Entramos em 2026 num cenário laboral marcado por mudanças profundas: digitalização acelerada, inteligência artificial (IA) e modelos híbridos redefinem a forma como trabalhamos. A pressão pela produtividade e pela atração e fidelização de talento é maior do que nunca, num mercado onde as competências digitais e a experiência do colaborador são fatores críticos. Paralelamente, cresce a exigência por empresas mais humanas, que promovam bem-estar, equilíbrio e responsabilidade social.
Texto: Rosa Martins Imagens: DR
É neste contexto que os benefícios extrassalariais deixam de ser um «extra» e passam a ocupar o centro da estratégia de recursos humanos (RH), permitindo às empresas endereçar os principais desafios da gestão de talento e, graças às vantagens fiscais associadas aos benefícios sociais, ainda obter poupanças financeiras.
Quais são os benefícios que vão marcar 2026?
Com os preços da alimentação a subir 34% desde 2020 e 9,2% dos trabalhadores em situação de pobreza (dados Eurostat), garantir um subsídio de refeição adequado é essencial para assegurar trabalho digno e produtividade. Aliás, de acordo com o Barómetro FOOD 2025, 63% dos portugueses afirmam que é muito importante para si que a sua empresa promova ativamente uma alimentação mais saudável e sustentável dos colaboradores. O cartão de refeição continua a ser a solução mais eficaz, garantindo uma verba exclusiva para este fim. Aliás, 60% dos colaboradores reconhecem que o cartão de refeição melhora o orçamento disponível para alimentação e 75% afirmam que se o valor de cartão duplicasse, passariam a comer melhor.
Perante a crescente preocupação com a saúde e o bem-estar integral, a atribuição de uma verba para despesas neste capítulo (com garantias de flexibilidade e privacidade na utilização) é cada vez mais valorizada pelos colaboradores.
Do mesmo modo, benefícios de apoio à família – que ajudem a suportar despesas com creches, educação e até cuidados sénior – ganham relevância, reforçando o papel social das empresas e a inclusão.
Outro aspeto cada vez mais crítico é o apoio à formação dos colaboradores. Num mundo em constante transformação, investir em aprendizagem é investir em competitividade. Além disso, segundo o Linkedin Workplace Learning Report 2025, 79% dos colaboradores consideram oportunidades de formação um fator-chave para satisfação e retenção. Assim, apoios para cursos, formações e desenvolvimento digital são hoje indispensáveis.
Em 2026, empresas que disponibilizem benefícios nesta área terão vantagem na atração de talento.
Como construir um plano robusto
Para que os benefícios cumpram o seu papel estratégico, é essencial seguir boas práticas:
– Ouvir os colaboradores e perceber as suas necessidades: inquéritos e sessões de feedback ajudam a identificar necessidades reais.
– Garantir conformidade legal e fiscal: cada benefício tem regras específicas; ignorá-las pode gerar riscos financeiros e de reputação.
– Definir prioridades e budget: alinhar benefícios com objetivos estratégicos (atração, fidelização, cultura e produtividade).
Escolher o parceiro certo: plataformas digitais intuitivas, gestão simples, cumprimento legal e compromisso ESG (environmental, social and governance) são fatores críticos.
Num mercado competitivo, os benefícios extrassalariais são ferramentas essenciais para reforçar a cultura, promover o bem-estar e garantir a sustentabilidade. Empresas que adotem soluções robustas estarão melhor posicionadas para atrair e fidelizar talento em 2026.
—

Rosa Martins, Chief Sales Officer (CSO) da Edenred Portugal

A Edenred é uma plataforma digital destacada em serviços e pagamentos, companheira diária das pessoas no trabalho, conectando mais de 60 milhões de utilizadores e dois milhões de comerciantes parceiros em 45 países, através de um milhão de clientes corporativos. Oferece soluções de pagamento para fins específicos: alimentação (como benefícios de refeição), incentivos (como cartões-presente e premiação), mobilidade (como soluções para abastecimento, manutenção, portagens, estacionamento e transporte) e pagamentos corporativos (como cartões virtuais). Fiéis ao propósito do grupo, «Enrich connections. For good.», estas soluções aumentam o bem-estar e o poder de compra dos utilizadores, melhoram a atratividade e a eficiência das empresas e dinamizam o mercado de trabalho e a economia local. Além disso, também promovem a alimentação saudável, produtos mais ecológicos e uma mobilidade mais suave.
Os 12 mil colaboradores da Edenred estão comprometidos em tornar o mundo do trabalho um ecossistema conectado, mais seguro, eficiente e responsável a cada dia. Em 2024, graças às suas soluções tecnológicas, o grupo geriu cerca de 45 mil milhões de euros em volume de negócios, realizados principalmente por meio de aplicações móveis, plataformas on-line e cartões.
