Perspetivas da rentrée no mercado laboral

O Grupo Eurofirms, multinacional de referência no setor dos recursos humanos que está presente no mercado português, organizou um focus group com várias empresas clientes, que juntas somam um total de mais de 1.600 colaboradores, para analisar perspetivas da rentrée no mercado laboral. O objetivo principal desta iniciativa foi analisar o impacto do regresso ao trabalho em setembro, com foco especial na retenção de talentos e sentimento dos departamentos de recursos humanos neste momento do ano.

As empresas reconhecem a procura dos colaboradores por um melhor equilíbrio entre a vida profissional e a vida pessoal no período de pós-férias de verão existindo uma maior exigência sobre esta condição. Adicionalmente, o contacto que têm com testemunhos de melhores oportunidades leva-os a reavaliarem as opções para as suas carreiras.

Embora algumas empresas tenham reconhecido que este período pós-férias seja propício à reflexão sobre novas oportunidades de carreira, a maioria dos participantes afirmou que o mês de setembro não apresenta um aumento significativo no número de saídas de colaboradores em relação aos restantes meses do ano. No entanto, apesar de não haver um maior número de saídas em setembro, os departamentos de recursos humanos revelam que o pós-férias é marcado efetivamente pela reflexão dos colaboradores. Nesse sentido a área de recursos humanos sublinha a implementação de estratégias eficazes para minimizar os riscos de saída de talentos na rentrée laboral.

Aliás, o grupo destacou que a retenção de talentos continua a ser um dos principais desafios enfrentados pelas empresas atualmente, alertando ainda para a necessidade das empresas se manterem competitivas e de oferecerem condições cada vez mais atrativas e alinhadas às expectativas dos colaboradores.

Recomendações para reter talento na rentrée

Face às dificuldades que as empresas podem enfrentar na gestão de talento no período pós-férias, o Grupo Eurofirms apresenta um conjunto de recomendações que as empresas podem seguir para evitarem a saída de colaboradores na rentrée do mercado laboral:

– Assegurar que o regresso das férias dos colaboradores é mais suave, gerindo uma eventual sobrecarga, o stress e a ansiedade. Evitar demasiadas reuniões de planeamento no regresso é uma das soluções

– Reforçar benefícios aos colaboradores, indo ao encontro do objetivo de ter um melhor equilíbrio entre a vida profissional e pessoal. Proporcionar um horário de verão às sextas-feiras ou um dia extra de teletrabalho

– Promover ação de team building na rentrée para os colaboradores terem um momento de descontração

– Oferecer aos colaboradores uma massagem no final de setembro. O mês de regresso pode ser mais desgastante e proporcionar uma ação de relaxamento é uma boa estratégia

– Promover um team day por semana, no qual os colaboradores participam numa atividade de equipa. Incentiva-se a união entre os membros da equipa e gera-se um ambiente mais leve

Grupo Eurofirms

O Grupo Eurofirms surgiu em 1991, tornando-se na primeira multinacional espanhola de gestão de talento. Tem como missão ajudar as pessoas a encontrar emprego e as empresas a encontrar talento, colocando em prática um simples detalhe que os seus responsáveis acreditam mudar tudo: «People first».

Na Eurofirms, as pessoas e o seu bem-estar são o centro da cultura, a prioridade. Com base num modelo de liderança por valores, procura-se o match cultural perfeito entre candidatos e empresas.

Com presença internacional e uma rede de mais de 150 delegações em Espanha, Portugal, Itália, França, Chile, Brasil e Perú, o Grupo Eurofirms abrange a maioria dos sectores. Através da sua fundação, promove a incorporação de pessoas com deficiência, com o intuito de criar uma sociedade mais justa e equitativa, onde as competências são mais valorizadas do que qualquer limitação.

Eurofirms, Claire Joster e Eurofirms Foundation são as marcas que fazem parte do Grupo Eurofirms. Através delas disponibiliza serviços de trabalho temporário, recrutamento e seleção especializados, consultoria e headhunting, externalização e incorporação de pessoas com deficiência.

Nota: imagem Grupo Eurofirms

Scroll to Top