relacionam com os seus colaboradores, mas também impacta a forma como estes se relacionam entre si.» Por estes motivos, além das muitas iniciativas de engagement digital, a Cofidis também promove atividades presenciais, numa estratégia participativa.
A cultura do dia da equipa, os almoços de trabalho nas Natura Towers, as reuniões e as syncs presenciais, as atividades desportivas e de bem-estar, as talks sobre temas de tecnologia, saúde, literacia financeira, entre outros, são exemplos de práticas que motivam os colaboradores a vir às instalações da Cofidis, refere Susana Mesquita Medeiros. A responsável de comunicação interna destaca ainda os momentos de engagement presencial, desenhados para incrementar a vinda das equipas à empresa: «Temos tido muito sucesso com as “Little Experiences” – momentos para surpreender os nossos colaboradores – e com os “Pop-up Moments” que celebram as conquistas coletivas.»
As boas práticas da Cofidis Portugal, na gestão das suas pessoas e do clima social, reconhecidas em primeiro lugar pelos próprios colaboradores, estiveram na base da certificação como uma das melhores empresas para trabalhar. Susana Mesquita Medeiros, a terminar, refere que «ser um Best Workplace significa que temos uma cultura voltada para as pessoas, que nos preocupamos com o seu bem-estar, com a sua evolução profissional, e que o que fazemos enquanto empresa procura sem prevalorizar cada colaborador. Este reconhecimento é o resultado de um trabalho do coletivo, das nossas equipas que no dia-a-dia, no terreno, contribuem para o sucesso da empresa, dos nossos clientes e dos nossos parceiros».
.
»» DESTAQUES
78%
Na certificação «Trust Index», do Great Place To Work (nível de confiança), a empresa chegou a um resultado de 78%.
92%
Na Cofidis Portugal, 92% dos colaboradores valorizam o impacto na comunidade e o papel na promoção da igualdade de oportunidades.
.
»» DISTINÇÕES
– «Best Workplaces Portugal», do Great Place To Work Institute: 6º lugar na categoria de mais de 500 colaboradores
– «Empresa de Excelência para Trabalhar em Portugal», da revista «human»

.
»» A EMPRESA
Cofidis Portugal
Sede: Lisboa
Atividade: Financeira
Número de colaboradores: 744 (60% Mulheres, 40% Homens)
Média de idades: 43 anos
Antiguidade média: 12 anos
Colaboradores em contacto com IA no trabalho: 100%
Site: www.cofidis.pt
