«Não Disfarces»
Podcast sobe ao palco do Villaret

O podcast «Não Disfarces», lançado em novembro de 2023, deu origem a uma peça de teatro homónima, que estará em cena no Teatro Villaret, em Lisboa, nos dias 15, 20 e 27 de maio. «Não Disfarces» explora os nove tipos de personalidade segundo o eneagrama, destacando-se pelo cruzamento entre o humor e o desenvolvimento pessoal.

Texto: Redação «human»

.

Maria Clementina, a autora do podcast «Não Disfarces», dá continuidade no palco às conversas que tem com o seu contracena Vítor Costa, desde 2010 facilitador especializado neste mapa de autoconhecimento, revelador de nove motivações internas distintas no ser-humano, para se sentir aceite, amado e respeitado em sociedade.

A autora expõe nesta trama a sua própria personagem (tipo 4, a idealista), a par das restantes mulheres fictícias que cria e interpreta: Felismina Perfeito (tipo 1, a perfeccionista), Paula Carinho (tipo 2, a prestativa), Joana Máximo (tipo 3, a concretizadora), Sofia Mestre (tipo 5, a investigadora), Bebita (tipo 6, a questionadora), Mel Morango (tipo 7, a entusiasta), Leonilde Fortes (tipo 8, a desafiadora) e Aura Sereno (tipo 9, a pacifista).

O espetáculo «Não Disfarces» propõe uma sequela das nove personagens do podcast, fiel ao formato peculiar de troca de personagens, figurinos e caracterização em tempo real. O resultado promete uma fusão única entre teatro e workshop imersivo de eneagrama, com muita música e humor, convidando o espetador ao riso e à autorreflexão.

Os bilhetes, cujo preço é 16 euros, estão à venda na Ticketline e nos locais habituais.

Maria Clementina e Vítor Costa assumem o texto e a interpretação. A encenação é de André Lourenço, contando com o apoio de Sofia Loureiro na criação e no movimento.

.

O podcast

«Não Disfarces», iniciativa independente e disponível em formato áudio e vídeo, estreou a 9 de novembro de 2023 e em menos de 24 horas atingiu o topo dos mais ouvidos na plataforma Apple Podcasts, na categoria Educação. Uma semana depois, alcançava o lugar 26 na Apple Podcasts e o 29 no Spotify em Portugal. Ao fim de três meses, a conta de Instagram @naodisfarces alcançava quase um milhão de seguidors e alguns reels tornaram-se virais, como os que dão vida à personagem Aura Sereno, alguns com mais de um milhão de visualizações, somando o Instagram e o Tiktok.

Atores e humoristas como Inês Castel-Branco, Vasco Pereira Coutinho, Pedro Granger, Susana Blazer, Ana Brito e Cunha, Francisco Menezes, Miguel Lambertini e até o chef José Avillez associaram-se ao projeto, participando com a autora em mini sketches nas redes sociais, apoiando assim a promoção do novo podcast.

.

A autora

Maria Clementina nasceu em 1982 e é licenciada em Comunicação Social e Cultural. Trabalhou em comunicação e gestão de marcas e depois enveredou pela área da inovação e do impacto social. Desde 2014 que se dedica em regime freelancer à redação de conteúdos, locuções e produção e mentoria musical em estúdio. Participou numa série de projetos editoriais e é autora de dois livros infantis. Entre 2020 e 2022 dedicou-se exclusivamente à implementação de uma metodologia de origem norte-americana de aceleração neurológica, com a sua filha Vera, diagnosticada na gravidez com uma malformação cerebral severa. É autora de um projeto de documentário acerca da história inspiradora de Vera, o qual se encontra neste momento em fase de consolidação de parcerias que viabilizem a produção de uma longa-metragem. Participou em várias peças de teatro musical de carácter amador e fez dobragens de desenhos animados para cinema. Frequentou diversos workshops e cursos de representação, sobretudo nos últimos 10 anos. O podcast «Não Disfarces», lançado a 9 de novembro de 2023, é o seu primeiro projeto de maior exposição pública. Além de autora e protagonista deste espetáculo ao vivo, assume a solo a produção do mesmo. É casada e mãe de quatro filhos.

.

Links para o podcast

Instagram @naodisfarces

TikTok @naodisfarcespodcast

Spotify

YouTube