O The Lisbon MBA Católica|Nova acaba de renovar a acreditação da Association of MBAs (AMBA) por mais cinco anos, uma das mais prestigiadas entidades internacionais na área da educação executiva. Com esta renovação, válida até 2030, o programa reforça o seu estatuto de excelência e consolida a sua posição entre as melhores escolas de negócios do mundo. Detentor da acreditação AMBA desde 2007, o The Lisbon MBA Católica|Nova tem vindo a destacar-se pela consistência na qualidade académica, visão estratégica, desenvolvimento de competências de liderança, excelência do corpo docente e sucesso profissional dos seus graduados.
Com a acreditação Triple Crown (AMBA, EQUIS e AACSB), o The Lisbon MBA Católica|Nova integra um grupo restrito de menos de 1% dos MBAs e das escolas de negócios em todo o mundo, reconhecidas pela excelência em todas as dimensões da formação executiva.
A acreditação AMBA permite que todos os estudantes e alumni do The Lisbon MBA Católica|Nova integrem gratuitamente a comunidade global da AMBA, composta por mais de 60.000 membros, em mais de 150 países, com acesso privilegiado a oportunidades de networking, desenvolvimento de carreira e liderança de pensamento.
Esta acreditação resulta de uma avaliação rigorosa por parte de um painel internacional constituído por líderes académicos de escolas de negócios de referência. A qualidade do corpo docente, a visão estratégica do programa, o desenvolvimento de competências de liderança e os resultados alcançados pelos estudantes, são os aspetos mais destacados. O painel sublinhou ainda a forte colaboração entre as instituições parceiras – Católica-Lisbon e Nova SBE – e o apoio ativo dos respetivos diretores, bem como a ligação sólida do programa ao tecido empresarial.
Maria José Amich, diretora executiva do The Lisbon MBA, refere num comunicado: «Esta reacreditação é um reconhecimento do nosso compromisso com a inovação, o rigor académico e a formação de líderes com impacto. É uma honra fazer parte dos 2% de MBAs a nível global que alcançam este nível de excelência. Os nossos programas International MBA (full-time) e Executive MBA (part-time) distinguem-se pela forte componente internacional, ocupando o 3.º lugar a nível mundial no ranking do Financial Times, em Experiência Internacional, fruto da nossa abordagem holística, na aprendizagem com uma forte componente empreendedora e da parceria com o MIT Sloan.»
No mesmo documento, surgem declarações de Filipe Santos, diretor da Católica-Lisbon, e Pedro Oliveira, diretor da Nova: «O sucesso do The Lisbon MBA é um testemunho da força da nossa parceria e das carreiras excecionais dos nossos graduados. Juntas, a Católica-Lisbon e a Nova SBE, em colaboração com o MIT Sloan, oferecem uma experiência transformadora que reforça a presença de Portugal no mapa global da educação executiva. Mantemos o nosso compromisso de formar líderes inclusivos e orientados por propósito, capazes de transformar o mundo dos negócios e da sociedade.»
Já Andrew Main Wilson, diretor executivo da Association of MBAs and Business Graduates Association (BGA), comenta: «É com grande satisfação que confirmamos a reacreditação do The Lisbon MBA Católica|Nova. Destaco especialmente o envolvimento ativo dos alumni no programa, promovendo uma rede de contactos dinâmica e enriquecedora. É um privilégio contar com estas instituições na comunidade AMBA.»
Este marco surge num momento de crescente afirmação internacional do The Lisbon MBA Católica|Nova, que figura no Top 25 europeu nos rankings do Financial Times Global MBA 2025 e Executive MBA 2024, mantendo-se como o único MBA português presente desde 2013. O programa alcançou ainda a posição no top 20 mundial no QS Executive MBA Ranking 2025.