Intelcia começa um novo capítulo estratégico  

Intelcia  anunciou um novo e decisivo marco na sua trajetória. No dia 24 de novembro de 2025, os seus acionistas executivos assinaram um acordo com a Altice para a aquisição da participação de 65% que a empresa detinha desde 2016. Esta operação consolida o controlo da administração da Intelcia sobre a empresa com 100% da propriedade e abre um novo ciclo de crescimento.

A transição surge após quase uma década que catapultou a Intelcia de um operador regional de serviços de apoio ao cliente para um operador multisserviços global com 40.000 colaboradores. Durante os últimos 10 anos, o grupo cresceu significativamente:

– expansão de três para 19 países, com uma forte presença em África, na Europa, na América Latina e na América do Norte;

– multiplicação por 10 da sua receita global e por sete nos clientes fora do Grupo Altice;

– consolidação entre os líderes mundiais em customer experience, entrando no Top 15 global, no Top 5 do mercado espanhol e no Top 3 dos mercados francês e português ; a Intelcia também reforçou a sua presença nos mercados de língua inglesa através das suas operações na América Latina e no Egito, que se tornou um centro regional estratégico;

– diversificação bem-sucedida com o lançamento, em 2019, de uma área de negócio dedicada aos serviços de TI (tecnologias de informação), atualmente com cerca de 1.000 engenheiros e posicionada entre os 100 maiores prestadores de serviços de TI do mercado francês.

Karim Bernoussi, chief executive officer (CEO) e cofundador da Intelcia, afirma: «Gostaríamos de expressar a nossa gratidão à Altice pelo seu apoio constante ao longo dos anos. Estamos orgulhosos do que conquistámos juntos ao longo de quase 10 anos. Pessoalmente, gostaria de agradecer a Patrick Drahi pela sua confiança e pelo espírito de colaboração. Ao longo da nossa parceria, ele garantiu que todos os compromissos assumidos fossem honrados e forneceu o apoio necessário para o nosso sucesso. Hoje, abordamos este novo capítulo com confiança, entusiasmo e determinação, enquanto continuamos a nossa jornada para nos tornarmos um dos 10 maiores players globais. E estou ainda mais satisfeito por esta nova fase incluir, do ponto de vista acionista, os principais managers da empresa.»

Graças a esta transição acionista, o grupo reafirma a sua ambição: entrar no Top 10 global até 2030 como um prestador global de serviços multisserviços.

Para concretizar este objetivo, a Intelcia pretende acelerar o crescimento no sector da experiência do cliente, através de uma estratégia de expansão geográfica e de reforço do seu posicionamento na Europa e na América Latina. Este momentoirá também consolidar as capacidades operacionais do grupo, permitindo servir clientes globais com ainda maior eficiência.

A inovação tecnológica mantém-se como um pilar estruturante da estratégia da Intelcia. O reforço contínuo em soluções de inteligência artificial e tecnologia avançada – com uma abordagem pragmática e orientada para resultados – garante a excelência na experiência do cliente e a capacidade de acompanhar as transformações aceleradas do mercado.

Carla Marques, CEO da Intelcia Portugal, afirma:«Este é igualmente um momento determinante para a Intelcia Portugal, que vem reforçar a confiança no nosso mercado e permite-nos acelerar o investimento em talento, inovação e tecnologia. Estamos profundamente orgulhosos do percurso que construímos no país, do impacto económico que geramos e das milhares de pessoas que fazem parte da Intelcia todos os dias. Esta evolução dá-nos maior autonomia para continuar a crescer com ambição, proximidade e responsabilidade, sempre ao lado dos nossos clientes e das nossas equipas. Encaramos esta nova fase com entusiasmo e a convicção de que podemos ir ainda mais longe.»

Paralelamente, o desenvolvimento da Intelcia IT Solutions continua a ganhar tração, posicionando o grupo como um interveniente cada vez mais relevante na transformação digital. A ambição é clara: apoiar os clientes em toda a cadeia de valor, desde infraestrutura a aplicações, passando por cibersegurança, dados e cloud.

A conclusão da transação está prevista para o primeiro trimestre de 2026, sujeita às condições habituais e às aprovações regulatórias necessárias. A Intelcia passa assim a dispor dos meios necessários para ampliar as suas ambições: crescimento acelerado, diversificação reforçada e uma posição consolidada como um dos principais líderes globais do sector.

A Intelcia

Na Intelcia, a missão é criar valor para os clientes, impulsionando um crescimento sustentável. Com posição de destaque global em outsourcing, com mais de 40.000 colaboradores em 19 países da Europa, de África e das Américas, combina experiência global, inteligência artificial (IA) e tecnologia, e uma profunda integração cultural. Disponibiliza soluções ágeis e eficientes em termos de custos que melhoram a experiência do cliente, otimizam as operações de TI e impulsionam o sucesso empresarial.

Scroll to Top