A importância da SST e da gestão de pessoas na era da IA

Texto: Henriqueta Dias Foto: DR

O tema não só atual como também é estratégico. A SST e a gestão de pessoas constituem elementos essenciais quando se pretende atrair e reter talentos, melhorar a produtividade e a eficiência, aumentar a competitividade e a sustentabilidade das empresas e promover a prevenção de riscos profissionais e o bem-estar.

A SST é essencial na gestão organizacional. Através da sua aplicação, incutem-se práticas e medidas cujo objetivo é a prevenção de acidentes de trabalho e doenças profissionais, nas quais as pessoas devem participar ativamente, constituindo o centro de todas as ações a ser implementadas. As pessoas assumem, assim, o papel principal na perceção do risco e no compromisso com uma cultura preventiva.

Os mercados atuais exigem das empresas a adoção de abordagens proativas e de melhoria contínua, privilegiando modelos de resposta que antecipem incidentes e apliquem medidas que mitiguem os riscos, ao contrário dos modelos reativos, que vão ficando obsoletos. A evolução tecnológica tem aqui um papel fundamental, uma vez que promove o tratamento de dados com maior detalhe e precisão, o que permite aumentar significativamente a proteção dos trabalhadores, bem como melhorar processos e eficiência operacional.

No entanto, a tecnologia, embora seja uma ferramenta de apoio valiosa, fornece os dados e emite os alertas, mas são as pessoas que efetuam a sua interpretação, realizam a análise e adotam as medidas necessárias. São os comportamentos humanos, o envolvimento dos trabalhadores e da sua liderança eficaz, que permitem consolidar a verdadeira cultura de segurança, elemento basilar em SST.

A interligação entre sistemas inteligentes e o comportamento humano potencia a SST nas empresas, tornando os modelos de prevenção mais eficazes e permitindo alcançar melhores resultados. Podemos, por isso, afirmar que potenciamos os resultados da SST nas organizações quando integramos a tecnologia de forma equilibrada com a valorização do capital humano. Essa integração constitui uma forte aliada no aumento da competitividade, da produtividade e da sustentabilidade.

Por outro lado, essa evolução tecnológica traz-nos novos desafios e requer atenção para outro tipo de riscos que ela própria potencia. O aumento da utilização de equipamentos digitais e as novas modalidades de trabalho, como o crescente trabalho remoto, levam à necessidade de implementar melhorias na gestão de pessoas e na adaptação da SST, priorizando não só a segurança e a saúde físicas, mas também a saúde mental.

Desta forma, mais do que cumprir um requisito legal, a SST representa um compromisso ético e estratégico com o bem-estar e a produtividade do que é mais precioso nas organizações: o ativo humano.

Em jeito de resumo, a integração entre SST, tecnologia e gestão de pessoas garante não apenas ambientes de trabalho mais seguros e eficientes, como também empresas mais humanas, inovadoras e preparadas para os desafios do futuro. A SST e a gestão de pessoas permanecem, assim, não apenas atuais, mas indispensáveis para o equilíbrio entre o progresso tecnológico e o bem-estar humano, consolidando-se como pilares do sucesso e da sustentabilidade empresarial.



Henriqueta Dias, Diretora do Departamento Técnico da Centralmed (na foto)


A Centralmed é desde 1997 uma referência em segurança e saúde no trabalho (SST), segurança alimentar e formação profissional, visando a prevenção dos riscos profissionais e alimentares e promovendo a saúde dos trabalhadores e consumidores. É uma empresa autorizada pelo despacho conjunto da Direção Geral da Saúde (DGS) e da Autoridade para as Condições Gerais do Trabalho (ACT), de 27 de agosto de 2009, para a prestação de serviços externos de SST. Toda a sua formação profissional é certificada pela Direção-Geral do Emprego e das Relações de Trabalho (DGERT).

Scroll to Top