Na Milestone, a estratégia de gestão de pessoas está ligada ao princípio «People Centric», assinala a People Director, referindo que se traduz «na aposta pela excelência da experiência do colaborador em todos os ‘touchpoints’ com a empresa».
Texto: Redação «human» Fotos: DR
Empresa de consultoria de gestão, a Milestone dedica-se a ajudar organizações a alcançar objetivos estratégicos através de soluções inovadoras e personalizadas. Liliana Silva, People Director da empresa, explica que a atividade abrange uma ampla gama de serviços, incluindo consultoria, transformação digital, gestão de projetos e consultoria tecnológica em parceria com a SAP, a Cisco, a Microsoft e a Autodesk. Tudo assente numa equipa de especialistas altamente qualifica dos, sendo o compromisso o de «fornecer resultados tangíveis e sustentáveis para os clientes».
São mais de duas centenas os colaboradores, centrados maioritariamente em Portugal (a sede é em Alfragide), mas com projetos em toda a Europa. A estratégia de gestão de pessoas está ligada ao princípio «People Centric», assinala a responsável, referindo que se traduz «na aposta pela excelência da experiência do colaborador em todos os touchpoints com a empresa». A estratégia concretiza-se em três eixos:
– Bem-estar e Felicidade Organizacional – O Departamento de Felicidade Corporativa assegura a integração do bem-estar, nas suas vertentes psicológica, emocional, social e financeira, na estratégia central.
– Desenvolvimento Contínuo e a Adaptação – Num sector de tecnologia em constante e rápida mudança, o upskilling e o reskilling das equipas são essenciais. É um desenvolvimento abrangente, incidindo tanto em competências técnicas como em competências comportamentais. Adicionalmente, há um investimento no desenvolvimento das lideranças, reconhecendo que o seu papel é crucial para modelar a adaptação e garantir o bem-estar e a segurança psicológica das equipas.
– Cultura de Flexibilidade com Proximidade – A empresa mantém um modelo de trabalho híbrido e flexível que respeita a autonomia das suas pessoas – o lema é «máxima liberdade, máxima responsabilidade», sem descurar a cultura de proximidade, crucial para a atração e a retenção de talento.
Liliana Silva destaca algumas práticas integradas na Política de Bem-estar, que materializam um compro misso estratégico da Milestone:
– Mental/ Emocional – com apoio psicológico e coaching (gratuito e confidencial), bem como mindfulness, mentoria em gestão de tempo consciente e workshops de gestão de stress.
– Físico – com o acesso a massagens, uma app de nutrição e o Grupo Desportivo Milestone, que promove diversas iniciativas.
– Financeiro e Social – com workshops de literacia financeira e a dinamização de eventos corporativos. Esta abordagem, partilha a responsável, «tem permitido reforçar o compromisso afetivo dos colaboradores e alcançar níveis elevados nos índices de bem-estar e felicidade, e a distinção no estudo Happiness Works 2025, com o primeiro lugar entre as médias empresas, como a empresa mais feliz, é o reconhecimento do investimento nesta área e no impacto real obtido».
Na Milestone, a auscultação dos colaboradores «está intrinsecamente ligada ao processo de inovação e de melhoria contínua», refere Liliana Silva.

A cultura de feedback faz com que na Milestone a voz dos colaboradores seja considerada essencial para a melhoria contínua das práticas de recursos humanos. «Há uma abordagem de escuta contínua, ou seja, um processo estruturado e com diferentes canais, garantindo que as pessoas são escutadas em todas as fases do seu percurso», conta Liliana Silva, para logo adiantar: «Realizamos uma avaliação estruturada, que inclui questionários internos de satis fação, complementados por questionários externos. Garantimos a escuta em todos os touchpoints do ciclo de vida do colaborador. Aqui incluem-se questionários aos candidatos (para medir a experiência de recrutamento), questionário de onboarding (de forma a garantir uma ótima experiência de integração) e questionário de offboarding (para recolher feed back e insights na saída). Reforçamos a nossa cultura de apoio através de dois programas de buddy estratégicos: o HR Buddy (uma pessoa da equipa de People que acompanha a integração de novos colaboradores) e o Team Buddy (um colega da equipa, facilitador do processo de escuta e de integração).»
