Doutor Finanças chega a Itália com Antonio Biffi como diretor geral

Fintech especialista em bem-estar financeiro, o Doutor Finanças anunciou a entrada em Itália, dando continuidade ao seu plano de internacionalização. O arranque da operação no mercado italiano tem o objetivo de disponibilizar às famílias italianas soluções que promovam decisões financeiras mais conscientes e informadas.

Para liderar esta nova operação, a empresa nomeou Antonio Biffi (na foto) como diretor geral em Itália. O executivo formou-se na área económica em Milão e Southampton, tendo vivido e trabalhado durante duas décadas em Londres, nas áreas de banca de investimento e mercado de capitais. Fundou a Hammer Partners Equity Independent Research, em Lugano, e cofundou várias startups, sendo um apaixonado pela divulgação da educação financeira. Como consultor, com o conhecimento de 30 anos de carreira, especializou-se em encontrar soluções para problemas empresariais complexos.

Antonio Biffi, assinala: «É um privilégio liderar a chegada do Doutor Finanças a Itália e dar continuidade ao ambicioso plano de crescimento do grupo. Este é um mercado com características próprias, mas cheio de oportunidades para apoiar as famílias italianas na tomada de decisões financeiras mais conscientes. Com uma equipa local comprometida, vamos replicar o modelo de sucesso do grupo, simplificar processos complexos e contribuir para reforçar a literacia financeira, consolidando a presença do Doutor Finanças neste novo mercado estratégico.»

A escolha de Itália como segundo mercado internacional assenta na sua dimensão e relevância dentro da União Europeia, bem como nos paralelismos que partilha com Portugal e Espanha, nomeadamente na proximidade cultural e num quadro legislativo com base comum. A operação neste país arrancará em formato totalmente digital, garantindo cobertura nacional, rapidez e eficiência de custos.

Vanda de Jesus, co-chief executive officer (co-CEO) do Doutor Finanças, comenta: «Itália é o segundo país a fazer parte da estratégia de internacionalização do Doutor Finanças e representa um passo determinante no crescimento do grupo. Escolhemos este mercado pelo seu potencial em áreas como crédito à habitação (estamos perante um mercado que vale cerca de 70 mil milhões de euros), renegociação de empréstimos e aconselhamento financeiro independente. O nosso objetivo é apoiar as famílias italianas na tomada de decisões financeiras conscientes, reforçando a literacia financeira, e contribuir para que, até 2030, Espanha e Itália representem 25% da faturação do grupo, consolidando a posição do Doutor Finanças como referência internacional em bem-estar financeiro.»

Com a chegada a Itália, o Doutor Finanças dá um passo decisivo na sua estratégia de crescimento internacional e projeta a construção de uma rede europeia sólida, capaz de responder às especificidades de cada mercado. A aposta em Espanha e Itália marca o início de uma trajetória que pretende transformar a fintech portuguesa numa referência europeia em bem-estar financeiro, apoiando famílias em diferentes geografias a tomar melhores decisões sobre a sua vida financeira.

A empresa

O Doutor Finanças é uma fintech especializada na área do bem-estar financeiro, que ajuda as pessoas a tomar melhores decisões financeiras sobre crédito habitação, crédito pessoal e seguros. No mercado desde 2014, faz a ligação entre clientes e instituições financeiras, oferecendo análise, negociação e acompanhamento sem custos. Fechou 2024 com um volume de negócios de 21 milhões de euros, num ano em que foi responsável por 918 milhões de euros em crédito habitação e por 6.500 apólices de seguros, tendo ajudado 185 mil pessoas, através da melhoria das suas condições financeiras.

Além disso, disponibiliza um portal com 19 milhões de visitas, onde são disponibilizados conteúdos para promover uma vida financeira saudável, bem como uma academia de formação especializada responsável por capacitar, em 2024, mais de 15 mil portugueses em finanças pessoais.

A 30 de junho, o Doutor Finanças contava com uma equipa com 317 colaboradores, aos quais se juntam mais de 400 especialistas focados na rede de lojas espalhadas de norte a sul do país, incluindo ilhas. O Doutor Finanças destaca-se como uma fintech de referência, tendo sido reconhecida no Technology Fast 50 da Deloitte, distinguida como Great Place To Work desde 2021 e com a sua rede de franchising a ser galardoada com o terceiro lugar enquanto marca de franchising emergente da Europa, pela Federação Europeia de Franchising.

Scroll to Top