Carolina Afonso, chief executive officer (CEO) do Gato Preto, foi novamente distinguida pela Forbes como uma das mulheres mais poderosas nos negócios em Portugal, ocupando uma posição de destaque no Top 5 na categoria de Distribuição e Retalho. Este reconhecimento não só reforça o impacto e a influência de Carolina Afonso na indústria, como também sublinha o crescimento e a relevância da marca Gato Preto no mercado ibérico.
Depois de pontuados, todos os nomes foram organizados por 11 categorias/setores de atividade, entrando na lista apenas as cinco primeiras de cada categoria. O ranking das mulheres portuguesas com mais poder nos negócios, dentro e fora de fronteiras, é elaborado com base numa avaliação de centenas de empresas e instituições, das quais são retirados e avaliados mais de 150 nomes, chegando então à lista das 55 mais poderosas.
Carolina Afonso, que lidera o Gato Preto desde 2022, tem sido uma força motriz na transformação e na expansão da insígnia, que conta atualmente com mais de 35 lojas em Portugal e Espanha e uma equipa de 500 colaboradores. A sua visão estratégica e o seu compromisso com a inovação e a sustentabilidade têm sido fundamentais para o sucesso contínuo da marca, consolidando-a como uma referência no sector do retalho de decoração e lifestyle.
O reconhecimento pela Forbes é um testemunho do trabalho árduo e da liderança excecional de Carolina Afonso, que conseguiu posicionar o Gato Preto como uma das principais cadeias de retalho na Península Ibérica. «Estar entre as cinco mulheres mais poderosas no sector de Distribuição e Retalho é uma honra enorme e um reflexo do esforço e dedicação de toda a equipa do Gato Preto», afirma a gestora, acrescentando: «Este reconhecimento é uma motivação adicional para continuarmos a inovar e a oferecer aos nossos clientes produtos únicos, que combinam design, qualidade e acessibilidade.»
O Gato Preto continuará a sua missão de proporcionar experiências de compra inspiradoras e diferenciadoras, sendo que esta distinção vem consolidar o seu papel de destaque no mercado e a visão estratégica da sua CEO. Marca portuguesa de homedecor que se diferencia pelo design exclusivo in-house e pelo posicionamento único na área da decoração e mobiliário, o Gato Preto conta com 36 lojas de retalho, 29 em Portugal e sete em Espanha e a loja on-line, que vende para Portugal, Espanha e França. O ano de 2021 foi o do rebranding, bem como da transformação digital da insígnia com forte aposta na estratégia omnichannel. Foi reconhecido pela Google pela estratégia de publicidade na black friday através de Inteligência Artificial/ Machine Learning. Foi eleita pela Escolha do Consumidor, pelo terceiro ano consecutivo, como marca de decoração número um em Portugal, e é uma das 100 marcas portuguesas mais valiosas, de acordo com os resultados do estudo da consultora On Strategy. Em 2023, diversificou o negócio com o lançamento do Gato Preto Business.