O CUPRA Leon VZ Extreme 325 eleva o desempenho com um motor a gasolina 2.0 litros turbo que debita 325CV (239kW). Com uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em apenas 5,6 segundos e uma velocidade máxima não limitada eletronicamente, oferece uma performance emocionante na estrada, sendo que detalhes subtis, como os tubos de escape em cobre e os acabamentos interiores em cromado escuro, aumentam ainda mais o seu apelo.
Texto: Redação «human» Imagens: DR
A CUPRA continua a redefinir os limites da performance com o CUPRA Leon VZ Extreme 325, o Leon com tração dianteira mais potente de sempre. Inspirado pelo ADN de competição do CUPRA Leon VZ TCR, este é o Leon com tração dianteira mais dinâmico da marca, equipado com um motor a gasolina 2.0 litros turbo que debita impressionantes 325CV (239kW).
Limitado a apenas 1.500 unidades em todo o mundo, representa uma oportunidade exclusiva para a Tribo CUPRA experienciar o auge da performance e leva o Leon para uma nova era.
O CUPRA Leon VZ Extreme 325 baseia-se nos fortes resultados da marca na competição, traduzindo a adrenalina e a precisão do seu know-how de performance, num automóvel de estrada que é simultaneamente assertivo e refinado. O seu novo motor oferece um desempenho que eleva o modelo mais dinâmico da gama à sua máxima expressão.
O motor a gasolina 2.0 litros turbo debita, tal como o seu nome indica, 325CV (239kW) e 420Nm, tornando-o no Leon hatchback com tração dianteira mais potente de sempre. Afinado para oferecer precisão e intensidade, o motor está associado a uma transmissão DSG de dupla embraiagem com sete velocidades, que transmite a potência à estrada de uma forma fluida. O diferencial dianteiro eletrónico autoblocante (VAQ) melhora a tração e o controlo, utilizando dados em tempo real – como o ângulo da direção, a velocidade das rodas e o movimento de rotação – para otimizar a entrega de potência em cenários de condução dinâmica. Esta tecnologia garante que o CUPRA Leon VZ Extreme 325 se mantém estável e controlado, mesmo quando levado ao limite.
A performance deste hatchback de altas prestações é ainda mais impressionante graças à sua velocidade máxima de 270 km/h, não limitada eletronicamente, posicionando o CUPRA Leon VZ no patamar superior dos hot hatch. A rapidez de aceleração também é evidente, alcançando os 100 km/h em apenas 5,6 segundos.
Assente na plataforma MQB Evo, o chassis foi afinado para estar à altura das credenciais de performance do modelo. A combinação da suspensão dianteira MacPherson e suspensão traseira multibraços garante um equilíbrio entre conforto e resposta dinâmica, com molas e amortecedores calibrados especificamente para as exigências únicas do novo modelo.
A direção progressiva oferece uma resposta precisa e ágil, enquanto o controlo de chassis adaptativo (DCC) ajusta a configuração em milésimos de segundo para se adaptar às condições da estrada. Os condutores podem ainda personalizar o perfil do chassis de acordo com as suas preferências, criando uma ligação mais envolvente e personalizada com o automóvel.
A performance de travagem está ao mesmo nível de exigência, com travões Akebono equipados com pinças de seis pistões, proporcionando ao condutor máxima confiança e precisão em todas as situações.
A experiência imersiva é intensificada pelos quatro tubos de escape em cobre, que emitem o característico som emocional CUPRA – uma banda sonora evocativa que reflete o carácter dinâmico do automóvel.
No interior, o habitáculo reflete a abordagem da CUPRA centrada no design. Os acabamentos em cromado escuro – incluindo os botões satélite – conferem uma sofisticação discreta.
Desde o seu lançamento em 2018, a CUPRA já vendeu mais de um milhão de veículos e lançou sete modelos distintos. O CUPRA Leon VZ Extreme 325 oferece à Tribo CUPRA a derradeira experiência de performance e contribui para redefinir o que pode ser um hatchback desportivo.
O CUPRA Leon VZ Extreme 325 foi desenhado, desenvolvido e será produzido em Barcelona, na sede da marca em Martorell, numa edição limitada a apenas 1.500 unidades. O seu lançamento está previsto para o primeiro trimestre de 2026.



