A consultora de negócio e tecnologia NTT DATA Portugal está a reforçar a aposta no talento a norte, consolidando o modelo de equipas distribuídas geograficamente, que tem vindo a implementar no país, e revela que acaba de criar três hubs de conhecimento especializado na cidade do Porto. Trata-se do Hub de NextGen Core Banking, o Hub de Data Engineering e o Hub de Microsoft BizApps. Estes hubs juntam-se a outros três que já existiam na área metropolitana da cidade (Hub Center of Excellence & Competence OutSystems Porto, High Performance Center Porto, Insurance Service Hub) e sinalizam um novo impulso da consultora na construção e no alargamento destas equipas especializadas, focadas em conhecimento sectorial ou tecnológico específico.
Qual é o foco destes hubs?
O Hub de NextGen Core Banking é uma extensão do centro de excelência que a consultora criou recentemente em Portugal, a partir de Lisboa, e que pretende acelerar a modernização de sistemas core bancários, nomeadamente promovendo a transição de plataformas legadas para a cloud. Já o Hub de Data Engineering está orientado para o desenvolvimento de projetos de desenho, construção, manutenção e otimização de sistemas orientados para a recolha, o armazenamento e o processamento de grandes volumes de dados e múltiplas fontes de informação. Por sua vez, o Hub de Microsoft BizApps vai dedicar-se a projetos de adoção de soluções empresariais para gerir e otimizar processos empresariais de relação com clientes, sendo o reflexo da aposta da companhia no reforço da parceria com a Microsoft. Apesar de serem estruturas independentes, os hubs do Porto estão localizados no mesmo espaço de trabalho: o LACS Porto.
Oportunidades para perfis de gestão e engenharia
A aposta no talento a norte significa que a NTT DATA vai continuar a criar novas oportunidades de emprego, especialmente para perfis com formação em gestão e engenharia, no sentido de reforçar as suas equipas. Esta é uma forma da companhia alargar as suas capacidades para desenvolver projetos de transformação junto de organizações de diferentes indústrias e sectores de atividade, mas também de contribuir para a fixação de talento com oportunidades de evolução de carreira nas regiões de origem de muitos dos talentos que estão a terminar cursos superiores, a iniciar a vida profissional ou que procuram um novo desafio profissional.
Equipas trabalham em modelo híbrido, dinâmico e flexível
De recordar que os hubs de conhecimento especializado da NTT DATA são formados por equipas multidisciplinares, focadas em sectores de atividade ou tecnologias especificas, trabalhando de forma integrada com as unidades de negócio da consultora. Seguem o modelo híbrido, dinâmico e flexível estabelecido pela NTT DATA e tanto desenvolvem projetos para clientes nacionais como internacionais.
Paulo Silva, partner and head of emerging business areas and delivery models da NTT DATA Portugal, assinala: «A NTT DATA continua empenhada em desenvolver uma oferta diferenciada, de alto valor acrescentado, através de equipas descentralizadas, dedicadas a sectores ou tecnologias específicas, para apoiar clientes nacionais e internacionais nas suas jornadas de transformação. Assim, estamos muito orgulhosos por ampliar a nossa presença no Porto, duplicando o número de hubs, mas também por esta novidade sinalizar um reforço da nossa aposta no talento a norte, onde sabemos que há profissionais diferenciados, capazes de nos apoiar no desenvolvimento de projetos de inovação e de base tecnológica. Esta é também uma forma de contribuirmos para a fixação de talento altamente qualificado em Portugal.»
Estratégia integrada em plano de crescimento e em permanente evolução
A criação de hubs de conhecimento especializado faz parte de uma estratégia em permanente evolução, bem como do plano de crescimento da NTT DATA EMEAL – na qual a subsidiária portuguesa se integra – que prevê duplicar o volume de negócios até 2025, passando dos 3.000 milhões para os 6.000 milhões de euros (volume de negócios da região). Uma ambição que, em Portugal, se reflete no alargamento da atividade da companhia a outras geografias, através do modelo de value shore, no reforço das equipas, numa aposta ainda mais intensa no desenvolvimento de talento especializado, também pela via do reskilling e do upskilling, e na expansão do laboratório digital da companhia, de forma que investigadores e estudantes se possam juntar aos clientes e à NTT DATA na experimentação e cocriação de soluções inovadoras.
15 hubs de conhecimento especializado em atividade
Para além dos seis hubs do Porto, a NTT DATA já tem outros nove em atividade, distribuídos por localidades de norte a sul e do litoral ao interior do país: Braga, Castelo Branco, Coimbra, Évora, Guarda, Guimarães, Óbidos e Viseu – além da sede, que se encontra em Lisboa.