O BNP Paribas acaba de anunciar a nomeação de Diogo Malato Moura (na foto) como head of corporate and institutional banking front office em Portugal, com efeitos a partir de janeiro de 2025. A nova função inclui a coordenação das áreas de Global Banking e Financial Institutions Coverage (FIC), consolidando a posição de Portugal como um dos principais hubs internacionais do grupo e reforçando a sua aposta no mercado local, com uma oferta centralizada.
Para além das novas responsabilidades, Diogo Malato Moura continuará a liderar a área de Global Markets, cargo que ocupa desde 2017, e supervisionará as atividades locais das três linhas de negócio de CIB (Corporate and Institutional Banking). A sua promoção visa garantir uma abordagem integrada dos negócios do CIB no país e fortalecer ainda mais a ligação com as restantes regiões onde o banco opera.
O responsável assinala: «Portugal tem-se afirmado como uma peça central na estratégia global do BNP Paribas. O nosso compromisso com o talento, a inovação e a excelência tem sido determinante para o impacto das nossas operações globais. Liderar uma equipa de mais de 750 profissionais é uma oportunidade única para impulsionar o papel da nossa companhia, tanto a nível local como internacional.»
Com um percurso sólido no sector bancário, Diogo Malato Moura iniciou a sua carreira na banca de investimento em Portugal, tendo ingressado no BNP Paribas Securities Services em 2005. Ao longo dos anos, liderou projetos internacionais focados no desenvolvimento de serviços quantitativos para o sector de gestão de ativos. Em Portugal, a sua liderança na área de Global Markets tem sido marcada por um crescimento significativo, com a equipa a atingir 350 colaboradores e a ampliar a relevância das operações globais conduzidas a partir de Lisboa.
O BNP Paribas é reconhecido como um dos principais empregadores no sector financeiro em Portugal, destacando-se pela maior sala de mercados do país, com várias equipas envolvidas em projetos internacionais de grande escala. Para 2025, o banco prevê o recrutamento de 80 profissionais altamente qualificados, solidificando ainda mais a posição de Portugal como um centro de excelência, ao serviço das áreas de negócio globais do grupo.
Em 2023, o BNP Paribas foi reconhecido pela Euromoney como líder em banca de investimento em Portugal, com destaque nas transações de obrigações do Estado Português, operações de fusões e aquisições, obrigações do sector privado e intermediação de derivados financeiros. Globalmente, o banco recebeu 13 Euromoney Awards for Excellence em 2024, em diversas categorias.
Presente em Portugal desde 1985, o BNP Paribas tem hoje mais de 9.000 colaboradores, distribuídos pelas 10 empresas do grupo estabelecidas no país. A presença estende-se ainda a 11 centros de excelência que prestam serviços de valor acrescentado aos vários países onde o Grupo BNP Paribas opera.