Já nas livrarias

«A Rapariga com Gelo nas Veias»

Texto: Redação «human» Imagem: DR

«A Rapariga com Gelo nas Veias» (ed. D. Quixote). Escrito por Karin Smirnoff, traz-nos o extremo norte da Suécia, que está a arrefecer. Na primavera, a vila de Gasskas continua debaixo de uma implacável camada de neve. À medida que as temperaturas diminuem, aumentam as tensões entre uma multinacional que explora despudoradamente os recursos naturais da região e os habitantes prudentes, que têm contas a ajustar. Uma bomba destrói uma ponte que é um local de passagem crucial. Pouco tempo depois, é assassinada uma jovem jornalista.
Entretanto, Lisbeth Salander está na sua casa de Estocolmo, a tentar preencher o vazio deixado pela sua última relação amorosa. Mas quando descobre que o seu amigo hacker Praga foi raptado e encontra a sobrinha, Svala, no patamar à sua porta, não tem outro remédio senão voltar a Gasskas – com Mikael Blomkvist a seu lado. Mikael assume a direção do jornal de Gasskas e Lisbeth tenta localizar Praga. É então que Svala desaparece, e os maiores medos de Lisbeth regressam para a assombrar.
Atraídos de novo à vila sem lei onde predadores se disfarçam de salvadores e inimigos se fingem de amigos, Lisbeth e Mikael veem-se obrigados a deslindar uma história de violência numa corrida contra o tempo.

A autora
Karin Smirnoff é uma das autoras de maior sucesso da Suécia, onde os seus livros já venderam mais de 700.000 exemplares. Nasceu em Umeå, uma pequena localidade situada no norte do país, e atualmente vive não muito longe daí; curiosamente, perto do local onde o próprio Stieg Larsson passou a infância.
Karin Smirnoff foi jornalista até que decidiu mudar de rumo e comprou uma serração. Poucos anos depois, sentiu de novo o apelo da escrita e resolveu retomá-la – desta feita sob a forma literária.
O seu romance de estreia, «Jag for ner till bror (My Brother)», foi prodigamente elogiado pela crítica, tendo sido nomeado para o prestigiado Prémio August, em 2018. No ano seguinte, Karin Smirnoff regressou às livrarias, com o romance «Vi for upp med mor (My Mother)» e em 2020 terminou a história de Jana Kippo com o livro «Sen for jag hem (Then I Went Home)». O júri que distinguiu esta aclamada trilogia com o Prémio Piraten considerou que a sua escrita trouxe algo completamente novo ao panorama literário.
Em 2021, Karin Smirnoff foi anunciada como a autora que daria continuidade à série «Millennium». de Stieg Larsson. Foi aclamada pelo livro «A Rapariga nas Garras da Águia», anterior a este novo volume.

Scroll to Top