A Padaria Portuguesa

Criar uma experiência de trabalho diferenciadora

Texto: Redação «human» Fotos: DR

Susana Rosa, a Chief People Officer (CPO) d’A Padaria Portuguesa, conta que desafiaram a tendência de uma altura em que os lisboetas se afastavam das padarias tradicionais para comprar pão em grandes superfícies e devolveram à cidade um conceito de proximidade, qualidade e acolhimento. Hoje é uma das marcas mais reconhecidas no sector da restauração em Portugal, com 84 lojas, duas fábricas, um centro logístico e a sede, onde se concentram as equipas de suporte ao negócio. Com cerca de 1.000 colaboradores, «a operação organiza-se em quatro áreas-chave – Lojas, Fábricas, Logística e Sede –, trabalhando em sinergia para garantir a excelência dos produtos e do serviço», partilha a responsável.

Susana Rosa assinala ainda: «Um dos elementos que melhor define a nossa identidade empresarial é termos a cadeia de valor completamente integrada. Compramos diretamente as matérias-primas, transformamo-las nas nossas duas fábricas, distribuímo-las diariamente através do nosso centro logístico e entregamos, nas nossas lojas, produtos frescos e preparados no próprio dia, que chegam diretamente aos clientes. Esta estrutura integrada permite-nos garantir elevados padrões de qualidade, frescura e eficiência, e reforça a proximidade com quem nos visita todos os dias. É um modelo operacional exigente, mas que representa um fator diferenciador e um dos grandes segredos da consistência da nossa oferta. Ao longo destes 15 anos, crescemos com consistência e propósito, guiados por um compromisso contínuo com a qualidade, a inovação e, acima de tudo, com as nossas pessoas.»

A estratégia da empresa para atrair e reter talento «assenta em pilares sólidos e integrados que promovem o crescimento individual e coletivo», diz a CPO. E logo acrescenta: «Acreditamos que o crescimento da marca só é possível com o crescimento das nossas pessoas. Por isso, a nossa estratégia de gestão de talento é uma prioridade viva e constante – refletida, por exemplo, na Academia de Formação, criada em 2018 e certificada pela DGERT. Valorizamos a progressão interna como motor de motivação e reconhecimento: mais de 70% dos nossos líderes operacionais começaram os seus percursos connosco em funções de operadores de loja e de produção. Queremos que todos os colaboradores sintam que há espaço para crescer – e criamos as condições para que isso aconteça.» Programas como o «Constrói o Teu Futuro Connosco», direcionado a jovens em início de carreira, ou o «Mãos na Massa», pensado para quem deseja ter uma experiência na restauração e futuramente integrar o sector, são exemplos da estratégia de recursos humanos, que em janeiro deste ano lançou o «Na Padaria Portuguesa o Talento não escolhe idades», que valoriza e acolhe profissionais com mais de 55 anos.

«Na nossa gestão de pessoas, damos prioridade ao investimento no bem-estar e no equilíbrio pessoal. Todos os colaboradores efetivos têm acesso a seguro de saúde, independentemente da carga horária, e temos vindo a implementar políticas de compensação justas e competitivas, com sistemas de remuneração variável e de benefícios, como por exemplo o desconto de 50% para colaboradores em produtos da marca, ou valorizando os colaboradores pelo seu mérito, com destaque para o Colaborador do Mês – tornando cada colaborador um verdadeiro embaixador da marca», partilha ainda a responsável, que refere inclusive outras iniciativas, como o movimento «Vamos Correr com a Sónia», liderado por uma das operadoras de cozinha e que promove a saúde, o bem-estar físico e o espírito de equipa. «Acreditamos num ambiente de trabalho onde a diversidade, a inclusão e a justiça nas oportunidades são práticas diárias – e procuramos que cada colaborador sinta que faz parte da nossa estratégia e da nossa história enquanto marca», diz Susana Rosa. Destaca ainda o programa «Dar a Mão», um programa de responsabilidade social interna criado para apoiar os colaboradores e as suas famílias em momentos de maior fragilidade. Este programa atua nos pilares de saúde, apoio financeiro, bem-estar social e psicológico, funcionando como uma rede de apoio sólida e confidencial. «É um reflexo claro da nossa cultura de proximidade, empatia e responsabilidade, e o nosso objetivo é que cada colaborador sinta que está numa empresa que o escuta e cuida, onde é possível crescer com dignidade e ambição», diz. «A Padaria Portuguesa é mais do que uma marca – é uma comunidade –, e a nossa força de trabalho é atualmente composta por 24 nacionalidades, integrando perfis diversos – jovens em início de carreira, seniores com um percurso valioso, pessoas com necessidades especiais.»

Uma missão de responsabilidade coletiva

A Padaria Portuguesa tem o tema da sustentabilidade profundamente enraizado na forma de estar e operar. «Trabalhamos com foco na responsabilidade social, ambiental e económica», partilha a CPO, assinalando que isso se traduz em ações concretas. Todos os meses doam produtos alimentares a instituições sociais com que têm parcerias ativas em todo o país, sendo a Refood uma das primeiras. E promovem uma abordagem integrada de economia circular, reaproveitando excedentes das lojas para desenvolver novos produtos: as borras de café orgânico transformam-se em cogumelos (que usam nas empadas), as cascas de laranja dão origem à compota caseira e a casca de maçã dos sumos resulta em farinha desidratada que dá origem a vários produtos de pastelaria. Na fábrica de Marvila foram instalados painéis fotovoltaicos para reduzir o consumo energético, e privilegia-se o contacto com produtores nacionais. O café é orgânico e foi desenvolvido em exclusivo com a Delta, garantindo qualidade e compromisso ambiental. «Trabalhamos com rigor na segurança alimentar, uma bandeira da marca, e investimos continuamente para garantir padrões elevados e fiáveis. Sabemos que somos um empregador de referência e temos consciência do nosso impacto em termos de emprego, mobilidade social e inclusão. Por isso, a nossa missão é também uma missão de responsabilidade coletiva», sintetiza Susana Rosa.

+35.000 Mais de 35.000 horas de formação anual é um dado que revela «o compromisso com o crescimento interno, com a aprendizagem contínua e com a progressão de carreira», partilha Susana Rosa, e assinala: «Investir em formação é investir na qualidade do serviço e no futuro das equipas.»

40 A Padaria Portuguesa faz doação de cerca de 40 toneladas de produtos todos os meses, num compromisso com a sociedade e com a luta contra o desperdício alimentar. «Trabalhamos todos os dias para alimentar, cuidar e partilhar, e sabemos que este impacto social faz parte do nosso propósito», diz a responsável.

– «Prémios da Compensação», da Coverflex: distinção para a Chief People Officer Susana Rosa como «Embaixadora da Inovação de Pessoas 2025»

– «Empresa de Excelência para Trabalhar em Portugal», da revista «human»

A Padaria Portuguesa

Sede: Lisboa

Atividade: Restauração

Número de colaboradores: 1.052 (59% mulheres, 41% homens)

Média de idades: 32 anos

Antiguidade média: 3 anos

Colaboradores em trabalho remoto: 6% em regime de trabalho híbrido

Site: www.apadariaportuguesa.pt

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