A Goldenergy, uma empresa onde trabalhar «é exigente», conforme assinala Carina Martins, human resources business partner. Que explica: «Uma empresa com a nossa ambição coloca desafios diários e as pessoas adoram; adoram crescer, melhorar e fazer cada dia melhor.» A Goldenergy integra o dossier «Empresas de Excelência para Trabalhar em Portugal», da revista «human».
Texto: Redação «human» Foto: DR
Empresa pioneira no sector energético, não só pela aposta em fontes renováveis mas também pelo compromisso com uma experiência dedicada e personalizada para cada cliente, a Goldenergy destaca-se em diversos temas, conforme assinala Carina Martins, human resources business partner. Primeiro, a sustentabilidade energética: «Investir em fontes de energia renovável, como já fazemos com a nossa eletricidade com garantias de origem 100% verde e aposta no autoconsumo, e por isso mesmo somos Escolha do Consumidor em Energias 100% Renováveis, pode fazer da Goldenergy uma marca pioneira no sector energético, alinhando-se com as tendências futuras de preocupação ambiental e redução da pegada de carbono.» Depois, a experiência do cliente personalizada: «Investir em análise de dados e Inteligência Artificial (IA) para compreender as necessidades de cada um pode proporcionar uma experiência ainda melhor ao cliente.» Outro fator é o compromisso com a comunidade: «Demonstrar um compromisso contínuo com as comunidades locais, apoiando iniciativas sociais e ambientais, pode aumentar a confiança dos clientes das localidades onde estamos presentes e fortalecer a reputação da Goldenergy como uma marca responsável, para além de demonstrar que estamos junto de quem nos confia a energia da sua casa.» Há ainda a transparência e a confiança: «Priorizar a transparência em todas as operações, garantindo que a Goldenergy é entendida como uma marca confiável e que coloca a satisfação do cliente no centro da sua atenção, tentamos fazer sempre o nosso melhor, e por isso é que fomos considerados em Portugal o apoio ao cliente número um do sector energético, e fomos distinguidos pelos ECCCSA (European Contact Centre & Customer Service Awards) com a Melhor Experiência ao Cliente.» Finalmente, a proximidade: «As pessoas precisam que as marcas se pareçam mais com elas mesmas. Isso implica ser do mesmo lugar que elas, pensar como elas, preocupar-se com o que as preocupa, não estar numa torre de marfim vendo a realidade de maneira distorcida e, obviamente, falar de forma clara, direta e próxima.»
A responsável classifica como «brutal» o percurso da Goldenergy nos últimos cinco anos., assinalando que consolidaram a terceira posição como fornecedor em número de clientes e atingiram este resultado com prémios e distinções dos clientes (por exemplo, Escolha de Consumidor quatro anos consecutivos, Escolha Sustentável, prémio Cinco Estrelas em duas categorias e também o Great Place To Work por três anos consecutivos). «Trabalhar na Goldenergy», diz, «é exigente, porque uma empresa com a nossa ambição coloca desafios diários e as pessoas adoram; adoram crescer, melhorar e fazer cada dia melhor.» Mais: «Tentamos que, numa era digital, o consumidor sinta que está a lidar com pessoas por detrás de uma marca, pessoas para as quais a sua satisfação é muito importante e onde existe um trato pessoal. Uma empresa confiável. Cada momento entre a Goldenergy e o cliente é uma oportunidade para criar uma experiência positiva. Os clientes habitualmente não ligam ao seu fornecedor de eletricidade por diversão, falam connosco porque têm dúvidas, querem mudar da dos ou condições contratuais, não percebem porque têm um consumo de energia maior… Cada chamada para nós é única e uma oportunidade para dar um bom serviço, o serviço pelo que os clientes pagam as faturas.»
Na perspetiva de Carina Martins, «os consumidores valorizam marcas que demonstram preocupação com questões sociais e ambientais, exigindo ação concreta nesses aspetos». E na Goldenergy «há provas dadas», diz, reiterando o facto de a eletricidade da empresa ser proveniente de fontes renováveis e assinalando que contribuem para a empregabilidade e o desenvolvimento da região de Trás-os-Montes, pois mantêm a sede e centro de operações em Vila Real, desde aí para todo o país. «Vem pelo preço, fique pelo serviço, é o que nos distingue, e por isso é que somos recorrentemente distinguidos com prémios de melhor serviço ao cliente, nacionais e internacionais», partilha a responsável, acrescentando: «Estamos a crescer ano após ano, atualmente mais de 600 mil pessoas têm a nossa energia em sua casa. E é crucial garantir que a promessa de valor que fazemos é cumprida e perdura ao longo do tempo.»
Como crescem e se desenvolvem as pessoas
Na gestão das suas pessoas, a Goldenergy «faz algo aparentemente simples e lógico, mas que às vezes parece revolucionário», diz Carina Martins. A empresa ouve e age em consequência, explica, para logo acrescentar: «A nossa evolução tem por base uma cultura que valoriza as nossas pessoas e os nossos parceiros, uma cultura que fomenta a coordenação e uma comunicação honesta. Apostamos no feedback das nossas pessoas, e todas são ouvidas, o que nos ajuda a perceber o que pode ser melhorado dentro de portas. Depois, há o respeito mútuo, o conhecimento partilhado, o empoderamento de cada colaborador. Tudo isto é essencial para que no final de cada dia possamos cumprir o nosso objetivo, que é o foco no cliente.» Para além disso, diz a responsável, na empresa acredita-se muito no desenvolvimento das pessoas: «Ver como crescem e se desenvolvem pessoal e profissionalmente significa que estamos a fazer as coisas bem. Oferecemos formações a todos os colaboradores e líderes da empresa – desde pós-graduações nas instituições mais prestigiadas do país até programas no âmbito das soft e das hard skills, e acolhemos os novos colaboradores com um plano de on-boarding, com a oportunidade de terem uma visão 360 graus da empresa, estratégia, departamentos, conhecer toda a equipa. Apostamos ainda em processos inovadores em captação e gestão de talento, compensação financeira, benefícios e metodologias de objetivos.»
A terminar, Carina Martins destaca algumas práticas de gestão das pessoas, de entre as que implementaram recentemente. Primeiro, os OKRs (Objectives and Key Results), metodologia que tem permitido uma maior colaboração entre colaboradores e entre equipas. «Defendemos a definição de objetivos comuns entre departamentos e verificamos que é uma solução que cria uma visão ampla de trabalho e objetivos comuns», diz, salientando que com isso criam «um ótimo grau de colaboração na Goldenergy». Depois, o feedback, já antes assinalado: «Implementámos os Diálogos Poderosos, conversas um para um entre line manager e colaborador. Aí, abrimos espaço para a transparência e a partilha e promovemos o desenvolvimento dos colaboradores através de um plano que constroem com base nos seus objetivos dentro da empresa.» É assim que as pessoas da Goldenergy «se sentem ouvidas e apoiadas naquilo que é o seu desenvolvimento», conclui.
»» DISTINÇÕES
– «Melhores Lugares para Trabalhar em Portugal», do Great Place To Work Institute: 8º lugar na categoria de 101 a 200 colaboradores (atualmente o número de colaboradores já é superior)
– «Empresa de Excelência para Trabalhar em Portugal», da revista «human»
»» QUADRO
Goldenergy
Sede: Vila Real
Atividade: Comercialização de Energia
Número de colaboradores: 222
Média de idades: 38,65 anos
Antiguidade média: 4,96 anos
Colaboradores em trabalho remoto: ND
Site: https://goldenergy.pt