Gstep com novo manager para AI & Analytics 

A Gstep, tecnológica portuguesa especializada em transformar dados em ativos estratégicos, anunciou a contratação de Luís Quinta (na foto) como manager para AI & Analytics, reforçando a sua estrutura de líderes e a aposta no Data & AI como motor de crescimento e transformação empresarial. 

Luís Quinta tem mais de oito anos de experiência em automação, gestão de dados e transformação digital, integrando agora a Gstep com a missão de garantir a excelência técnica e o impacto real das soluções entregues pela empresa, da fase de pré-venda até à implementação e adoção. 

O novo responsável partilha: «Desde o primeiro contacto com a Gstep, ficou claro que a sua visão está muito alinhada com a forma como vejo o futuro da tecnologia: próxima dos clientes, prática na execução e focada em gerar impacto real através de dados e inteligência artificial [IA]. Juntar-me à Gstep é uma oportunidade de contribuir para transformar desafios empresariais em soluções inteligentes e sustentáveis, num ambiente onde a inovação é valorizada e as ideias ganham vida.»

Na nova função, Luís Quinta será responsável por toda a equipa de inteligência artificial e analítica, assegurando o rigor tecnológico, a mais-valia para o negócio e a inovação em cada projeto. O seu foco passará também pela formação e evolução contínua dos profissionais da Gstep, pela consolidação de boas práticas e pela criação de parcerias que reforcem o posicionamento da empresa como referência em IA e dados. 

«Um dos grandes desafios é continuar a criar histórias que demonstrem, de forma clara, o retorno e o valor efetivo que a IA pode trazer aos nossos clientes. O sucesso mede-se pela capacidade de transformar tecnologia em resultados, seja em termos de eficiência, poupança de tempo ou novas oportunidades de crescimento», refere ainda Luís Quinta.

Com um mestrado em Gestão de Informação pela NOVA IMS, especializado em Knowledge Management & Business Intelligence, e um MBA em Finanças e Economia pela Universidade de Kent, em Inglaterra. Luís Quinta iniciou precisamente nesta região a sua carreira e manteve-se aí ao longo de seis anos, tendo passado por empresas como a Mazepoint e a Wesleyan. De regresso a Portugal, foi business analyst de Automation & AI na Autonomate até entrar agora na Gstep, trazendo uma abordagem que combina estratégia, engenharia e analítica de dados com automação e IA aplicada ao negócio. 

Carlos Cardoso, chief executive officer (CEO) da Gstep, refere que a chegada de Luís Quinta representa mais um passo na consolidação da visão da empresa. E explica: «O nosso foco em IA é total, e termos na equipa alguém com a experiência, a perspetiva e a energia do Luís é uma forte mais-valia. Vem enriquecer a nossa capacidade de entregar projetos end-to-end com inteligência e inovação, ajudando os clientes a passar da experimentação para a adoção estratégica da inteligência artificial e garantindo que cada solução tem um propósito claro e resultados mensuráveis.»

Esta contratação surge num momento em que a Gstep atravessa uma nova fase da sua trajetória. Após um rebranding e um reposicionamento em Data & AI, a empresa pretende duplicar a faturação em três anos e consolidar a presença entre as 100 maiores empresas nacionais e internacionais com centros de excelência em dados. 

Fundada em 2012, a Gstep é uma consultora especializada em áreas de Data Strategy & Architecture, Data Engineering & Visualization, AI & Analytics, e Enterprise Performance Management, com elevado know-how nas tecnologias líderes. O seu propósito é transformar dados em ativos estratégicos, garantindo que os clientes estão na vanguarda da IA e, simultaneamente, desenvolver os colaboradores para serem inovadores e impulsionadores do negócio das empresas.

Scroll to Top