SEAT Ibiza e Arona

Da primeira gota à cor perfeita

Texto: Redação «human» Imagens: DR

Quantas cores existem no mundo? Embora os especialistas estimem que o olho humano consiga percecionar entre sete e 10 milhões de variações, não existe forma de saber o número exato. Devido às combinações da luz e aos seus cumprimentos de onda, em teoria existem possibilidades infinitas. Assim, criar uma nova cor com impacto visual é um desafio, sobretudo quando as telas são o SEAT Ibiza e o SEAT Arona. «Conceber uma nova cor é um processo criativo que envolve centenas de testes até que, gota a gota, chegamos ao tom desejado e dizemos: é claramente esta», explica Carol Gómez, designer de Colour&Trim na SEAT.

A cores vivas

A criação de novas cores também segue tendências. Por isso, os designers da SEAT estão constantemente a par de todas as últimas novidades, mesmo para além do mundo automóvel. «Nesta ocasião, para criar as cores exclusivas do Ibiza e do Arona, inspirámo-nos no mundo virtual, com tonalidades com um toque de artificialidade que vemos nesta realidade paralela», explica a designer. O resultado desta investigação são duas novas cores, Liminal e Oniric, que combinam na perfeição com o espírito jovem e dinâmico do SEAT Ibiza e com o caráter robusto e ágil do SEAT Arona.

Realidades de outros mundos

O termo «liminal» é utilizado para descrever algo que se encontra num estado de transição, como os espaços entre dois locais físicos ou as fases intermédias de um processo mental. «Queríamos criar um vermelho totalmente diferente, e quando lá chegámos e pensámos num nome, este foi o perfeito. A cor tem um aspeto algo artificial, mas ao mesmo tempo é real, é transitória. A realidade virtual também é real. Leva-nos a um mundo de cores totalmente novo», afirma Carol. No caso da Oniric, o objetivo foi criar uma cor muito limpa, cristalina, sem partículas. «Imaginámos um lago calmo, quase de sonho, no mundo virtual… Daí a sua clareza, com tons esverdeados que nos transportam para outras realidades», diz.

Telas em movimento

Uma cor é percecionada de forma completamente diferente quando é aplicada em papel, tecido ou metal. «O mesmo acontece se for aplicada em objetos pequenos ou grandes, ou se for vista sob luz natural ou artificial. Por isso, criar uma cor para um objeto tão grande como um automóvel, que também vai ser visto em movimento, é um grande desafio», afirma a designer.

A Liminal é um exemplo claro disso. «É um vermelho que pode ser percecionado como mais alaranjado ou mais magenta, consoante a forma como a luz incide, já que contém diferentes pigmentos. Assim, o automóvel revela diferentes nuances à medida que nos movemos à sua volta ou mudamos o ângulo de visão», partilha.

Em conjunto com a Hypnotic, estas duas cores são exclusivas dos novos SEAT Ibiza e SEAT Arona. A Oniric já está disponível, e a Liminal estará disponível a partir de março de 2026, pronta para dar mais cor às ruas e às estradas de todo o mundo.

A SEAT

A SEAT é uma das marcas internacionais mais icónicas e reconhecidas de Espanha. Fundada há 75 anos, tem os seus automóveis a fazer parte da vida das pessoas há várias gerações. Com designs apelativos criados em Barcelona, a SEAT é a porta de entrada para novos clientes do Grupo Volkswagen.

A marca SEAT oferece atualmente modelos desde os motores de combustão tradicionais mais eficientes até motorizações mild hybrid e plug-in: o SEAT Ibiza, o modelo jovem da marca; o SEAT Arona, um SUV urbano versátil; o SEAT Leon e o Leon Sportstourer, veículos compactos espaçosos e desportivos; o SEAT Ateca, o SUV com um design moderno e marcante.

A SEAT é distribuída em Portugal pela SIVA|PHS, que também distribui no nosso país as marcas Audi, Škoda, Bentley, Lamborghini, Volkswagen, Volkswagen Veículos Comerciais e CUPRA. Desde 2019, a SIVA|PHS integra o universo da Porsche Holding Salzburg, a maior empresa europeia de distribuição automóvel, subsidiária a 100% do Grupo Volkswagen.

Scroll to Top