A Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa | Nova FCT, anunciou o lançamento de uma nova licenciatura em Engenharia de Comunicações e de Informação (LECI) que começa já no próximo ano letivo de 2025/2026. A cargo do Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores (DEEC) da faculdade, a nova formação conta com a colaboração estratégica de um conjunto de empresas destacadas no mercado, como Axians, Cisco, GMV, Meo, Nokia, NOS e a Vodafone, para o financiamento integral das propinas dos 20 alunos admitidos. Este acordo vigorará nas três primeiras vezes da licenciatura.
O novo curso foi desenhado com um plano de estudos inovador, criado à medida das necessidades do sector tecnológico, abrangendo áreas como consultoria, operação de redes e desenvolvimento de soluções tecnológicas. Com este modelo, a Nova FCT procura identificar e atrair os melhores alunos, selecionando-os com base no mérito académico.
Além do financiamento, as empresas parceiras procuram partilhar casos reais de aplicação na formação dos alunos, tendo ainda o objetivo de identificar e captar o talento após a conclusão do curso. Para tal, estão previstas sessões semestrais abertas a todos os estudantes, onde as empresas apresentarão os seus projetos inovadores, fomentando o interesse e o networking entre estudantes e empregadores.
Rodolfo Oliveira, professor coordenador da nova licenciatura, assinala: «Esta nova formação representa uma abordagem diferenciadora ao ensino da engenharia, aliando uma formação académica de excelência às necessidades reais do sector. Com o apoio das empresas, conseguimos proporcionar condições únicas aos nossos alunos, preparando-os para os desafios do futuro, com um forte incentivo à inovação e à empregabilidade.»
Este modelo reforça a ligação entre a universidade e o sector empresarial, promovendo a formação de profissionais altamente qualificados e preparados para integrar o mercado de trabalho. Com a iniciativa, pretende-se criar mais oportunidades de desenvolvimento profissional para os estudantes, garantindo que possam construir carreiras de sucesso em Portugal, contribuindo para o crescimento das empresas e da economia nacional.
Mais informações aqui.