A Norauto é líder europeia em soluções de mobilidade automóvel, combinando oficinas especializadas e centros auto com uma forte aposta na inovação, na sustentabilidade e no serviço ao cliente. Em Portugal, atua através de uma rede de centros que oferecem manutenção, reparação, montagem e uma ampla gama de produtos e serviços para garantir a segurança e o bem-estar na estrada.
Texto: Redação «human» Fotos: DeF
São 670 os colaboradores da Norauto Portugal, distribuídos entre os 30 centros no país e na sede, em Carnaxide (60 pessoas). A nível internacional a empresa integra o grupo Mobivia, atualmente com cerca de 23 mil colaboradores. Fernanda Correia, Leader RH no nosso país, assinala que trabalham «diariamente para tornar a mobilidade mais segura, acessível e responsável».
Antes de destacar algumas práticas de recursos humanos (RH) da empresa, a responsável faz notar que por estes tempos o mercado de trabalho se transforma a grande velocidade, mas «a Norauto insiste em manter as pessoas no centro das decisões». Mais: «Dizemos orgulhosamente que na Norauto a cultura move-se ao ritmo das pessoas. Criamos condições sólidas para que cada colaborador tenha espaço para crescer, contribuir e sentir que a sua voz conta. A proximidade e o desenvolvimento contínuo tornaram-se, ao longo dos anos, dois pilares que definem a nossa identidade e moldam a forma como cuidamos das equipas.»
Entre as várias iniciativas internas relacionadas com as pessoas, Fernanda Correia destaca duas, que têm marcado a cultura da empresa: a melhoria contínua do pacote salarial e a aposta firme numa cultura Safety First e de bem-estar. «São eixos que caminham lado a lado, respondendo às necessidades reais das nossas pessoas, e não apenas às tendências do mercado», refere, para logo acrescentar: «No campo da valorização salarial, reforçámos recentemente o nosso compromisso enquanto empresa responsável. Em janeiro de 2025, antecipámos em dois anos o valor do salário mínimo nacional para funções operacionais e nas áreas onde a atração de talento é mais desafiante. Foi uma decisão consciente, garantindo aos nossos colaboradores condições de vida dignas e fortalecendo, assim, o vínculo de confiança e pertença à marca.»
A segunda prática, focada na segurança e no bem-estar, «vai muito além do cumprimento de normas», faz notar, e detalha: «É um trabalho diário, vivido no terreno, feito de sensibilização, formação e exemplo. Investimos de forma consistente na cultura Safety First e de bem-estar, através de um programa que abarca principalmente a área da saúde mental, mas também o apoio ao colaborador numa vertente financeira, legal ou mesmo social. Pretendemos que esta cultura seja vivenciada por todos e que garanta a resposta às várias necessidades e aos vários momentos da vida do colaborador.» O impacto tem sido visível, diz Fernanda Correia, falando de «uma maior consciência preventiva, redução de incidentes e equipas que se sentem cuidadas e respeitadas».
«Insistimos em manter as pessoas no centro das decisões, e dizemos orgulhosamente que na Norauto a cultura move-se ao ritmo das pessoas», partilha Fernanda Correia.

Ao nível destas e de outras práticas de RH, as contribuições das equipas têm levado a melhorias muito concretas na Norauto, desde modernização e maior conforto das instalações sociais ao reforço do seguro de saúde, a rituais coletivos, assim como a temas relacionados como remunerações ou gestão de horários. «Têm-nos levado a atuar e a aperfeiçoar continuamente estes eixos», salienta a responsável, enfatizando que «ouvir as pessoas é um princípio que faz parte da forma de estar da empresa». Mais: «O feedback chega-nos por vias diversas – desde as avaliações de performance semestrais às conversas de proximidade, às reuniões de equipa e, claro, ao E-NPS, aplicado duas vezes por ano.» Os resultados deste questionário transformam-se na Norauto em planos de ação construídos em conjunto por líderes e equipas. «Mais do que receber opiniões, interessa criar um clima onde as pessoas sintam liberdade para se expressar e, sobretudo, onde sintam que as suas ideias são tidas em consideração», salienta Fernanda Correia.
Construir equipas fortes
A saúde mental é um pilar essencial da estratégia de pessoas na Norauto e integra de forma estruturada o programa WellDrive, que reúne iniciativas de bem-estar físico, emocional, social e financeiro. «Apostamos em ações contínuas de sensibilização, formação, comunicação interna e acesso a recursos que promovem equilíbrio, prevenção e literacia em saúde mental», partilha a responsável, referindo ainda a prioridade que dão a «ambientes de trabalho inclusivos, empáticos e seguros, onde cada colaborador se sinta ouvido e apoiado».
Estas e outras opções mostram como a proposta de valor para as pessoas tem registado uma evolução muito expressiva na empresa. «Tem vindo a consolidar-se, com benefícios mais completos, programas de desenvolvimento contínuo, oportunidades de progressão e práticas que reforçam a sustentabilidade, o equilíbrio e o sentido de pertença», assinala Fernanda Correia. O programa WellDrive, a modernização do onboarding, o investimento em modelos de desenvolvimento de competências, através de modelos como formação técnica e comportamental, da Academia Norauto, de coaching ou mentoring, a aposta na capacitação para novas mobilidades, são alguns exemplos concretos desta evolução. «Queremos ser uma empresa onde as pessoas crescem, onde se desenvolvem e onde têm impacto real», diz ainda.
E a terminar reforça uma ideia, a de que na Norauto se cultiva «uma cultura de melhoria, proximidade e colaboração». Ou seja: «Acreditamos que cuidar das pessoas todos os dias, ouvindo-as e envolvendo-as nas soluções, é a base para construir equipas fortes e ambientes de trabalho saudáveis. Trabalhamos de forma consistente para oferecer condições que permitam às nossas pessoas crescer, desenvolver-se e ter impacto – no cliente, na equipa e no planeta. Este compromisso diário com o bem-estar, a sustentabilidade e o desenvolvimento das pessoas é, para nós, absolutamente central.» Além disso, a empresa tem procurado o equilíbrio entre o core do negócio e a inovação. «Mantém o que faz sentido, reformula o que é necessário para antecipar o futuro e abre espaço para que as pessoas contribuam com voz ativa. Numa época de mudanças rápidas, este compromisso com a escuta, o desenvolvimento e o cuidado continua a ser o melhor motor do caminho», sintetiza a responsável.
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EM FOCO
Impacto da IA
Na Norauto, os avanços da IA têm tido reflexos na estratégia de pessoas. Fernanda Correia salienta, por exemplo, que «ao nível da comunicação interna a IA tem-se revelado um forte aliado, com vantagens em termos de atratividade», e explica: «Sem substituir o fator humano, estas ferramentas tornam o departamento mais ágil, aumentam a precisão das nossas ações e libertam tempo para aquilo que mais importa: a proximidade às equipas e o desenvolvimento das pessoas.»
Outros campos em que se nota efeitos substanciais da IA são o recrutamento e a análise de dados: «A IA ajuda-nos a tornar a triagem de candidaturas mais rápida e precisa, na identificação de perfis mais alinhados com as necessidades dos centros, assim como na antecipação de tendências, como movimentos de rotatividade», partilha ainda a responsável. E volta a referir a comunicação interna, fazendo notar que aí a IA se tornou uma aliada poderosa: «Ajuda a criar conteúdos mais ágeis e apelativos. Mantemos sempre o fator humano no centro das nossas ações, mas estas ferramentas permitem uma maior agilidade, mais informação e, muito importante, um ganho de tempo que nos permite atuar de forma mais próxima das nossas pessoas.»
