Arrancou no início do ano letivo 2025/2026 a sexta edição do «UP» – Programa Nacional de Bolsas de Estudo da McDonald’s Portugal. Desde o seu lançamento em 2020, e incluindo a mais recente edição, já foram atribuídas mais de 1.300 bolsas, num investimento total de cerca de um milhão e 400 mil euros por parte da marca.
Mais do que um apoio financeiro, o programa «UP» representa uma aposta da McDonald’s Portugal no desenvolvimento pessoal e profissional dos seus colaboradores. Em cinco anos, cerca de 300 colaboradores já concluíram o grau de licenciatura ou de mestrado com o apoio da bolsa.
Entre as 1.300 bolsas atribuídas, no conjunto das seis edições do programa, destaca-se uma pluralidade de percursos e experiências dos colaboradores bolseiros. Enfermagem, Psicologia, Direito, Gestão de Recursos Humanos, Gestão e Engenharia são as áreas de especialidade mais escolhidas pelos colaboradores para licenciaturas, mestrados e pós-graduações, demonstrando a amplitude de interesses e ambições das equipas da McDonald’s em Portugal.
Desde 2020 a McDonald’s, em conjunto com os seus franquiados, atribui anualmente mais de 250 bolsas de estudo a nível nacional, apoiando os seus colaboradores a ingressar ou terminar o ensino superior nas áreas de que mais gostam. Cada bolsa tem o valor de 1.000 euros por ano letivo, atribuídos a cada bolseiro.
A par desse valor, cada restaurante McDonald’s procura estabelecer uma gestão de horários o mais coordenada possível entre os compromissos académicos dos colaboradores e a sua atividade profissional. Este equilíbrio reforça o compromisso da McDonald’s com a educação, enquanto motor de crescimento e desenvolvimento pessoal e profissional.
Com mais de 12.000 colaboradores em Portugal, onde cerca de metade são jovens com menos de 25 anos, a McDonald’s assume um papel ativo na formação e capacitação de jovens talentos. Esta aposta traduz-se não apenas na atribuição de bolsas de estudo, mas também na criação de planos de formação dedicados, passando ainda pela aposta na gestão de talentos e gestão de carreira.
Sofia Mendoça, diretora de recursos humanos da McDonald’s Portugal, partilha: «Investir na educação é investir no futuro. O ‘UP’, que arrancou agora com a sua sexta edição, é um compromisso real com o desenvolvimento dos nossos colaboradores e, de forma mais alargada, com a e capacitação de talentos em Portugal. Queremos que as nossas equipas tenham acesso às oportunidades certas para seguirem os seus sonhos e para, em conjunto, construirmos um caminho que valorize tanto o seu percurso profissional como académico. É com muito orgulho que fazemos parte do percurso de futuros enfermeiros, engenheiros ou gestores e que, para além disso, continuamos a investir em oportunidades de evolução dentro da empresa, para quem escolhe crescer connosco.»
Com mais de 12.000 colaboradores, a McDonald’s Portugal conta com 217 restaurantes, no continente e nas ilhas, mais de 90% dos quais geridos por empresários locais, os franquiados. Líder mundial na área de restauração de serviço rápido, a marca está presente em mais de 120 países, com mais de 40.000 restaurantes.
