Empresa de formação do grupo Rumos – Knowledge Sharing, a Galileu acaba de lançar uma nova oferta formativa dedicada à inteligência artificial (IA) para a área de recursos humanos (RH), dedicada aos temas de recrutamento e seleção, assim como de gestão da formação. As primeiras edições começam já a 19 de janeiro.
Cláudia Vicente, membro do Conselho de Administração do grupo Rumos, assinala: «A integração da IA é, atualmente, um diferencial estratégico para as equipas de recrutamento que, ao integrarem a tecnologia, podem reduzir o tempo de contratação, aumentar a qualidade dos candidatos contratados e automatizar tarefas repetitivas, libertando as equipas de recrutamento para se concentrarem no que realmente importa: a experiência do candidato e a tomada de decisões estratégicas.»
O lançamento destes dois novos cursos surge para dar resposta às necessidades das organizações que enfrentam os desafios da transformação digital e procuram otimizar os seus processos de gestão de pessoas. As formações têm como objetivo capacitar profissionais com competências práticas em tecnologias inteligentes, ajudando-os a aplicar a IA em áreas como o recrutamento e a gestão de talento.
IA no recrutamento e seleção
O curso «Inteligência Artificial no Recrutamento e Seleção» é projetado especificamente para capacitar profissionais de RH e recrutamento com ferramentas práticas, metodologias testadas e uma abordagem centrada em resultados. Desde a identificação de perfis até à automação de comunicações e gestão de dashboards de desempenho, o formando sairá equipado para transformar o processo de recrutamento – mais ágil, mais inteligente, mais colaborativo e mais orientado para o negócio, pode ler-se num documento de divulgação.
O curso permite a aquisição de competências e ferramentas necessárias para transformar os processos de recrutamento, tornando-os mais rápidos, mais eficazes, mais humanos e alinhados com os desafios atuais do talento. Mais informações aqui.
IA na gestão da formação
O curso «Inteligência Artificial na Gestão da Formação» permite ajudar a responder a uma necessidade crescente das organizações: tornar os processos formativos mais ágeis, eficientes e alinhados com os objetivos estratégicos. Num contexto de maior exigência com menos recursos, a IA surge como uma aliada fundamental para transformar o ciclo da formação, refere ainda o documento.
E assinala-se ainda: Ao aplicar IA à gestão da formação, as equipas conseguem reduzir drasticamente o tempo gasto em tarefas operacionais, melhorar a precisão no levantamento de necessidades, planear com maior rigor e menor esforço e gerar relatórios de avaliação automaticamente, com base em dados concretos.
Ambos os cursos têm uma carga horária total de 14 horas e um valor de 780 euros, tendo data de primeira edição marcada para o dia 19 de janeiro de 2026.
Mais informações aqui.