A auscultação dos colaboradores «está intrinsecamente ligada ao processo de inovação e de melhoria contínua, garantindo que a voz de cada colaborador se traduz em práticas implementadas e na otimização constante das políticas da empresa», refere ainda a responsável. E o exemplo mais significativo da influência do feedback nessas políticas diz respeito ao Modelo de Trabalho Híbrido. Liliana Silva recorda: «Auscultámos as nossas pessoas através de um questionário interno e estruturado sobre as suas preferências de regime de trabalho. Compreendendo que a maioria optava por um modelo híbrido, alinhámos o nosso modelo de trabalho em função desta escuta. Transformámos o feedback recolhido numa política que hoje é um elemento central na nossa atratividade e na retenção, garantindo que a nossa cultura de autonomia é validada pelas necessidades reais das equipas.»
Olhar para o futuro
Na Milestone, os avanços da inteligência artificial (IA) são «um catalisador da transformação da estratégia de recursos humanos, sendo imperativo garantir a requalificação e a adaptação contínua do talento», faz notar Liliana Silva. «O foco estratégico está em preparar os colaboradores para o futuro do trabalho. Encaramos a IA como uma ferramenta que exige o upskilling e o reskilling em toda a organização. Investimos em formação e workshops para garantir a literacia em IA de todas as equipas, dando as ferramentas necessárias para que os nossos profissionais possam integrar a IA nos seus processos de trabalho e aumentar a sua eficiência.»
Segundo a responsável, a IA exige um desenvolvimento que vai além das competências técnicas, pelo que a Milestone vem reforçando o investimento em competências comportamentais como a resolução de problemas complexos, a criatividade e o pensamento crítico – competências que se tornam ainda mais valiosas num contexto onde a IA automatiza tarefas de rotina. Em suma: «A IA valida o nosso eixo estratégico de Desenvolvimento Contínuo, tornando-o mais urgente e mais focado. Acreditamos no investimento proativo no desenvolvimento do nosso talento como forma de garantir a nossa relevância competitiva.»
Destaque ainda para a proposta de valor para as pessoas (EVP), que tem registado evoluções significativas e proativas nos últimos anos. Contudo, explica a People Director da Milestone, importa sublinhar que esta EVP assenta em princípios fundamentais que permanecem: «o compromisso de garantirmos o bem-estar e de promovermos um ambiente de trabalho positivo, em que cada um se sente respeitado, escutado e motivado». E «é sobre esta base sólida que a Milestone encara a sua EVP com uma estrutura dinâmica que adapta continuamente para responder às novas exigências e prioridades do talento», numa adaptação que tem estado assente em três vertentes principais: flexibilidade, bem-estar e desenvolvi mento de competências.
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EM FOCO
Um investimento fundamental
Na Milestone, o tema da saúde mental é tratado como uma prioridade estratégica, estando integrado na Política de Bem-estar e alinhado com a estratégia de gestão de pessoas. A abordagem é feita de forma estrutural, proativa e holística, diz Liliana Silva, destacando: «Olhamos para a saúde mental não apenas como a ausência de doença, mas sim como a dimensão crucial do bem-estar mental/ emocional, essencial para o compromisso e para a performance das nossas pessoas. A nossa intervenção faz-se em dois âmbitos – individual e organizacional. Num nível individual, garantimos o suporte profissional e confidencial através de um programa de apoio psicológico e de coaching e agimos na prevenção através de programas de literacia emocional e mindfulness. A um nível organizacional, focamo-nos no diagnóstico e na criação de um ambiente promotor de saúde mental. Para isso, realizamos a avaliação contínua de riscos psicossociais para identificar e implementar estratégias de mitigação.»
As ações neste âmbito incluem o desenvolvimento das lideranças para fomentar a segurança psicológica, o modelo de trabalho híbrido e a flexibilidade (que asseguram a autonomia e o direito à desconexão), e a forma transparente como se comunica (eliminando a incerteza e promovendo a confiança).
Liliana Silva acrescenta ainda que «o tema é gerido de maneira integrada e contínua, sendo este investimento fundamental para a sustentabilidade do valor do colaborador e para o sucesso a longo prazo da organização».
