O L’Oréal Groupe anunciou a nomeação de Ana Jaureguizar como presidente do L’Oréal Groupe Espanha e Portugal, com efeitos a partir de 1 de julho de 2026. Ana Jaureguizar, atual Diretora geral da Divisão de Produtos de Grande Consumo do L’Oréal Groupe para o cluster Espanha-Portugal, sucede a Juan Alonso de Lomas, que decidiu concluir a sua carreira profissional para iniciar projetos pessoais, após uma carreira notável e de sucesso de 28 anos no grupo, os últimos nove à frente das filiais de Espanha e Portugal, deixando um legado de crescimento, transformação e inovação. Esta nomeação reafirma a aposta do L’Oréal Groupe no talento interno e no planeamento estratégico da sucessão das suas lideranças-chave.
Visão estratégica e transformação do negócio
Ana Jaureguizar integrou o L’Oréal Groupe em 2006 como area manager de Travel Retail Europa, após sete anos de experiência em banca de investimento e consultoria estratégica, em Londres e Madrid. Desde então, construiu uma carreira excecional, marcada por uma forte projeção internacional, tendo assumido cargos de direção de relevo em diferentes divisões, onde se destacou pelo impulso ao crescimento, pela liderança de transformações complexas e pela construção de equipas de alto rendimento.
Em 2011, foi promovida a diretora geral de Travel Retail EMEA para marcas como Lancôme e Kiehl’s, antes de assumir, em Espanha, o cargo de diretora geral da Lancôme. Entre 2018 e 2023, enquanto diretora geral da Divisão de Luxo, liderou a integração do cluster Espanha-Portugal, alcançando um crescimento significativo em faturação e quota de mercado, lançando cinco novas marcas, conduzindo vários projetos de transformação e modernizando o modelo Go-To-Market do negócio de retalho.
Desde 2023, dirige a Divisão de Produtos de Grande Consumo em Espanha e Portugal, tendo desempenhado um papel determinante no crescimento num contexto desafiante. A conquista da liderança em cuidados capilares, o lançamento bem-sucedido da marca Mixa e o desenvolvimento do modelo TikTok Shop são exemplos do seu impacto. O seu perfil alia uma forte orientação para resultados a uma mentalidade inovadora, centrada na transformação e modernização das operações e no desenvolvimento do talento.
Juan Alonso de Lomas afirma: «Conheço a Ana há muitos anos. É uma líder nata, com uma forte mentalidade empreendedora e inovadora. A Ana reúne uma combinação única de visão estratégica, proximidade com clientes e parceiros, e uma grande capacidade para criar e desenvolver equipas excecionais. A sua capacidade comprovada para impulsionar e liderar mudanças ambiciosas e complexas, aliada à sua experiência diversificada nas divisões de Luxo e de Grande Consumo, fazem dela a líder ideal para escrever o próximo capítulo de sucesso do L’Oréal Groupe em Espanha e Portugal.»
Por sua vez, Ana Jaureguizar refere: «Assumo este desafio com profunda emoção e um enorme sentido de responsabilidade. Agradeço a confiança depositada em mim e o legado excecional que Juan deixa após quase 30 anos de uma liderança inspiradora. Tenho a sorte de contar com equipas de talento excecional, reconhecidas pelo seu espírito vencedor e agilidade. A minha visão passa por continuar a crescer de forma sustentável sobre estas bases sólidas, para que Espanha e Portugal continuem a ser um motor de crescimento e uma referência em transformação e modernização, fundamentais para o L’Oréal Groupe na Europa, com a inovação e as pessoas sempre como prioridades.»
Um legado de crescimento e liderança internacional
Juan Alonso de Lomas deixa um legado extraordinário após quase três décadas no L’Oréal Groupe e depois de ter liderado o cluster de Espanha e Portugal durante os últimos nove anos. Sob a sua direção, o cluster tornou-se uma referência de elevado desempenho dentro do grupo e um dos principais contribuidores para o crescimento a nível global.
Juan Alonso de Lomas encerra esta etapa deixando uma equipa de direção sólida e uma organização unanimemente reconhecida no grupo pela sua agilidade e competitividade. A sua liderança, marcada por uma visão estratégica e por um forte foco em resultados, foi determinante para transformar a cultura de trabalho e preparar o cluster para os desafios do futuro.
Emmanuel Goulin, presidente do L’Oréal Groupe Europa, partilha: «Quero agradecer sinceramente a Juan Alonso de Lomas as suas importantes contribuições para o L’Oréal Groupe ao longo de quase 30 anos, em especial em Espanha e Portugal, onde deixa uma equipa muito sólida que continuará a impulsionar o nosso sucesso.»
O processo de sucessão decorrerá através de uma transição faseada, que terá início em maio, assumindo Ana Jaureguizar plenamente o cargo a 1 de julho de 2026.
A L’Oréal
Durante 115 anos, a L’Oréal, líder global da indústria da beleza, tem-se dedicado unicamente a uma missão: cumprir as aspirações de beleza das pessoas em todo o mundo. O seu propósito, criar a beleza que faz avançar o mundo, reflete a sua visão da beleza como algo essencial, inclusivo, ético, generoso e comprometido com a sustentabilidade ambiental. Com o seu amplo portfólio de 37 marcas internacionais e compromissos ambiciosos de sustentabilidade no nosso programa L’Oréal para o futuro, oferece a todas as pessoas em todo o mundo o melhor em termos de qualidade, eficácia, segurança, sinceridade e responsabilidade, ao mesmo tempo que celebra a beleza na sua infinita pluralidade.
Com mais de 90.000 colaboradores empenhados, uma presença geográfica equilibrada e vendas em todas as redes de distribuição (comércio eletrónico, mercado de massa, grandes armazéns, farmácias, perfumarias, salões de cabeleireiro, lojas de marca e lojas de viagem), em 2024 o grupo gerou vendas no valor de 43,48 mil milhões de euros. Com 21 centros de investigação em 13 países em todo o mundo e uma equipa dedicada de investigação e inovação com mais de 4.000 cientistas e 8.000 talentos digitais, o Grupo L’Oréal está focado em inventar o futuro da beleza e tornar-se uma potência em Beauty Tech.
Em 2025, o L’Oréal Groupe foi nomeado a empresa mais inovadora da Europa pela revista «Fortune», entre 300 empresas, num ranking que abrange 21 países e 16 setores na Europa.
