Eurofirms Foundation assinala Dia Internacional das Pessoas com Deficiência

A Eurofirms Foundation apresenta hoje, dia 3 de dezembro, a campanha 3D, uma iniciativa internacional que assinala o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência e procura dar um novo impulso à consciencialização social no âmbito do tema da diversidade. Sob o conceito «Talent is everywhere», a campanha desafia preconceitos, valoriza competências e pretende transformar a forma como a sociedade e as empresas olham para as pessoas com deficiência no contexto laboral. 

O conceito criativo assenta na comparação entre duas pessoas, com base na sua profissão, procurando quebrar barreiras de perceção social. As imagens criadas para a campanha são acompanhadas de mensagens como «Uma destas pessoas é programadora web. A outra também» ou ainda «Uma destas pessoas é engenheira. A outra também». A relevância da campanha reside na simplicidade destas comparações, que mostram de forma clara que todos têm acesso às mesmas profissões e oportunidades, independentemente da sua condição. A mensagem convida à reflexão e sublinha que a deficiência não limita o talento nem a capacidade de desempenhar uma profissão. 

A pertinência da iniciativa torna-se ainda mais evidente quando se observa a realidade portuguesa. Os dados mais recentes do Observatório da Deficiência e Direitos Humanos revelam que apenas 0,72% dos trabalhadores de empresas com mais de 10 colaboradores do sector privado apresentam algum tipo de deficiência e que a taxa de desemprego nesta população atinge 14,7%, um valor bastante acima da média nacional. Em paralelo, um estudo de 2023 da própria Eurofirms Foundation destaca que 44% das pessoas com deficiência não se sentem incluídas no seu local de trabalho. 

Lucília Queirós, responsável da Eurofirms Foundation em Portugal, reforça a importância da iniciativa: «Em Portugal, menos de 1% dos trabalhadores do sector privado apresenta uma deficiência e a taxa de desemprego nesta população continua a ser bastante superior à média nacional. Apesar deste cenário, temos conseguido mostrar que é possível mudar mentalidades e abrir oportunidades. Na Eurofirms Foundation, trabalhamos diariamente com empresas que já estão a integrar talento diverso nas suas equipas, provando que a inclusão é viável e benéfica. A campanha 3D vem reforçar, assim, esta missão, ajudando-nos a sensibilizar mais organizações e a dar visibilidade ao potencial das pessoas com deficiência.»

Com presença em Portugal, Espanha e Chile, a campanha 3D será difundida através de televisão, rádio, imprensa, publicidade exterior e meios digitais. Desde 2020, a Eurofirms Foundation tem vindo a assinalar esta efeméride com uma campanha especializada, tendo já impactado milhões de pessoas nos três países. 

Como complemento a esta ação de sensibilização, a fundação vai também promover, a 13 de dezembro, o evento «Padel Inclusivo: Encontro Corporativo Eurofirms Foundation», em parceria com a Associação Padel Sem Barreiras. A iniciativa, que decorrerá na Cascais Padel Academy, vai reunir clientes, colaboradores e pessoas com incapacidade em equipas mistas, promovendo a inclusão através do desporto. O encontro pretende reforçar a importância da colaboração entre empresas e comunidade na construção de um mercado de trabalho mais diverso e acessível. 

Programas de formação da fundação têm 52% de empregabilidade 

A dimensão e a consistência deste trabalho refletem-se nos resultados da fundação a nível global. Desde a sua criação, em 2007, a organização já ajudou mais de nove mil pessoas com deficiência a encontrar emprego e os programas de formação tecnológica que promoveu alcançaram uma taxa de 52% de empregabilidade entre os participantes. Através de ações de sensibilização em empresas e comunidades, já impactou diretamente mais de quatro milhões de pessoas. Estes números confirmam a sua especialização na seleção de perfis de profissionais com deficiência e reforçam o papel de agente ativo na construção de ambientes laborais inclusivos.

Maria Jordà, diretora geral da Eurofirms Foundation, assinala: «O talento humano não conhece barreiras, mas os números mostram-nos que ainda há muito caminho a percorrer. Quase metade das pessoas com deficiência não se sente incluída no seu local de trabalho e isso deve fazer-nos refletir. Com a campanha 3D, queremos dar visibilidade a este problema e, ao mesmo tempo, mostrar que a diversidade não é apenas uma causa social, mas sim uma vantagem competitiva que enriquece empresas e comunidades.»

A Eurofirms – People First

O Grupo Eurofirms é uma multinacional espanhola de gestão de talento. Desde a sua fundação, em 1991, que assume como missão ajudar as pessoas a encontrar emprego e as empresas a encontrar colaboradores, colocando em prática uma abordagem simples, mas transformadora: «People first». As pessoas e o seu bem-estar são a prioridade e o epicentro da cultura da Eurofirms, que partindo de um modelo de liderança assente nestes valores procura a melhor combinação entre candidatos e empresas. No seguimento desta aposta, a empresa é uma das finalistas do Wellbeing Awards 2025.

Com uma presença internacional crescente, o grupo conta com uma rede de mais de 150 delegações em Espanha, Portugal, Itália, França, Chile, Brasil e Peru, onde providencia soluções de trabalho temporário, seleção de pessoal, outplacement, outsourcing e desenvolvimento pessoal na maioria dos sectores.

Através da Fundação Eurofirms, o grupo tem promovido a integração de pessoas com algum tipo de deficiência ou incapacidade no mercado de trabalho, contribuindo para uma sociedade mais justa e equitativa, onde o talento está acima de qualquer limitação.

Juntamente com a Eurofirms e a fundação, as filiais Claire Joster – dedicada ao recrutamento especializado e headhunting – e CornerJob – um marketplace que reúne ofertas geolocalizadas – formam o conjunto de marcas que integram o grupo.

Nota: imagens Eurofirms Foundation

Scroll to Top