A Foundever, empresa com posição de destaque global em experiência do cliente (CX), anunciou a nomeação de Benedita Miranda (na foto) para o cargo de chief operating officer (COO) para a região Europa, Médio Oriente e África (EMEA). A executiva portuguesa, que manterá também a sua função como diretora executiva da Foundever.org, é responsável pela gestão em 17 países, de 31 centros e de uma equipa de mais de 28.000 colaboradores.
Nesta nova função, Benedita Miranda terá como principal missão garantir a consistência, a eficiência e a inovação da empresa nos países near e offshore e impulsionar o desenvolvimento de Centros de excelência focados em melhoria contínua, otimização de processos e gestão da força de trabalho, fortalecendo o compromisso da empresa com a excelência operacional e a inovação na entrega de customer experience (CX).
A nomeação insere-se na estratégia da empresa de fortalecer a sua liderança a nível regional e global, seguindo-se a uma recente reestruturação global que viu Laurent Uberti assumir as posições de group chief executive officer (CEO) and executive chairman, Chris Halbard como CEO, Olivier Camino como chief strategy officer e Michelle Parks como global COO.
Com mais de duas décadas de experiência no sector, Benedita Miranda integra a Foundever desde 2010, ano em que assumiu a função de diretora de site. Três anos depois, foi nomeada country manager para Portugal, passando posteriormente a acumular a responsabilidade pela operação em Itália. Em 2021 foi promovida a general manager para Portugal, Grécia e Itália e em 2022 assumiu a liderança da Região Multilingue, com operações em 10 países. Desde o início de 2025, passou a liderar os países Near & Offshore, abrangendo um total de 17. A sua nomeação como COO EMEA representa o reconhecimento natural desta experiência e liderança.
Ao longo do seu percurso, Portugal manteve-se um pilar central da sua liderança, não só por ter sido o ponto de partida da sua carreira na Foundever, mas também pelo seu papel estratégico no grupo. O país é hoje reconhecido como um dos principais hubs europeus, combinando talento multilingue, competitividade nearshore e capacidade para apoiar marcas globais em múltiplas indústrias.
Além das suas responsabilidades de gestão, Benedita Miranda tem sido uma figura central na promoção da agenda de impacto social da empresa. Como diretora executiva da Foundever.org, supervisiona programas de educação e capacitação que promovem a inclusão social e empregabilidade junto de indivíduos de comunidades de baixos rendimentos e em dificuldades.
A sua formação académica inclui um MBA pela ESADE Business School, um mestrado executivo em Marketing pela Católica Business School e uma licenciatura em Psicologia pela Universidade Lusíada.
Benedita Miranda firma: «Portugal tem estado no centro da minha trajetória na Foundever e continua a ser um dos nossos hubs mais estratégicos na Europa. Tenho um enorme orgulho no talento multilingue que aqui encontramos e no papel fundamental que o país desempenha na entrega de inovação e excelência aos nossos clientes em todo o mundo. Como COO da região EMEA, a minha prioridade será assegurar que Portugal continua a crescer como um verdadeiro
A Foundever tem 150.000 colaboradores em todo o mundo e procura proporcionar as melhores experiências a mais de 800 marcas líderes mundiais e digital-first. As suas soluções de CX, tecnologia e experiência são desenvolvidas para responder às necessidades operacionais dos clientes e proporcionar uma experiência perfeita aos respetivos consumidores, nos momentos mais importantes.
Oferecendo suporte a mais de nove milhões de interações com clientes, todos os dias, em mais de 60 idiomas, em 45 países, a Foundever combina força e escala global com a agilidade e abordagem empreendedora da sua cultura liderada pelos fundadores, permitindo que empresas de todas as dimensões e de todos os sectores transformem o seu CX. O Sitel Group e SYKES são agora Foundever.