L’Oréal Fund For Women reforça apoio a mulheres

O programa internacional L’Oréal Fund For Women deverá, até 2026, reforçar de forma significativa o apoio a organizações em todo o mundo, com um investimento adicional de 10 milhões de euros. Este financiamento destina-se a promover a segurança, a autonomia, o empoderamento feminino e a reintegração social, estando inserido no programa global de sustentabilidade do grupo, o L’Oréal for the Future.

Desde 2020, o L’Oréal Fund For Women tem demonstrado o seu compromisso em Portugal e, pelo quinto ano consecutivo, irá continuar a acompanhar sete organizações não governamentais que atuam no terreno junto de mulheres e raparigas em situação vulnerável apoiadas: Ajuda de Mãe, APAV (Associação Portuguesa de Apoio à Vítima), Banco do Bebé – Associação de Ajuda ao Recém-Nascido, Coolabora, MeXOXO, Mulher Século XXI e Associação Girl Move. Em Portugal, este fundo já permitiu canalizar 522,7 mil euros para estas entidades, impactando diretamente mais de 5.700 pessoas.

Em parceria com a APAV, o fundo tem apoiado o desenvolvimento de campanhas de sensibilização contra a violência de género, reforçando a importância de prevenir e apoiar as vítimas, juntando a esta causa marcas como a Yves Saint Laurent Beauty. Já a Associação Ajuda de Mãe tem aplicado esta doação para o apoio a jovens mães em situações precárias, dando-lhes acesso a aconselhamento social e psicológico personalizado, apoiando ainda com alimentação e outros cuidados básicos para crianças.

O Banco do Bebé recebeu um apoio financeiro destinado aos seus programas para mulheres durante a maternidade, como é o caso da iniciativa «Apoio domiciliário», criada em 2013 e que já ajudou quase 400 beneficiários. Ainda que fora do país, a Associação Girl Move faz também parte das causas apoiadas pelo fundo da L’Oréal, tendo vencido o prémio da UNESCO 2021, pelo seu contributo para a educação de mulheres e raparigas moçambicanas.

A Coolabora tem contribuído para esta causa através de estratégias inovadoras de promoção da igualdade de oportunidades, da participação cívica, da educação e formação e da inclusão social. Também a MeXOXO tem apoiado mulheres em situações de falta de acesso à educação, desemprego, instabilidade financeira e falta de oportunidades educacionais e profissionais. A Mulher Século XXI, por sua vez, tem promovido o combate à violência de género, apoiando mulheres, crianças e idosos através de serviços e grupos de interajuda.

Gonçalo Nascimento, country coordinator da L’Oréal Portugal, afirma: «O Fund For Women tem sido um pilar essencial no nosso compromisso com a transformação social, valor que faz parte da identidade da L’Oréal e do nosso contributo para uma mudança global. O nosso programa de sustentabilidade, L’Oréal For the Future, do qual este fundo faz parte, tem metas bem definidas, e é com esse propósito que apoiamos estas entidades. Perspetivar 2026 com o reforço deste apoio enche-nos de orgulho e confirma que estamos no caminho certo.»

Por sua vez, Ana Sofia Amaral, head para CSR and Impact da L’Oréal Portugal, destaca o papel crucial que estas entidades desempenham no tecido social das respetivas áreas de atuação, assinalando: «O trabalho que estas associações realizam no terreno é verdadeiramente inspirador e tem uma importância imensa para Portugal. Estão na linha da frente no combate à vulnerabilidade das mulheres, uma realidade infelizmente agravada pelas crises sociais e económicas. Para a L’Oréal Portugal, é um privilégio contar com o contributo do L’Oréal Fund For Women, através do qual reforçamos a nossa capacidade de ação e contribuímos diretamente para esta causa vital.»

As sete organizações não governamentais (ONG) apoiadas pelo L’Oréal Fund For Women fazem parte de uma lista de 531 entidades parceiras, espalhadas por 97 países, já apoiadas pelo programa internacional L’Oréal Fund for Women, que já ajudou 4,8 milhões de mulheres e raparigas com 63,4 milhões de euros, desde 2020. No último ano, este fundo atingiu os 9,7 milhões de euros a nível global, distribuídos por 226 entidades parceiras de 60 países, apoiando diretamente 2,2 milhões de pessoas.

Mais informações aqui.

A L’Oréal

Durante 115 anos, a L’Oréal, que tem posição de destaque global na indústria da beleza, tem-se dedicado unicamente a uma missão: cumprir as aspirações de beleza das pessoas em todo o mundo. O seu propósito, criar a beleza que faz avançar o mundo, reflete a visão da beleza como algo essencial, inclusivo, ético, generoso e comprometido com a sustentabilidade ambiental.

Com mais de 90.000 colaboradores dedicados, uma presença geográfica equilibrada e vendas em todas as redes de distribuição (comércio eletrónico, mercado de massa, grandes armazéns, farmácias, cabeleireiros, marcas e travel retail), em 2024 o grupo gerou vendas no valor de 43.480 milhões de euros.

A L’Oréal aposta continuamente na inovação, contando com 21 centros de investigação em 13 países, dedicados a explorar as mais recentes inovações tecnológicas e científicas da indústria. Com uma equipa de mais de 4.000 cientistas e 8.000 profissionais especializados em tecnologia e digital, reforça o compromisso de inventar o futuro da beleza, posicionando-se como uma referência em beauty tech.

Com um portfólio de 37 marcas internacionais e compromissos ambiciosos de sustentabilidade, através do programa L’Oréal for the Future, o grupo garante oferecer a cada pessoa no mundo o melhor em qualidade, eficácia, segurança, transparência e responsabilidade, celebrando a beleza na sua diversidade infinita.

Scroll to Top