No âmbito do Dia Internacional da Mulher, a Danone assinala o seu compromisso com a inclusão e a igualdade de género no local de trabalho. A empresa conseguiu alcançar a paridade de género através de um plano de igualdade que está em vigor há mais de 15 anos, focado no talento neutro em termos de género. Um plano pioneiro, fruto da firme convicção de que é essencial que a empresa e as suas marcas sejam um reflexo da sociedade, que é diversa e plural.
Este compromisso com o talento neutro em termos de género também se traduz no crescimento orgânico do talento feminino em áreas tradicionalmente dominadas por homens. De facto, 50% das mulheres que fazem parte da Danone desenvolvem a sua carreira profissional em áreas como comercial, TI (tecnologias de informação) e operações.
Especificamente, no Departamento Comercial as mulheres representam 45% da força de trabalho. Trata-se de um número significativo, uma vez que esta é uma área ainda muito dominada pelos homens, tanto no sector como na profissão. Por outro lado, no Departamento de Operações, as mulheres representam 46% da força de trabalho. Nesta área, ocupam cargos relacionados com a engenharia, uma fonte de talento maioritariamente representada por homens. Além disso, são um exemplo claro de que a tendência está a mudar, uma vez que as últimas contratações mais jovens ou juniores são perfis femininos.
Emma Temes, diretora de recursos humanos da Danone Portugal, assinala: «O nosso objetivo é garantir a igualdade de oportunidades para todos os nossos danoners. Por este motivo, também podemos afirmar que na Danone não existem diferenças salariais entre homens e mulheres. Como a maior empresa alimentar B Corp em Portugal, acreditamos firmemente que, na Danone, os colaboradores e as marcas devem representar a sociedade pluralista em que vivemos.»
Os enviesamentos de género devidos a estereótipos e preconceitos são o principal fator que afeta a baixa presença de mulheres em alguns grupos profissionais. Em Portugal, apesar da paridade de género existente na força de trabalho, a leitura dos números do Boletim Estatístico 2023 sobre a Igualdade de Género em Portugal realizado pela Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género (CIG) mostra que a representação das mulheres empregadas pertence aos grupos de especialistas das atividades intelectuais e científicas (28,4%), às pessoas dos serviços pessoais, proteção e segurança e vendas (22,8%) e também da área administrativa (13,9%).
Em linha com o seu objetivo de alcançar a paridade de género, a Danone tem-se concentrado em ajudar as mulheres a tomar consciência dos preconceitos que podem ter em relação a si próprias quando tomam decisões e agem nas suas carreiras, e em disponibilizar-lhes mecanismos que minimizem os efeitos negativos que esses preconceitos podem ter na sua gestão de carreira. Na verdade, a empresa esforça-se por formar os seus líderes e todos aqueles que estão envolvidos nas decisões que impactam a atração, seleção e gestão de talento, sejam homens ou mulheres, para garantir a máxima equidade e igualdade de oportunidades nas nossas relações sociais.
Por exemplo, está provado que a forma como as ofertas de emprego são redigidas pode ter repercussões ou predispor as pessoas a candidatarem-se mais a um género do que a outro. Por esse motivo, a Danone está empenhada em minimizar este efeito com um software especializado que garante que as vagas anunciadas são escritas numa linguagem neutra e inclusiva em termos de género.
As marcas da Danone também desempenham um papel ativo no compromisso da empresa para com a igualdade e a inclusão. Para o efeito, procuram contribuir para o objetivo de inspirar as gerações femininas do futuro através das suas próprias iniciativas.
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Capacitação das novas gerações
A fim de manter os níveis de paridade de género alcançados e continuar a progredir nas áreas onde há margem para melhorias, a Danone quer inspirar as novas gerações a aventurarem-se nas áreas STEM (ciência, matemática, engenharia e tecnologia), onde atualmente ainda existe uma diferença significativa entre homens e mulheres.
Emma Temes refere ainda: «Enquanto empresa com propósito, queremos ter um impacto nos jovens que estão a formar-se para o futuro, acompanhando-os e capacitando-os num momento tão decisivo das suas vidas. Para tal, todos os anos estamos presentes em fóruns e encontros com estudantes do ensino secundário, profissional ou universitário. Além disso, organizamos todo o tipo de atividades para promover a sua empregabilidade e desenvolvimento pessoal, sendo uma escola de aprendizagem e de preparação para o futuro, com impacto direto em dezenas de milhares de jovens anualmente.»
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A Danone
Tendo por missão levar saúde através da alimentação ao maior número de pessoas possível, a Danone, fundada em 1919, encontra-se entre os líderes mundiais da indústria alimentar e está atualmente organizada em três divisões: produtos diários essenciais (produtos lácteos e vegetais), nutrição especializada (nutrição infantil e nutrição clínica) e águas. Através da sua missão e do seu compromisso com o progresso, tanto empresarial como social, a companhia pretende construir um futuro mais saudável, através de uma saúde melhor, de uma vida melhor e de um mundo melhor para todos os seus parceiros: os seus cerca de 100.000 colaboradores, consumidores, pacientes, clientes, fornecedores, acionistas e todas as comunidades com as quais interage. Com produtos presentes em mais de 120 mercados, a empresa alcançou um volume de negócios de 24,2 mil milhões de euros em 2021. Em 2022, a Danone Iberia foi recertificada pela terceira vez como a empresa alimentar B Corp com a pontuação mais alta por satisfazer os mais elevados padrões de desempenho social e ambiental, transparência e responsabilidade. Até 2025, a Danone pretende tornar-se uma das primeiras empresas multinacionais a obter a certificação global B Corp.