A multinacional espanhola de gestão de recursos humanos Eurofirms – People First encerrou o ano de 2024 com um recorde histórico de faturação, de 619 milhões de euros. Além de representar um crescimento significativo – 13% face ao ano anterior –, este valor representa um marco ao ultrapassar amplamente a barreira dos 600 milhões de euros, reafirmando assim a solidez da Eurofirms. Presente em Espanha, Portugal, Itália, França, Chile, Brasil e Peru, o grupo obteve um aumento de 22% na margem bruta e de 71% no EBITDA (resultados antes de juros e amortizações) em relação a 2023.
Estes resultados surgem no seguimento da implementação de uma estratégia focada no crescimento eficiente e na diversificação, pilares fundamentais que permitiram à Eurofirms reforçar sua liderança no sector e continuar a evoluir num mercado cada vez mais competitivo. O crescimento da empresa também se deve a um plano estratégico que prioriza a expansão comercial e a diversificação das suas linhas de negócio.
Miquel Jordà, chief executive officer (CEO) e proprietário da Eurofirms – People First, assinala: «Em 2024 consolidámos o plano estratégico iniciado no ano anterior, fortalecendo nossa presença internacional e apostando na inovação e na excelência como pilares fundamentais para o nosso crescimento.»
Nesse sentido, o CEO reforça que o enfoque no «People First», que faz parte da cultura organizacional do grupo há mais de 30 anos, é fundamental para compreender esse crescimento. «Colocar as pessoas no centro permite-nos oferecer uma experiência excelente tanto para clientes como para candidatos, ajudando-os a dar o melhor de si, fomentando ambientes colaborativos e, assim, alcançar melhores resultado, refere, para logo acrescentar: «Desenvolver ambientes saudáveis e focar nas pessoas, com valores e propósitos compartilhados, é essencial para potenciar o talento das empresas e gerar um impacto positivo real na sociedade.»
Portugal é o mercado mais expressivo depois de Espanha
Presente em Portugal desde 2013, a Eurofirms conta com 21 escritórios distribuídos por todo o território nacional. Em termos de faturação, Portugal apresenta um resultado de vendas de 87 milhões euros em 2024, o que representa um crescimento de 23% quando comparado com 2023. Ainda face ao ano anterior, sublinha-se ainda um aumento de margem bruta de 27% e de 24% no EBITDA. Portugal assume-se assim como o mercado mais expressivo e com maior potencial de crescimento depois de Espanha.
Anne Sophie, diretora financeira do Eurofirms Group em Portugal, sublinha: «Estes resultados refletem o esforço contínuo da nossa equipa em oferecer soluções de valor acrescentado aos nossos clientes e candidatos, assim como a gestão eficiente de recursos. Este crescimento sustentável demonstra a solidez do nosso modelo de negócio em Portugal, que se consolida como uma das geografias mais promissoras do grupo.»
Expansão internacional e crescimento da equipa
O Eurofirms Group consolidou o seu crescimento tanto em capital humano quanto em presença territorial, impulsionando a sua expansão com a abertura de novos escritórios e o reforço da sua equipa. Em 2024, a empresa já se aproximava das 1.400 pessoas, um marco que reflete a firme aposta no talento e a estratégia de expansão a nível global.
Além disso, no último ano, a Eurofirms consolidou a presença nos diferentes países onde atua, reforçando a sua estrutura com novas delegações estrategicamente localizadas para acompanhar a crescente procura pelos serviços oferecidos. Graças a esta rede, o grupo posiciona-se como um aliado estratégico na gestão de talento, capaz de responder às necessidades de clientes de todos os sectores, disponibilizando soluções personalizadas e eficientes, adaptadas aos desafios do mercado de trabalho atual. Ao mesmo tempo, reforça o compromisso com as pessoas, facilitando a sua inclusão no mercado de trabalho e contribuindo para a construção de um ambiente de trabalho mais acessível, diverso e sustentável.
Integração da IA: inovação ao serviço das pessoas
A inovação está no ADN da Eurofirms e é uma das alavancas essenciais para o crescimento da empresa. Neste mesmo ano, a empresa desenvolveu soluções avançadas de inteligência artificial (IA) para otimizar os processos de seleção e melhorar a eficiência em todas as suas áreas. Essa integração tecnológica vem acompanhada de uma perspetiva humanista, voltada para minimizar os vieses algorítmicos. Seguindo a filosofia «People First», na empresa a tecnologia é sempre implementada ao serviço das pessoas e do seu bem-estar.
Um exemplo claro é a implementação da IA Generativa em parceria com a Telefónica Tech para aprimorar os processos de seleção e aumentar a eficácia, a produtividade e a agilidade operacional. Com recurso a esta tecnologia, que analisa mais de 20 critérios-chave dos candidatos, a Eurofirms otimiza a precisão na identificação de talentos, garantindo ao mesmo tempo processos de seleção justos, inclusivos e livres de desvios.
A iniciativa reforça o compromisso da empresa com a inovação como motor de crescimento, consolidando o seu posicionamento e a oferta de soluções cada vez mais especializadas e adaptadas às necessidades do mercado.
A Eurofirms – People First
O Grupo Eurofirms é a primeira multinacional espanhola de gestão de talento. Desde a sua fundação, em 1991, que assume como missão ajudar as pessoas a encontrar emprego e as empresas a encontrar colaboradores, colocando em prática uma abordagem simples, mas transformadora: «People first». As pessoas e o seu bem-estar são a prioridade e o epicentro da cultura da Eurofirms, que, partindo de um modelo de liderança assente nestes valores, procura a melhor combinação entre candidatos e empresas. No seguimento desta aposta, a empresa é uma das finalistas dos Weelbeing Awards.
Com uma presença internacional crescente, o grupo conta com uma rede de mais de 150 delegações, em Espanha, Portugal, Itália, França, Chile, Brasil e Peru, onde providencia soluções de trabalho temporário, seleção de pessoal, outplacement, outsourcing e desenvolvimento pessoal na maioria dos sectores. Através da Fundação Eurofirms, tem promovido a integração de pessoas com algum tipo de deficiência ou incapacidade no mercado de trabalho, contribuindo para uma sociedade mais justa e equitativa, onde o talento está acima de qualquer limitação. Juntamente com a Eurofirms e a fundação, as filiais Claire Joster – dedicada a recrutamento especializado e headhunting – e CornerJob – um marketplace que reúne ofertas geolocalizadas – formam o conjunto de entidades que integram o grupo.