No Barómetro FOOD 2025, 86% dos portugueses revelaram que prestam cada vez mais atenção ao que colocam no prato e que estão dispostos a pagar mais por refeições equilibradas. No estudo – lançado anualmente no âmbito da iniciativa com o mesmo nome promovida pelo Grupo Edenred e que, em Portugal, conta com o apoio da Direção-Geral de Saúde e da Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto –, a saúde aparece como a principal motivação para querer comer melhor e é assinalada por 97% daqueles que estão mais atentos ao tema. Seguem-se a procura por uma maior diversidade de sabores, referida por 82% dos inquiridos, e as preocupações ambientais e animais, destacada por 63%.
No entanto, com cerca de metade dos portugueses a gastar mais de 30% do seu orçamento em alimentação, perante o aumento dos preços dos bens alimentares, 91% admitem que a primeira rúbrica a cortar é nas idas a restaurantes. O dado é confirmado pelos restaurantes, com 41% dos estabelecimentos a indicarem que sentiram uma redução de visitas nos últimos 12 meses.
Neste cenário, as empresas, enquanto entidades empregadoras, ganham uma responsabilidade acrescida: 63% dos portugueses afirmam que é muito importante que a sua empresa promova ativamente uma alimentação mais saudável e sustentável dos colaboradores.
Vales sociais como garante da alimentação dos trabalhadores e do negócio dos estabelecimentos
O cartão de refeição surge como um instrumento fundamental para assegurar uma alimentação nutritiva e de qualidade, desempenhando um papel central na promoção da saúde e bem-estar.
60% dos inquiridos reconhecem que o cartão de refeição melhora o orçamento disponível para alimentação, com 34% a admitirem mesmo que comem melhor – uma refeição mais completa e equilibrada – graças ao cartão de refeição. Aliás, 75% dos inquiridos afirmam que, se o valor de cartão duplicasse, passariam a comer melhor.
Os vales sociais de refeição não só aumentam o poder de compra dos trabalhadores, como também impulsionam o crescimento dos restaurantes e promovem a sustentabilidade dos negócios locais.
Questionados sobre os fatores que pesam na escolha de um restaurante, 64% dos inquiridos afirmam que a aceitação do cartão refeição influencia a sua decisão de irem a um restaurante. E, num contexto de redução de idas a restaurante, a aceitação do cartão de refeição assume-se como um argumento de peso, com 73% dos restaurantes a afirmarem que a aceitação do cartão de refeição é um fator de atração de clientes.
Restaurantes aumentam oferta de opções saudáveis
Com o foco na alimentação saudável a continuar a crescer, 74% dos portugueses consideram a oferta saudável um fator determinante na escolha do restaurante para almoçar. A procura por refeições mais equilibradas é corroborada pelos restaurantes, com 59% a referirem um aumento do interesse por parte dos clientes. Além disso, 51% dos estabelecimentos notam uma maior procura por produtos locais e 46% por refeições vegan. Para os restaurantes, uma oferta saudável implica fornecer produtos frescos (84%), aumentar a utilização de vegetais (92%) e disponibilizar informação nutricional nos menus (43%).
Trabalhadores e restaurantes preocupados com o desperdício alimentar
A preocupação com o desperdício alimentar também é evidente: a quase totalidade dos inquiridos (99%) manifestou esta preocupação, sendo que 86% dos portugueses desejam saber quais os restaurantes que têm medidas contra o desperdício. As iniciativas mais apreciadas incluem a possibilidade de levar sobras (70%), a oferta de menus com porções diferentes (51%) e a reutilização de ingredientes (34%). De acordo com o barómetro, 89% dos restaurantes afirmam já ter implementado medidas de combate ao desperdício, sendo que 61% disponibilizam recipientes para sobras e 45% reutilizam ingredientes.
O barómetro
Õ Barómetro FOOD é o estudo lançado anualmente no âmbito da iniciativa com o mesmo nome. O Programa FOOD (Fighting Obesity through Offer and Demand) é coordenado pelo Grupo Edenred, em conjunto com 19 parceiros públicos e universidades, entre as quais a Direção-Geral de Saúde e a Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto. Dedicado à promoção de uma alimentação equilibrada através de diversas ações junto dos colaboradores, das empresas e dos restaurantes, o programa avalia anualmente, através do seu barómetro, expectativas, procura e hábitos alimentares. Em Portugal, contou com 3.896 respostas de consumidores da população ativa e responsáveis de restaurantes.
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A Edenred
A Edenred é uma plataforma digital destacada em serviços e pagamentos, companheira diária das pessoas no trabalho, conectando mais de 60 milhões de utilizadores e dois milhões de comerciantes parceiros em 45 países, através de um milhão de clientes corporativos. Oferece soluções de pagamento para fins específicos: alimentação (como benefícios de refeição), incentivos (como cartões-presente e premiação), mobilidade (como soluções para abastecimento, manutenção, portagens, estacionamento e transporte) e pagamentos corporativos (como cartões virtuais). Fiéis ao propósito do grupo, «Enrich connections. For good.», estas soluções aumentam o bem-estar e o poder de compra dos utilizadores, melhoram a atratividade e a eficiência das empresas e dinamizam o mercado de trabalho e a economia local. Além disso, também promovem a alimentação saudável, produtos mais ecológicos e uma mobilidade mais suave.
Os 12 mil colaboradores da Edenred estão comprometidos em tornar o mundo do trabalho um ecossistema conectado, mais seguro, eficiente e responsável a cada dia. Em 2024, graças às suas soluções tecnológicas, o grupo geriu cerca de 45 mil milhões de euros em volume de negócios, realizados principalmente por meio de aplicações móveis, plataformas on-line e cartões.
