Desafios e estratégias para o futuro do trabalho

Texto: João Menescal Dantas Imagem: Freepik

Esta realidade de convivência intergeracional, que muitas vezes reúne Baby Boomers, Geração X, Millennials e agora a Geração Z numa mesma equipa, traz um conjunto de vantagens e riqueza de perspetivas, mas também cria um conjunto de  desafios que obrigam a uma abordagem de desenvolvimento de talento, adaptada a esta realidade.

Em relação aos principais desafios, identifico:

– Visão sobre o trabalho Enquanto as gerações mais antigas valorizam a estabilidade, a lealdade e o compromisso com a hierarquia, as gerações mais novas priorizam o alinhamento do trabalho com o seu propósito pessoal, o bem-estar e a flexibilidade.

– Comunicação Diferenças no conteúdo, na forma e nos canais utilizados (presencial, on-line, síncrono e assíncrono) geram ruído constante. A geração Z privilegia um estilo de comunicação rápida e digital, enquanto as gerações mais velhas preferem abordagens mais formais.

– Práticas de feedback e reconhecimento As novas gerações valorizam e exigem feedback imediato e contínuo ao longo do ano, em contraste com práticas mais espaçadas e formais, tradicionalmente ligadas a momentos específicos de avaliação de desempenho e a relações hierárquicas.

– Liderança A autoridade baseada na posição hierárquica está a dar lugar a um estilo de liderança humanizada, baseado na influência, na empatia, ma escuta ativa, na colaboração e na clarificação nas decisões.

– Gestão de conflitos As diferenças de valores, atitudes na forma de trabalho, geram muitas vezes situações de desconforto e exigem uma capacidade de extra maturidade relacional e mediação de conflitos por parte de todos os envolvidos.

Wellbeing Temas como felicidade e bem estar, gestão do stress, equilíbrio trabalho família e resiliência são cada vez mais centrais para as novas gerações, que exigem o bem-estar como parte integrante do seu percurso profissional.

Na PwC’s Academy, reconhecemos que preparar as novas gerações para os desafios do mercado de trabalho exige mais do que transmitir conhecimento técnico. É necessário desenvolver competências comportamentais, emocionais e sociais que permitam uma integração eficaz e sustentável nas organizações.

Desta forma, temos vindo a ajustar os nossos programas de aprendizagem, para uma experiência pedagógica mais diversificada e orientada para as oportunidades de mudança que se exigem. Estas novas gerações carregam um novo olhar que nos obrigaram a repensar e adaptar as nossas estratégias ao nível do L&D (learning and development):

– Criação de experiências de aprendizagem com significado, que vão além da formação tradicional, incluindo metodologias ativas de aprendizagem, como atividades de experiential learning, simulações, rolepays e atividades de gamificação.

– Desenho de programas personalizados para novos líderes, adaptados às necessidades específicas de cada organização e alinhados com os seus objetivos estratégicos.

– Utilização de metodologias diferenciadas, como masterclasses, coaching, team building e formatos híbridos, que respondem à diversidade de preferências de estilos de aprendizagem.

– Mentoria reversa e aprendizagem colaborativa, que valorizam o conhecimento das novas gerações e promovem a troca intergeracional.

A diversidade geracional nas organizações carrega a necessidade de uma mudança cultural profunda. Enquanto profissional na área do desenvolvimento de talento, vejo este momento como uma oportunidade única para repensar a forma como aprendemos, lideramos e colaboramos. A harmonia entre gerações não acontece por acaso, ela é construída com intencionalidade, empatia e formação contínua. E é precisamente aí que reside o nosso papel enquanto Academia: preparar, hoje, os profissionais que vão liderar o amanhã.



João Menescal Dantas
, PwC’s Academy Manager


Na PwC’s Academy acredita-se que aprender é muito mais do que formar. Este mote reflete o compromisso da equipa: criar experiências de aprendizagem com significado, experiências que transformam pessoas e organizações. Os percursos formativos incluem a dinamização de sessões de formação presenciais ou on-line, de carácter prático e/ ou experiencial, conceção de cursos em e-learning para autoestudo, bem como sessões de partilha e reflexão em formato webinar ou masterclass. Para além de estar em Portugal, a PwC’s Academy está em Angola, Cabo Verde e Moçambique.

Scroll to Top