Número 156, julho-agosto de 2025

A edição 156 de «human» tem em destaque o employer branding e a atração de talento, com um dossier especial que inclui 13 empresas na partilha dos seus casos de sucesso neste âmbito. São casos inspiradores que marcam seguramente um tempo que gradualmente percebemos ser de mudança, para um mundo corporativo de maior valorização das pessoas e de empenho na construção de soluções capazes de sustentar ambientes muito atrativos em termos de trabalho.

Este dossier ocupa boa parte da edição, mas os destaques não se ficam por aqui. Deixamos a nota sobre três outras secções. Primeiro, uma em que percebemos como os benefícios extrassalariais se assumem como um fator de competitividade das empresas na busca pelo talento. Depois, os desafios ligados a saúde e segurança no trabalho (SST) que se colocam ao mundo corporativo e novas propostas que surgem a este nível, pensando em condições de trabalho que ponham as pessoas no centro da equação. Finalmente, diversas partilhas sobre soluções de outsourcing onde as empresas encontram respostas a muitos desafios da sua atividade e ao mesmo tempo se aposta no capital humano, valorizando a eficácia e inovação.

Outras secções habituais, com inúmeros protagonistas do mundo da gestão das pessoas, marcam presença numa edição a descobrir e seguramente para guardar.

Resumo da edição

– Editorial: António Manuel Venda

– Zoom: Spotlight/ Best Of/ Flash Interview (Ana Côrte-Real, da Porto Business School)/  Em Síntese/ Evento (Top Board Meeting)/ Dicas (Talento tecnológico)/ Web/ Livros/ Agenda

– Primeira Opinião: Cristina Duarte/ Mafalda Salema Garção, da Mercer

– Dossier «Empresas que inspiram – employer branding e atração de talento»

. Angelini Portugal

. Clan

. Cofidis Portugal

. CTT

. Doutor Finanças

. Grupo Ageas Portugal

. Milestone

. novobanco

. Olisipo

. Savills Portugal

. Worten

. Zome

. Zurich Portugal

– Reportagem: Benefícios extrassalariais

– Inspire Talent: Carla Carvalho, da JCDecaux

– Especial: Outsourcing

– Em Direto: Natália Puchala, da corporate benefits

– Em Foco: Saúde e segurança no trabalho

– Timeline: Maria Tavares Leal, do Santander

– Lifestyle: Agroturismo (Vumba)/ Restaurantes (Citrus, Portugália)

– Última Página: Rui Nascimento Alves, da Lusitania e da Lusitania Vida

Para adquirir esta edição da revista «human», envie por favor um e-mail com o seu pedido (geral@human.pt). Se preferir assinar a revista, pode fazê-lo aqui.

Edições anteriores

Estatuto editorial

A revista «human» é uma publicação mensal de informação e conhecimento no domínio da gestão, com particular enfoque na gestão das pessoas nas organizações. Faz parte de um projeto mais amplo, o projeto «human», que começou a tomar forma no dia 17 de novembro de 2008 com a colocação on-line do respetivo portal.

A revista destina-se a cargos médios e superiores da gestão de recursos humanos, cargos de direção geral, financeira e jurídica em pequenas e médias empresas (PME), formadores e consultores, professores universitários e estudantes da área.

As opções editoriais da revista (que pertence a uma empresa privada, a Just Media) são definidas pelo diretor, em conjunto com um conselho editorial. Têm por base uma postura independente de orientações políticas, religiosas, culturais ou económicas, com respeito pela diversidade, consciência ética e responsabilidade social. Os conteúdos são produzidos por uma equipa jornalística e ainda por diversos colaboradores que têm como característica principal o facto de abordarem temas sobre os quais detêm um conhecimento marcado sobretudo pela ligação ao mundo das organizações.

A «human» tem uma preocupação especial em apresentar exemplos de boas práticas na gestão das pessoas nas organizações, sem que isso signifique que deixe de marcar a sua opinião crítica em relação àquilo que considere justificável. Apesar de vocacionada para o domínio da gestão, em especial para a gestão das pessoas nas organizações, tem também espaço para temas de âmbito cultural e de lazer.

Scroll to Top