A nova marca de referência da Casa Mendes Gonçalves nasce da herança do vinagre de figo e assume o compromisso de educar, inspirar e reinventar o papel do vinagre na vida dos consumidores.
Texto: Redação «human» Imagem: DR
A Casa Mendes Gonçalves (Casa MG), empresa portuguesa com mais de 40 anos de história, volta a desafiar convenções e a afirmar-se como referência em inovação alimentar. Depois de uma campanha nacional e transversal que assinala uma nova identidade de Paladin – a marca de referência em molhos que arrisca e desafia, e de um movimento de emancipação de Sacana, que se posiciona como a marca de picantes, irreverente e provocadora –, é a vez de apresentar Moreno, – uma nova marca diferenciadora que vem redefinir o papel do vinagre e liderar a transformação da categoria, reforçando a ambição da empresa em afirmar-se como uma verdadeira casa de marcas fortes e distintas.
Em Portugal, o vinagre é frequentemente visto apenas como um tempero e o seu potencial criativo e nutricional permanece subvalorizado. Como maior produtora de vinagres em Portugal, com um percurso marcado pela inovação – foi em 1982 que lançou o pioneiro vinagre de figo, num mercado dominado pelos vinagres de vinho – a Casa MG sente a responsabilidade de dar protagonismo a esta categoria e de revelar aos consumidores toda a versatilidade do vinagre.
Moreno posiciona-se, assim, como o criador de vinagres. Uma marca inovadora, conhecedora e desafiadora, que nasce da experiência de quem sempre procurou ir mais longe, retomando o espírito pioneiro para propor uma nova forma de viver o vinagre: como ingrediente criativo, aliado de bem-estar e motor de experiências únicas.
Aquele que começou como o primeiro produto da empresa viveu durante anos sob a marca Paladin, um símbolo da portugalidade que hoje se afirma como referência em molhos. Agora é a vez de o vinagre assumir o protagonismo que merece, revisitando um nome que remete às origens: Moreno era, até aqui, a submarca do produto original da Casa MG – o vinagre de figo – e assume uma nova identidade para dar cara a uma gama inovadora de vinagres, honrando a história e abrindo caminho para o futuro.
Daniel Martins, diretor de marketing da Casa MG, assinala: «Moreno nasce com a ambição de redefinir o papel do vinagre na vida das pessoas, levando-o muito além do uso convencional. Queremos que seja visto como um aliado essencial para uma alimentação equilibrada e criativa, mas também como um ingrediente que inspira confiança para arriscar e experimentar.»
Com uma gama que junta tradição e inovação, marcada pela qualidade de excelência capaz de rivalizar com os melhores vinagres do mundo, Moreno apresenta criações surpreendentes: da unicidade do vinagre balsâmico de figo ou de moscatel, ao requinte dos vinagres envelhecidos, passando por receitas ousadas como o vinagre de sidra com kombucha e o creme balsâmico de frutos vermelhos. Cada referência é um convite a explorar sabores inesperados, elevar receitas simples e transformar o quotidiano em experiências extraordinárias.
Para além de inovar em produto, Moreno assume também uma missão de literacia e inspiração junto dos consumidores. A marca contará com a consultoria do chef Vítor Sobral para dar a conhecer a versatilidade do vinagre em receitas criativas e acessíveis, mostrando como um ingrediente tantas vezes visto como banal pode, afinal, ser o segredo de pratos memoráveis e de uma vida mais equilibrada.
Este lançamento marca um passo decisivo na estratégia da Casa Mendes Gonçalves. Ao lado da portugalidade de Paladine, da irreverência de Sacana, Moreno reforça a ambição de transformar a empresa da Golegã numa referência global: uma casa de marcas portuguesa que não tem medo de desafiar convenções e reinventar categorias, criando novas formas de viver a alimentação. Um movimento que abre caminho a uma nova etapa de crescimento e afirmação da Casa MG que ainda agora está a começar.
A empresa
A Casa Mendes Gonçalves é uma empresa em destaque no sector alimentar em Portugal, dedicada à produção e distribuição de produtos de qualidade superior, com destaque para os vinagres, molhos e piri-piri. Atualmente, as suas marcas são a Paladin, a Peninsular, a Moreno, a Sacana, a Biomit, a Rubies in the Rubble e a Dona Pureza, que refletem os valores de qualidade e a essência portuguesa, tanto no mercado nacional quanto a nível internacional. A empresa trabalha diariamente com o objetivo ser uma referência na alimentação do futuro, com rentabilidade e exigência, impactando positivamente as suas pessoas, a sociedade e o meio ambiente.