Nespresso promove igualdade nas origens com meta de 50% de mulheres produtoras até 2030

No Dia Internacional da Igualdade, que se assinala hoje, 26 de agosto, a Nespresso reafirma o seu compromisso com a equidade de género e o empoderamento feminino nas comunidades de café de onde provêm os seus grãos. A marca anunciou a meta de alcançar 50% de agricultores do sexo feminino nos seus programas de fornecimento, um objetivo a materializar através de iniciativas concretas e do reforço do seu programa AAA Sustainable Quality.

A Nespresso, reconhecida pela sua liderança em sustentabilidade e pela certificação B Corp desde 2022, entende que a igualdade de género é um pilar fundamental para a construção de cadeias de valor mais resilientes, justas e prósperas. Historicamente, as mulheres desempenham um papel crucial na agricultura, muitas vezes assumindo responsabilidades significativas na produção e na gestão familiar, mas enfrentam ainda barreiras sistémicas no acesso a recursos, formação e oportunidades de liderança.

Jaime de la Rica, diretor geral da Nespresso Portugal, partilha: «Na Nespresso, acreditamos que o empoderamento das mulheres na agricultura não é apenas uma questão de justiça social, mas uma alavanca essencial para a sustentabilidade e a qualidade do café que chega aos nossos consumidores. O compromisso de alcançar 50% de agricultores do sexo feminino reflete a nossa visão de um futuro onde a igualdade de oportunidades floresce nas comunidades de produção de café, desde – mais do que o grão –, a semente até à chávena. Este é um trabalho que começa nas origens, capacitando as mulheres para que assumam papéis de liderança e beneficiem em pleno do seu trabalho árduo.»

Compromisso enraizado na sustentabilidade e na qualidade AAA

A Nespresso tem vindo a integrar a perspetiva de género nas suas operações e programas, com foco particular no programa AAA Sustainable Quality, que já abrange mais de 168.550 agricultores em 18 países. Lançado em 2003, em colaboração com a Rainforest Alliance, este programa é um pilar central da estratégia da marca, que garante não só a qualidade do café, mas também a sustentabilidade ambiental e social nas origens.

Para atingir a meta de 50% de agricultores do sexo feminino, a Nespresso propõe-se a intensificar ações que contribuam para empoderar e capacitar mais mulheres, como formação específica e adaptada, focada em técnicas agrícolas avançadas, gestão e literacia financeira, e liderança; acesso a recursos essenciais, como terra, mão de obra ou créditos; e parcerias estratégicas, através do reforço de colaborações com organizações locais e internacionais.

«Uma estratégia de sustentabilidade corporativa foca-se também, em qualquer empresa, na igualdade e diversidade, e a Nespresso não é uma exceção», realça Jaime de la Rica.

Este compromisso com a igualdade de género alinha-se com a visão mais ampla da Nespresso de criar valor partilhado em toda a sua cadeia de valor, desde o fornecimento de café até à reciclagem de cápsulas. A marca, que em 2024 atingiu 37% de taxa de reciclagem global e 33% em Portugal, com o objetivo de duplicar este valor até 2030, continua a investir em práticas sustentáveis e inclusivas, reconhecendo que um futuro mais sustentável está intrinsecamente ligado a um futuro mais equitativo.

A Nestlé Nespresso

A Nestlé Nespresso é pioneira e a maior referência para café premium em cápsulas. A empresa trabalha com mais de 168.550 agricultores em 18 países através do seu programa AAA Sustainable Quality para incorporar práticas de sustentabilidade nas culturas e nas paisagens circundantes. Lançado em 2003, em colaboração com a Rainforest Alliance, o programa tem como objetivo melhorar o rendimento e a qualidade das colheitas, garantindo um fornecimento sustentável de café de alta qualidade, melhorando a subsistência dos agricultores e das suas comunidades. 

Em 2022, a Nespresso conquistou a certificação B Corp, juntando-se a um movimento global de mais de 9.700 empresas que movem o seu negócio com um propósito que cumpre os standards elevados B Corp de responsabilidade social, ambiental e de transparência.

Sediada em Lausanne, na Suíça, a Nespresso está presente em 96 países e tem mais de 14.000 colaboradores. Em 2024, a marca tinha uma rede global de retalho de 818 boutiques.

Scroll to Top