Da gestão tradicional à transformação estratégica na era digital. Num mundo onde a educação evolui a um ritmo sem precedentes, o diretor de formação deixa de ser apenas um gestor de cursos. Hoje, assume o papel de líder visionário, capaz de antecipar tendências, integrar inovação pedagógica e impulsionar uma cultura de aprendizagem contínua.
Texto: Jair Ferreira Imagem: Freepik
Porque é que este papel é tão crítico ao dia de hoje? A era digital e as mudanças sociais aceleradas desafiam os modelos tradicionais de ensino. O século XXI exige competências como pensamento crítico, criatividade, colaboração e fluência digital – atributos que não se constroem apenas com métodos convencionais. É aqui que entra o diretor de formação: um agente estratégico que orienta a mudança, cria experiências relevantes e transforma o processo de aprender.
Inovação pedagógica na prática
Para dar resposta a estas exigências, é fundamental adotar metodologias que promovam a aprendizagem ativa, que coloca o aluno no centro do processo, incentivando o protagonismo e a resolução de problemas reais; as metodologias híbridas, que combinam o ensino presencial e remoto com flexibilidade e foco na aprendizagem por projetos; a gamificação e o design instrucional (a arte e a ciência de criar materiais e ambientes de aprendizagem que auxiliem os formandos a adquirir novos conhecimentos, competências e atitudes), que tornam o processo mais envolvente, despertando o interesse e a motivação dos formandos; e, claro, a formação baseada em competências, que se concentra no desenvolvimento prático de habilidades e atitudes, indo além da mera transmissão de conteúdo.
Além disso, o diretor de formação deve fomentar o uso estratégico de tecnologias educacionais, como plataformas adaptativas, inteligência artificial (IA) e recursos multimodais, para enriquecer o processo de ensino-aprendizagem. O acompanhamento e a formação contínua dos formadores são outros pilares fundamentais para garantir que essas inovações sejam implementadas de forma ética, eficaz e alinhada às diretrizes educacionais.
Atrevo-me a dizer que o diretor de formação não é apenas um gestor, mas sim um líder inspirador. Ouve professores e alunos, incentiva a experimentação, aceita o erro como parte do processo e cria uma cultura colaborativa. Em suma, é o arquiteto de uma educação transformadora, alinhada com as exigências do futuro.

Jair Ferreira, Diretor de Formação do Cesae Digital
O Cesae Digital renasceu em julho de 2020 no quadro dos novos desafios tecnológicos e sociais da digitalização. Estes desafios recomendam a criação de um centro de formação capaz de responder às necessidades de qualificação dos recursos humanos, indispensáveis para a afirmação de uma estratégia sustentável de crescimento económico e de coesão social. Este tipo de infraestrutura constitui um instrumento de política pública orientado para a manutenção e a melhoria das condições de empregabilidade dos ativos empregados e desempregados e para o desenvolvimento da competitividade na economia.
Assim, o Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) e a Associação Empresarial de Portugal (AEP) acordaram a criação de um centro protocolar, o Cesae Digital – Centro para o Desenvolvimento de Competências Digitais, outorgado por protocolo entre ambas as entidades, publicado na portaria 169/2020, de 10 de julho.
O foco do Cesae Digital é promover a combinação de experimentação com inovação contínua como instrumento para o desenvolvimento das competências digitais e a adaptação a um ambiente tecnológico em constante transformação.