Samsys

Comprometidos com a inovação

Texto: Redação «human» Foto: João Bizarro

Na Samsys, acreditamos que a gestão de pessoas vai além de simplesmente gerir recursos humanos – é sobre cuidar, ouvir e fazer parte dos sonhos de cada membro e da nossa equipa.» A frase é de Samuel Soares, chief executive officer (CEO) da empresa, a par com o seu irmão Ruben Soares. Com quase três décadas de experiência no sector das tecnologias de informação e comunicação (TIC) e sediada no distrito do Porto, a Samsys destaca-se pela sua missão centrada nos clientes, adaptando soluções às suas necessidades específicas e otimizando processos para alcançar objetivos estratégicos. Disponibiliza uma ampla gama de serviços, como Consultoria de Gestão, Engenharia de Sistemas, Agência Digital (que integra os departamentos de Comunicação, Marketing, Web Development e Digital) e Assistência e Suporte Técnico. Isso permite-lhes entregar cada vez mais projetos integrados e complexos. Samuel Soares realça ainda: «Estamos comprometidos com a inovação, garantindo soluções de topo para os clientes e investindo no desenvolvimento e no bem-estar da equipa, reconhecendo-a como nosso maior ativo para o sucesso.»

Valorizando a responsabilidade social e a sustentabilidade através de várias medidas que tem vindo a implementar, a empresa destaca o seu evento anual de formação gratuita, o Dia Do Conhecimento (DDC), «um encontro envolvente que atrai milhares de entusiastas com gosto pelo conhecimento e pela inspiração, evidenciando o compromisso com o desenvolvimento da sociedade», partilha Ruben Soares. A edição deste ano realizou-se a 7 de junho, no Multiusos de Gondomar, tendo como tema «Compromisso»; incluiu desde palestras motivacionais até workshops práticos, destacando-se a presença de oito oradores.

Samuel Soares olha para o percurso que têm construído com um misto de orgulho e gratidão. E afirma: «Ao longo dos anos, alcançámos marcos significativos e superámos constantemente desafios, sempre com o foco na excelência dos nossos serviços, na satisfação dos clientes e na realização dos sonhos dos nossos ajudadores. Verificamos que metas que pareciam inalcançáveis em cinco ou sete anos, na época apenas sonhos, já se tornaram realidade. Sentimos o nosso esforço e o nosso empenho refletidos na equipa, com os olhos postos no sentimento inicial de garra e força que nos levou de um modesto quarto partilhado por dois irmãos para uma equipa de cerca de 70 elementos, prontos para enfrentar os desafios que o futuro reserva.»

Dedicação diária

Ruben Soares, também CEO da tecnológica, refere que «a abordagem à gestão de pessoas assenta em valores que estão presentes desde o primeiro contacto com os membros da equipa». E explica: «É uma estratégia quase instintiva, que se tem desenvolvido de forma atenta e adaptativa, moldada pelas necessidades dos ajudadores e pelos desafios dos tempos atuais. Mantemos a nossa dedicação diária com escuta ativa, implementamos medidas com políticas flexíveis, como o trabalho remoto e horários adaptáveis, enquanto investimos no desenvolvimento pessoal e no bem-estar emocional das pessoas. Para nós, cada pessoa na equipa é mais do que um colaborador – é parte da nossa família, e o seu sucesso e a sua felicidade são a nossa prioridade.» Outro aspeto fundamental é a transparência: «Valorizamos a opinião de todos os membros da equipa, implementando melhorias sugeridas por eles e explicando claramente as decisões tomadas, mesmo quando não são favoráveis ou possíveis de concretizar. Reconhecemos que não somos perfeitos, mas esta consciência mantém-nos atentos e preparados para enfrentar os desafios que se apresentam.»

E estes desafios, nos últimos anos, foram significativos, sobretudo pela rápida evolução do mercado global tecnológico e pelas constantes mudanças nas expectativas de colaboradores e clientes. «Essa dinâmica exigiu uma adaptação ágil e contínua da nossa estratégia de gestão de pessoas. Além disso, a pandemia de Covid-19 trouxe desafios sem precedentes, como a transição para o trabalho remoto e a necessidade de cuidar do bem-estar emocional das nossas pessoas», diz Ruben Soares, que recorda: «Curiosamente, no início desse ano, tínhamos adotado o lema ‘Reinventar’ e que serviu de inspiração para as muitas alterações que foram feitas. Esses desafios obrigaram-nos a repensar e a ajustar a nossa abordagem de gestão de pessoas. Desde a mudança das necessidades e a valorização de benefícios até à forma como promovemos a interação e a coesão dentro da empresa, tudo teve de ser adaptado e moldado com o uso de tecnologia e muita criatividade, mantendo sempre o espírito de pertença à equipa, o envolvimento e o comprometimento de todos.» Realça ainda um desafio adicional, a falta de talentos em algumas áreas: «Isso tem sido amplificado pela globalização do mercado de trabalho, aumentando a competição por profissionais qualificados. E embora estejamos empenhados em promover a equidade de género, ainda enfrentamos desafios em alcançar um nível adequado de representação feminina em algumas equipas, devido ao contexto da área em que atuamos», faz notar.

Finalmente, o desafio da Inteligência Artificial (IA), ainda mais numa empresa tecnológica como a Samsys. Aqui, é Samuel Soares que alerta para o facto de ser essencial estarem alinhados com estas novas realidades, referindo: «Na Samsys, valorizamos os aspetos positivos trazidos pela evolução tecnológica, como a automação de tarefas rotineiras. Isso não só torna o nosso trabalho mais eficiente, como também nos dá mais tempo para nos concentrarmos em tarefas que realmente importam. Estamos a identificar internamente as tarefas que podem ser melhoradas com tecnologia e a encontrar formas de intervenção que beneficiem toda a equipa. Esta abordagem positiva e focada no aproveitamento das oportunidades tecnológicas é essencial para garantir o nosso sucesso contínuo e uma cultura de trabalho positiva e inovadora.»

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