A Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (NOVA FCSH) reafirma o seu compromisso com a transformação digital e está a aceitar candidaturas para o Programa de Competências Digitais. Este curso gratuito faz parte do consórcio «Digital Sul + Ilhas» e é financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
Destinado a licenciados e estudantes das áreas não CTEAM (Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática) que residem em Portugal, os cursos abrangem formações em literacia da informação digital, criação de conteúdos digitais, comunicação digital e cidadania e soluções de base tecnológica.
Com esta iniciativa, a NOVA FCSH, em conjunto com os seus parceiros, não só expande a sua oferta educativa como também promove a literacia digital e a cibersegurança, áreas cruciais na sociedade contemporânea, contribuindo para a capacitação digital dos cidadãos e o fortalecimento da economia digital. Os participantes terão a possibilidade de adquirir competências essenciais para enfrentar os desafios do mercado de trabalho digital em rápida transformação.
Desenvolvido ao abrigo do PRR, o Programa de Competências Digitais é gratuito, mas de inscrição obrigatória. Os cursos podem ser frequentados de forma isolada, como microcredenciações, ou agrupados para formar uma pós-graduação em competências digitais de 30 ECTS.
O consórcio «Digital Sul + Ilhas», do qual fazem parte a Universidade Nova de Lisboa (incluindo NOVA FCSH, NOVA IMS e NOVA FCT), a Universidade do Algarve, a Universidade de Évora, a Universidade da Madeira, a Universidade dos Açores e o Instituto Superior de Ciências da Saúde Egas Moniz, visa capacitar os participantes com as habilidades digitais essenciais para um mercado de trabalho em rápida evolução.
As candidaturas para esta fase estão abertas até 19 de janeiro de 2025 e podem ser feitas no site da NOVA FCSH, aqui.