The Lisbon MBA Católica|Nova en destaque no ranking do «Financial Times»

O The Lisbon MBA Católica|Nova consolidou a sua posição como referência mundial no ensino executivo em Gestão, ao manter-se como o MBA número um em Portugal e ao alcançar a posição 24 na Europa, integrando, uma vez mais, o Financial Times Global MBA Ranking 2026, distinção que recebe desde 2015.

Num contexto de crescente competitividade entre as escolas de negócios a nível global, este resultado confirma a consistência do posicionamento do The Lisbon MBA Católica|Nova, bem como a solidez da sua proposta de valor académico, internacional e diferenciador.

O The Lisbon MBA Católica|Nova volta a destacar-se pela sua forte dimensão internacional, ao alcançar o quarto lugar a nível mundial no critério «International Course Experience». Este reconhecimento reflete a experiência académica global proporcionada aos alunos, sustentada pela colaboração estratégica de longa data com o MIT Sloan School of Management. A colaboração traduz-se numa imersão académica no ecossistema de inovação e empreendedorismo do MIT Sloan, em Boston (Estados Unidos), considerada uma das componentes mais transformadoras do programa desde o seu lançamento. Para além da vivência no campus de MIT Sloan durante um mês, os participantes têm acesso a docentes de excelência académica mundial em áreas como Empreendedorismo, Inovação Tecnológica, Inteligência Artificial (IA), Data Analytics e Sustentabilidade, o que reflete a permanente atualização do currículo face às grandes transformações económicas e tecnológicas. A orientação internacional do programa do The Lisbon MBA vê-se reforçada pelas parcerias com outros MBAs de topo que permitem alargar a experiência académica internacional em cinco continentes.

No critério «Career Progress Rank», que avalia a evolução profissional dos graduados, o The Lisbon MBA Católica|Nova posiciona-se lugar 34 a nível mundial, e no lugar 12 na Europa, registando a maior subida face ao ano anterior, com um ganho de 38 posições. Este desempenho traduz-se num impacto significativo na progressão de carreira, refletindo-se num salário médio anual bruto de 138.232 dólares e num aumento salarial médio de 77% três anos após a conclusão do MBA, evidenciando o papel do The Lisbon MBA na aceleração do percurso profissional dos seus alumni no mercado global.

Outro dos destaques vai para a diversidade, que continua a afirmar-se como um dos pilares estruturantes e fundamentais do The Lisbon MBA. No critério «Sector Diversity Rank», que avalia a diversidade de backgrounds profissionais, o programa ocupa o lugar 22 no mundo e o lugar 11 na Europa, registando uma subida de 21 posições face ao ano anterior. Este posicionamento reflete o compromisso do programa com uma experiência de aprendizagem plural, internacional e inclusiva, que potencia o pensamento crítico, o debate informado e a aprendizagem experiencial, elementos centrais no desenvolvimento de competências de gestão e liderança.

O The Lisbon MBA Católica|Nova reforçou igualmente o seu posicionamento no que respeita à sustentabilidade, alcançando a posição 17 no mundo e a posição 8 na Europa no critério «Carbon Footprint Rank», que avalia o impacto ambiental associado aos programas de MBA.

Maria José Amich (na foto), diretora executiva do The Lisbon MBA Católica|Nova, refere: «É com grande orgulho que consolidamos a nossa liderança no mercado português, estando entre os melhores MBAs da Europa e do mundo. Esta distinção reforça a nossa responsabilidade de procurar a excelência em todas as dimensões do MBA e de continuar a atrair talento cada vez mais diverso. Atualmente, 80% dos alunos do International Full-time MBA são internacionais, representando 18 nacionalidades, e 53% são mulheres, refletindo a diversidade de percursos académicos e profissionais que caracteriza o programa. A diversidade é uma prioridade estratégica e uma verdadeira vantagem competitiva, que enriquece a qualidade das discussões em sala de aula, promove a inovação na resolução de problemas complexos e contribui para o desenvolvimento de competências de liderança inclusiva, humana e consciente, essenciais para gerar impacto sustentável nas organizações e na sociedade.»

Por sua vez, Filipe Santos, dean da Católica Lisbon School of Business & Economics (Católica-Lisbon), e Pedro Oliveira, dean da Nova School of Business and Economics (Nova SBE), assinam a seguinte declaração conjunta: «A liderança do The Lisbon MBA no ranking Financial Times Global MBA 2026 reflete o impacto de um programa académico rigoroso, com forte vocação internacional, e o sucesso de uma parceria estratégica sólida entre a Católica-Lisbon, a Nova SBE e o MIT Sloan, classificado como o melhor MBA do mundo neste mesmo ranking. Esta colaboração, em vigor há mais de 15 anos, tem sido determinante para atrair talento global para Lisboa e oferecer aos alunos uma experiência de imersão académica diferenciadora, com impacto real na progressão de carreira e na preparação de líderes com visão global, espírito empreendedor e sentido de propósito, capazes de responder aos desafios económicos, sociais e tecnológicos do futuro.»

De assinalar que o ranking do «Financial Times» é a referência das escolas de negócios em todo o mundo. Todos os anos, o Financial Times Global MBA Ranking distingue os 100 melhores MBAs do mundo, segundo vários critérios, como aumentos salariais, progressão na carreira, diversidade e a componente de responsabilidade social dos programas. Os resultados são obtidos por meio de inquéritos com os alumni e de dados recolhidos das escolas de negócios, avaliados pelo jornal. Mais informações sobre o ranking aqui.

O The Lisbon MBA Católica|Nova

O The Lisbon MBA Católica|Nova é uma joint-venture entre a Católica Lisbon e a Nova SBE, em colaboração com a reconhecida escola de negócios MIT Sloan School of Management, dos Estados Unidos. Detém dois programas de MBA: o International MBA, de 12 meses full-time, e o Executive MBA, de 20 meses part-time, ambos com uma imersão no MIT Sloan, em Boston, focada em empreendedorismo e inovação tecnológica do negócio. A proposta de valor do The Lisbon MBA incide no desenvolvimento de competências de gestão e liderança e na sua metodologia de learning by doing. É detentor da «Triple Crown Accreditation» (AACSB, AMBA e EQUIS), pertencendo ao grupo exclusivo de 1% dos programas de MBA no mundo com esta distinção.

Scroll to Top