CUPRA Terramar

Quando a ambição se torna realidade

Texto: Redação «human» Foto: DR

Em 2018 nasceu uma nova marca cheia de ousadia, numa combinação de emoção, design e desportivismo como princípios inabaláveis. Foi o início da história da CUPRA, com a sua apresentação ao mundo no Circuito Terramar em Sitges, perto de Barcelona. Agora, seis anos depois, o histórico circuito dá nome ao novo herói de uma nova era com o lançamento do CUPRA Terramar. O novo SUV desportivo da marca está aqui, fruto de um percurso em que a ambição se tornou realidade. Jorge Diez, diretor de design da CUPRA, descreve a criação de um modelo que redefine o que um SUV pode oferecer em termos de emoção, performance e design.

Deixamo-lo a seguir em discurso direto, a partir de uma breve entrevista.

**

Em que se inspiram os designers para criar um automóvel como o CUPRA Terramar?

Para algumas pessoas, o design responde à funcionalidade; para nós, persegue as emoções. Nesse sentido, na CUPRA sempre apostámos em inspirar o mundo a partir de Barcelona, mas com este modelo, que leva no nome «terra» e «mar», fomos além. Como designers, a inspiração vem não só da incrível arquitetura e do espírito de design de Barcelona, mas também da influência da cultura mediterrânica, cheia de vida, e do carácter das suas gentes. Ao combiná-la com a nossa filosofia de design, conseguimos uma forma de expressão mais autêntica. Assim, quisemos enfatizar este ponto onde a terra se encontra com a potência elementar do mar.

As dimensões destacam-se bastante, mas sem abdicar das proporções desportivas. Como conseguiram isso?

Gostamos de desafios. Temos a competição no ADN e, como acontece na America’s Cup, para nós não existe segundo lugar, nem no design. Por isso, concebemos uma das arquiteturas mais procuradas no mercado: um SUV de 4,5 metros com um design arrojado e repleto de confiança. Quisemos misturar a altura e essas dimensões maiores típicas dos SUV com uma abordagem musculosa, com linhas de grande contraste, próprias dos nossos designs mais desportivos. A dianteira, por exemplo, tem um capot alongado e alto, com um aspeto orgulhoso e determinado, desenhado em forma de V até à parte inferior da grelha, para lhe conferir dinamismo. A traseira do automóvel culmina com uns ombros firmes que lhe conferem um carácter ousado. No final, tudo gira em torno das linhas e superfícies.

O que nos dizem essas linhas e superfícies?

As linhas do CUPRA Terramar falam com voz própria, mostrando um forte carácter que transmite determinação focada. Combinam-se com superfícies sensuais que refletem o nosso espírito emocional e a inspiração humana no design. Ao longo da secção lateral inferior do carro, criámos o que chamamos Rocker Wave, uma linha sensual ascendente parecida com uma onda que eleva o carro, dando-lhe uma personalidade única. A definição forte da parte dianteira, com o nosso nariz de tubarão proeminente, e a traseira, com superfícies afiadas e em negativo, evoca uma poderosa sensação de tensão.

Como contribuirá o CUPRA Terramar para o design da CUPRA?

O CUPRA Terramar pretende maximizar as emoções, com um design arrojado, proporções desportivas e esse aspeto determinado que o caracteriza e que coloca a CUPRA num dos segmentos de maior crescimento na Europa. Adotando a nova linguagem de design da marca, materializámos a explosão de um ADN 100% CUPRA, que pode ser visto no uso dos nossos detalhes em tom cobre ou na assinatura luminosa da marca com três triângulos, que dá segurança ao olhar. O resultado é este SUV desportivo eletrificado altamente emocional, com um design impactante inspirado em Barcelona.

**

A CUPRA é a marca desafiante e não convencional que reúne emoção, eletrificação e performance para inspirar o mundo a partir de Barcelona. Criada em 2018, a CUPRA tem a sua sede corporativa e a divisão CUPRA Racing em Martorell (Barcelona), além de ter uma rede de pontos de venda especializados em todo o mundo.

A marca prova que a eletrificação e o desporto são uma combinação perfeita, e em 2022 atingiu um novo patamar com mais de 150.000 veículos entregues. Cada lançamento sucessivo constituiu um novo marco na definição do carácter da marca, com um design desafiante e original: o CUPRA Ateca, um modelo único no seu segmento; o CUPRA Leon, o primeiro veículo eletrificado, graças a um motor elétrico híbrido plug-in; o CUPRA Formentor, o primeiro automóvel desenvolvido exclusivamente pela marca e, atualmente, o veículo mais vendido pela empresa; e o CUPRA Born, o primeiro automóvel 100% elétrico da marca.

Scroll to Top