Reta final do ano: estratégias Clan para complementar o orçamento

A reta final do ano chegou, o que para a maioria das pessoas é sinónimo de festividades, reencontros e, consequentemente, custos acrescidos. Para fazer face às despesas desta época, que muitas vezes é marcada por um grande volume de almoços, jantares e presentes, torna-se essencial arranjar formas alternativas para completar o orçamento e garantir um fim de ano sem grandes preocupações financeiras.

Nesse sentido, o Clan, empresa com mais de 30 anos de experiência em recursos humanos, apresenta quatro estratégias que pretendem ajudar a tornar esta altura de festa financeiramente mais leve. Vejamos uma a uma:

1. Oferecer serviços práticos e de apoio –Com o aumento das atividades e dos compromissos, muitas pessoas acabam por ter pouco tempo e procuram ajuda com tarefas que exigem disponibilidade e organização. Esta é uma excelente oportunidade para oferecer serviços fora do horário laboral e ganhar algum dinheiro extra. Ajuda em montagens (decorações de Natal ou instalações de equipamentos eletrónicos), apoio logístico (entregas, transporte e mudanças) ou serviços de organização (arrumar armários, embalar presentes ou ajuda na compra de presentes como um personal shopper) são apenas alguns exemplos.

2. Procurar um trabalho sazonal – Esta fase final do ano é marcada por um aumento significativo da necessidade de mais mão-de-obra, especialmente nos sectores do retalho, e-commerce e logística, impulsionado por eventos como a Black Friday e o Natal.  O Clan tem várias oportunidades de trabalho em aberto para reforço em empresas de diferentes sectores, de norte a sul do país (ver aqui).

3. Explorar o potencial das plataformas digitais – A Internet é um universo de oportunidades para quem procura flexibilidade e rendimentos extra. Existem diversas plataformas onde é possível realizar tarefas remotas, que permitem definir os próprios horários de acordo com o que é mais conveniente. Existem opções tão diversas como estudos de mercado e inquéritos, categorização de dados, transcrição de áudios, testes de websites/ aplicações e até apoio administrativo (gestão de e-mails, agendamentos).

4. Rentabilizar artigos – Muitos dos artigos que temos em casa e que já não utilizamos com frequência podem gerar um rendimento extra, em vez de simplesmente acumularem pó. Através de algumas plataformas digitais, é possível rentabilizá-los ao alugar equipamentos (jardinagem, limpeza), ferramentas elétricas (berbequins, serras), materiais de campismo e roupa para ocasiões especiais, ou mesmo arrendar espaços de arrumação. Além disso, a venda de artigos em segunda mão é uma forma prática de desocupar espaço e receber dinheiro, sem grandes complicações.

Com a adoção de algumas destas estratégias, assinala o Clan, o fim de ano poderá ser mais tranquilo para desfrutar plenamente das festividades, sem preocupações financeiras adicionais.

O Clan

O Clan (anteriormente Multipessoal) tem mais de três décadas de experiência no sector dos recursos humanos. É uma empresa portuguesa que disponibiliza uma plataforma digital que liga pessoas e empresas de forma inovadora. Oferece um ecossistema integrado de soluções, destacando-se para as empresas os serviços de trabalho temporário, outsourcing, recrutamento e seleção, facility services, recruitment marketing e consultoria digital. Aos candidatos e colaboradores, o Clan proporciona uma experiência tecnológica otimizada, com processos 100% digitais e acesso a informações de emprego relevantes. No Clan, a tecnologia e o toque humano unem-se para construir relações de confiança, lealdade e compromisso a longo prazo. Acreditando que todos os trabalhos são importantes, o Clan trabalha para ligar as pessoas ao emprego certo.

Scroll to Top