Depois de alcançar o sucesso como chief executive officer (CEO) da empresa Doutor Finanças, um projeto de intermediação de crédito e que promove a literacia financeira em Portugal, Rui Pedro Bairrada decidiu abdicar do seu cargo executivo para se tornar chairman. Em «De Estafeta a CEO e de CEO a Chairman», que tem edição da Contraponto, o empresário multipremiado reflete sobre este processo de transformação pessoal e profissional, mostrando que o verdadeiro desafio de um líder é saber parar, repensar e recuperar a capacidade de sonhar.
Escrito na primeira pessoa, o livro propõe uma abordagem inovadora da liderança, da gestão de recursos humanos e do papel da vulnerabilidade na cultura organizacional. Nesta edição atualizada e aumentada, Rui Pedro Bairrada partilha dicas úteis de um estafeta que deixou de ser CEO e apresenta testemunhos dados por aqueles que lhe são mais próximos, como amigos ou membros da equipa da Doutor Finanças, salientando a importância dos outros na construção de uma carreira de sucesso.
Num país em que o sucesso profissional é frequentemente associado a percursos académicos tradicionais, o autor apresenta-se como o exemplo do self-made man que, sem licenciatura e sem saber falar inglês, construiu um dos projetos empresariais mais inspiradores do ecossistema português contemporâneo. «De Estafeta a CEO e de CEO a Chairman», com prefácio de Paulo Portas, não é apenas a narrativa de uma carreira extraordinária, mas também uma lição sobre equilíbrio, sentido de missão e autenticidade. Um retrato contemporâneo do que significa, afinal, ter sucesso.
Em 1995, Rui Pedro Bairrada era estafeta num banco. Sempre sonhou fazer mais, chegar além do que a «casa de partida» poderia, à primeira vista, permitir. De decisão em decisão, desafio após desafio, escalou pelo mundo empresarial até chegar a CEO da empresa Doutor Finanças, um projeto de sucesso que muito tem contribuído para a literacia financeira dos portugueses e para melhorar o dia-a-dia de milhares de famílias. E se a vida, chegada aqui, parecia estar resolvida (e muito bem), num processo disruptivo e sem que ninguém estivesse à espera, o gestor decidiu abdicar do controlo da empresa que criou para parar e voltar a sonhar. E agora? A resposta está neste livro escrito na primeira pessoa. O novo chairman mostra como se deu o encontro entre o homem e o líder, que teve a coragem de não deixar que o sucesso aprisionasse a vontade de sonhar. Num mundo obcecado pelos planos, Rui Pedro Bairrada é a prova de que mudar faz bem (até à saúde) e de que o caminho se faz de vulnerabilidade, companheirismo, inspiração e desejo de «fazer o bem, bem feito».
Rui Pedro Bairrada começou a sua carreira como estafeta no Deutsche Bank, em 1995, onde fez um percurso ascendente até assumir funções como partnership banking coordinator. Depois de 12 anos a trabalhar na banca, decidiu arriscar e trocar o emprego seguro pelo empreendedorismo, criando um negócio próprio na área das finanças pessoais. Em 2014, fundou a Doutor Finanças, empresa de intermediação de crédito, que promove a literacia financeira e que tem ajudado milhares de família, sem qualquer custo para elas. No início de 2025, depois de um processo de profunda reflexão, abdicou do lugar de CEO e tornou se chairman da empresa que fundou. Esta mudança permitiu-lhe não só ter mais tempo para a sua vida pessoal como para dar palestras e workshops sobre a sua experiência, um papel inspirador que lhe trouxe um novo propósito profissional.
