«Empresas que inspiram – employer branding e atração de talento»

Worten: a ambição de ser uma empresa empregadora de referência

Texto: Redação «human» Fotos: DeF

Para a Worten, «o employer branding não é algo que se possa criar num único momento», começa por explicar Inês de Castro (na foto de abertura), Head of People na empresa. Ou seja: «É fruto daquilo que fazemos e vivemos na organização, deve ser o reflexo da nossa cultura e das nossas práticas. A nossa política assenta em proximidade com todas as gerações. Acreditamos que é fundamental trabalhar desde o público mais jovem até à camada de profissionais seniores. Temos vindo a construir esta aproximação, sempre com uma política que promove a diversidade e a inclusão, para chegar a todas as pessoas.»

A responsável assinala ainda: «Começámos por criar uma identidade que correspondesse ao nosso ADN, com uma comunicação jovem, irreverente, colorida e disruptiva, que cria impacto nos diferentes targets.» Para isso, têm utilizado diferentes meios de comunicação: redes sociais, canal cada vez mais relevante para as novas gerações; contactos e parcerias estratégicas com universidades, escolas, associações e instituições; participação em eventos para impactar diferentes perfis de diferentes áreas (onde contam com a participação de quem consideram «os melhores embaixadores, os colaboradores, que desempenham um papel crucial na captação de talento, seja por partilharem experiências enquanto experts numa determinada área ou a vivência enquanto colaboradores Worten», explica Inês de Castro).

Em termos de atração e seleção dos melhores talentos, Inês de Castro comenta que, «ao ritmo a que o mercado se encontra, existe um desafio generalizado», sendo que «é cada vez mais comum as pessoas não terem de sair de Portugal para empresas que operam fora, trabalhando a partir de casa com um salário superior». Isto torna o mercado de trabalho português «mais competitivo e desafiante», daí a atração de talento «necessitar de um forte investimento», assinala, para logo referir: «A nossa mensagem é que ser colaborador da Worten não é ser apenas mais um. É fazer parte de uma empresa jovem e irreverente, com uma responsabilidade que é, ao mesmo tempo, um privilégio: ver o futuro primeiro que os outros, com uma aposta forte na inovação.»

Assim, a estratégia passa por manter a Worten como «empresa atrativa para o novo talento, mas também pela retenção dos colaboradores, através de iniciativas que promovam o bem-estar e o desenvolvimento pessoal e profissional». Com uma cultura colaborativa e inclusiva, a empresa «incentiva, desde o primeiro momento, a trabalhar em equipa, a partilhar opiniões e a participar em projetos e novos desafios», explica a responsável. «E há mais benefícios, como flexibilidade horária, redução do horário e aposta contínua em formação e capacitação, entre outros, que contribuem para a integração rápida e gradual e para a retenção.»

A Worten procura transmitir diariamente na comunicação nos diferentes meios que é «uma empresa digital com lojas físicas e um toque humano». Considera a atração de talento jovem «muito importante», assim como «o desenvolvimento das «pessoas internamente». Com o programa de estágios Play Your Future, explica Inês de Castro, pretende que «os jovens se identifiquem com a forma de estar da empresa: disruptiva, tecnológica e orientada para o futuro». Play Your Future, diz, é «um conceito com nome e imagem arrojados – play é momento, agora, futuro».

Num conceito que engloba vários tipos de estágios, na duração, no target e nos objetivos, centenas de jovens integram anualmente os diferentes programas. «São uma importante fonte de contratação», explica a Head of People da Worten. «Em 2024 participaram cerca de 360 jovens nas várias modalidades. O que se pretende é que tenham uma experiência positiva e adquiram ferramentas que lhes permitam integrar a Worten ou enfrentar o mercado de trabalho.»

