A ANA – Aeroportos de Portugal, líder no sector aeroportuário no nosso país, tem desde a sua fundação desempenhado um papel crucial no desenvolvimento da infraestrutura aeroportuária, garantindo a conectividade e a mobilidade de milhões de passageiros anualmente.
Texto: Redação «human» Fotos: DR
A empresa emprega cerca de 1.200 colaboradores, distribuídos por 10 aeroportos em várias localizações em Portugal, incluindo Lisboa, Porto, Faro, Madeira e Açores. Além disso, faz parte do grupo VINCI, que emprega mais de 270 mil pessoas globalmente.
Isabel Heitor, a Diretora de Pessoas e Cultura, começa por referir que «para atrair e reter talento, a aposta é em várias frentes». Ou seja: «Oferecemos um ambiente de trabalho inclusivo e diversificado, com oportunidades de desenvolvimento profissional contínuo. Implementamos programas de formação e capacitação, além de benefícios competitivos que incluem planos de saúde e bem-estar. A nossa política de flexibilidade laboral, que inclui opções de trabalho remoto, também é um fator chave na retenção de talentos.»
Segundo a executiva, a empresa consegue diferenciar-se porque «é detentora de muito conhecimento único, com equipas muito experientes que transferem esse conhecimento». Acresce algo fundamental: «Estamos inseridos num grupo multinacional com diversas áreas de negócio, onde é possível promover a mobilidade funcional, geográfica, nacional e internacional. No grupo, existe uma enorme diversidade de funções e possibilidade de carreiras à medida de cada um. Apostamos no desenvolvimento das pessoas, fomentando a individualização e o maior ajuste possível às necessidades de cada uma», explica Isabel Heitor.
Isabel Heitor, Diretora de Pessoas e Cultura da ANA – Aeroportos de Portugal, assinala que na empresa valorizam a diversidade e a inclusão e estão sempre à procura de pessoas que tragam novas perspetivas e ideias para a equipa, com ética e respeito pelo outro.

Gestão de pessoas, novas tecnologias e sustentabilidade
A responsável partilha ainda o facto de integrarem os desafios da gestão de pessoas e das novas tecnologias «através de uma abordagem holística». E detalha: «Utilizamos ferramentas de IA [inteligência artificial] para otimizar processos de recrutamento, gestão de desempenho e análise de dados de recursos humanos. Estas tecnologias permitem-nos tomar decisões mais informadas e melhorar a experiência dos colaboradores.»
A empresa procura profissionais «que sejam inovadores e comprometidos, e que partilhem os seus valores de excelência, integridade e responsabilidade», diz Isabel Heitor, acrescentando ainda que valorizam a diversidade e a inclusão e estão sempre à procura de pessoas que tragam novas perspetivas e ideias para a equipa, com ética e respeito pelo outro. Destaca ainda a importância dada ao bem-estar dos colaboradores: «Implementámos consultas de psicologia, sessões e programas de gestão de stress, atividade física, literacia financeira e literacia digital, e promovemos campanhas de sensibilização para criar um ambiente de trabalho saudável e equilibrado. Para além do programa To Care, com ações dirigidas para os diferentes pilares, financeiro, emocional, físico e família, lançámos recentemente o programa Next Level, que incluiu atividades dedicadas ao nosso lado ‘b’, como workshops de cerâmica.»
Uma reflexão final sobre sustentabilidade, «um pilar central da estratégia empresarial» da ANA – Aeroportos de Portugal: «Estamos comprometidos em reduzir a nossa pegada ambiental através de iniciativas como a utilização de energia renovável, a gestão eficiente de resíduos e a promoção de práticas sustentáveis entre os nossos colaboradores e parceiros. Além disso, temos um impacto positivo na sociedade ao criar empregos e contribuir para o desenvolvimento económico das regiões onde operamos. A nossa estratégia de sustentabilidade inclui também ações de responsabilidade social, como programas de apoio à comunidade e projetos de inclusão social.»
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»» DESTAQUES
40% A percentagem de mulheres em cargos de liderança, um valor que segundo Isabel Heitor reflete o compromisso da empresa com a igualdade de género e a promoção da diversidade no local de trabalho.
90% As metas de sustentabilidade foram cumpridas em 90% em 2024. Para a Diretora de Pessoas e Cultura da empresa é um indicador que demonstra «o empenho em alcançar objetivos ambientais e sociais, reforçando a posição como empregador de referência».
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»» DISTINÇÕES
– «Randstad Employer Brand Research», da Randstad: integra o ranking
– «Empresa de Excelência para Trabalhar em Portugal», da revista «human»

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»» A EMPRESA
ANA – Aeroportos de Portugal
Sede: Lisboa
Atividade: Gestão e Operação de Aeroportos
Número de colaboradores: Aproximadamente 1.200 na ANA (mais de 20 mil na VINCI Concessions e mais de 270 mil na VINCI)
Média de idades: 48 anos
Antiguidade média: 22 anos
Colaboradores em trabalho remoto: 20% (do total); e 70% dos trabalhadores com funções compatíveis
Site: www.ana.pt