A responsável destaca ainda um programa de estágios internos. «Por exemplo, um vendedor de loja que termine a licenciatura em Marketing pode candidatar-se ao Play Your Future Trainee Programme e realizar um ano de estágio na Direção de Brand & Communication da Worten, mantendo o salário», explica. «No final, não havendo vaga na direção em que estagiou, terá assegurada a função de origem. Esta iniciativa contribui para a aprendizagem e o enriquecimento dos colaboradores.»

Em 2024 houve mais de 2.000 candidaturas ao Play Your Future, resultado da campanha on campus – presença física junto da comunidade estudantil – e da campanha de comunicação em várias plataformas – site de carreiras Worten, mailing list de alunos, divulgação pelos colaboradores, sites das faculdades, LinkedIn, Instagram, Tik Tok e um plano estruturado junto dos meios. Inês de Castro salienta que, «desde o lançamento em 2019, o balanço tem sido bastante positivo; é a principal fonte de atração/ retenção de talento jovem na Worten, contando com uma taxa média de retenção após o estágio de 59%».

A responsável assinala ainda que «para o talento Worten, além das hard skills de cada área, procura-se pessoas que se interessem e se sintam estimuladas por novas tecnologias, curiosas, criativas, que gostem da inovação, que estejam atentas às novas práticas e tendências emergentes do mercado, e com gosto por trabalhar em equipas multidisciplinares com enorme diversidade de perfis e de backgrounds, que são customizadas para cada necessidade ou projeto».

Nesta altura, a empresa tem vagas para o programa Play Your Future Creating Our Operational Leaders, que «pretende atrair jovens talentos com vista ao desenvolvimento acelerado de futuros líderes para as áreas operacionais», detalha, assinalando que se trata das áreas de logística e serviços técnicos de reparação; começa em setembro e prolonga-se por 12 meses, em regime full-time.

Compromisso com a formação e o crescimento

Joana Caravela, Trainee na Worten, partilha que «ao iniciar o percurso profissional procurava uma organização que proporcionasse não só aprendizagem, mas também uma visão prática e estratégica da área de recursos humanos». Na sua perspetiva, a Worten destacou-se como «uma empresa com uma cultura organizacional sólida, assente em valores como inovação, proximidade e desenvolvimento contínuo», sendo que «a aposta em talento jovem, através de programas de estágio bem estruturados, demonstrou um compromisso com a formação e o crescimento».

A jovem integrou uma equipa de Employer Branding & Engagement, o que lhe «despertou o entusiasmo por participar ativamente em iniciativas que impactam a experiência do colaborador e dos candidatos e a marca empregadora da empresa». Fala de «um acolhimento muito estruturado e humano», assinalando: «Desde o primeiro dia, senti que havia um plano pensado para a minha integração na equipa, com momentos formais de onboarding, mas também com espaço para conhecer a cultura informal da empresa. O acompanhamento próximo por parte da minha orientadora de estágio e o apoio constante da equipa e da minha buddy permitiram-me compreender rapidamente os objetivos do meu trabalho e sentir-me valorizada, mesmo sendo estagiária. Esta integração facilitou a adaptação e a motivação para contribuir ativamente com ideias e assumir responsabilidades de forma progressiva.»

Joana Caravela realça «a importância de as empresas investirem de forma genuína em programas de estágio e de talento jovem», assinalando que «a experiência na Worten tem mostrado que, quando há abertura, acompanhamento e espaço para aprender, o impacto no desenvolvimento profissional é bastante positivo». Valoriza ainda o facto de, mesmo enquanto estagiária, sentir que a sua voz é ouvida e que pode contribuir com novas ideias e iniciativas. «Esta valorização é um fator diferenciador e demonstra o compromisso da empresa com o crescimento conjunto – do colaborador e da organização», sintetiza.

»» FRASES EM DESTAQUE

A política da empresa assenta em proximidade com todas as gerações.

O programa Play Your Future teve em 2024 mais de 2.000 candidaturas.

A integração facilita a adaptação e a motivação para contribuir ativamente.

https://www.worten.pt

Scroll to Top